Como Divulgar Meu Blog – Estratégias para gerar tráfego

Como Divulgar Meu Blog – Estratégias para gerar tráfego

Quer se trate de um blog pessoal ou profissional, não existem dúvidas de que o mesmo é uma excelente forma de comunicação. Mas também é inegável que devido ao enorme número de blogs que existe atualmente, ou seja, enorme competitividade, pode ser bastante difícil ter as visitas que almeja. Então, como divulgar meu blog?

Bem, como deverá calcular e constatar, se fizer uma pesquisa cuidada sobre como promover um site, existem formas pagas e formas gratuitas ao seu dispor. Porém, nem todas as estratégias são válidas ou podem ser adotadas para um blog. Por isso, deverá concentrar-se somente nas estratégias que realmente podem ser uma mais-valia para o blog em termos de tráfego e, se recorrer a estratégias pagas, investir somente naquelas em que pode obter um bom ROI (return on investment).

Então, como divulgar meu blog?

Aderir a grupos no Facebook

Como poderá constatar neste artigo, no que concerne à questão “como divulgar meu blog”, o Facebook é uma ferramenta extremamente valiosa para esse efeito. Além de outras vantagens, esta rede social permite-lhe que adira a grupos. Ora, se encontrar grupos ligados ao mesmo tema do seu blog e aderir ao mesmo, poderá partilhar links com os restantes membros do grupo, de forma a levar os mesmos ao seu blog. Deverá, no entanto, fazê-lo com a devida moderação, para que não seja posteriormente removido do grupo.

Comentar artigos de outros blogs

Uma estratégia que pode também adotar para promover o seu blog passa por fazer comentários noutros blogs. Naturalmente, não nos referimos a fazer spam, pelo contrário. Essa estratégia passa por identificar blogs relevantes, de um nicho próximo ao seu, e de preferência com bons índices de tráfego. Depois, poderá fazer comentários em artigos com muitas visualizações, que estejam bem posicionados nos motores de busca (veja como melhorar o posicionamento de um site ou blog no Google). Esses comentários deverão ser pertinentes e informativos, de forma a gerar curiosidade nas outras pessoas que irão ler o mesmo de visitar o seu próprio blog. Isto porque, quando deixar um comentário, no formulário irá certificar-se de deixar também o seu nome, bem como domínio do seu blog.

Comprar espaços publicitários

Se conseguir identificar sites ou blogs com muito tráfego e que vendam espaço publicitários nos mesmos, comprar um espaço para um banner relativo ao seu site poderá ser um bom investimento. Existem sites/blogs que recebem muito tráfego social e que para capitalizarem o mesmo ou estarem impedidos de usarem outras plataformas de publicidade, como o AdSense, aceitam publicidade externa com preços relativamente acessíveis.

Construir uma lista de e-mails

Uma ótima forma de tornar um visitante esporádico num visitante fiel é recorrendo à sua lista de e-mails, ou seja, criando uma newsletter, para que possa manter os subscritores da mesma devidamente atualizados com todas as novidades do seu blog. Embora haja ferramentas de e-mail marketing pagas, você pode recorrer também a ferramentas que dispõem de um pacote inicial gratuito, como é o caso do MailChimp.

Criar contas sociais

Atualmente, grande parte dos usuários passa muito do seu tempo nas redes sociais. Essa situação pode ser bastante benéfica para o seu blog. Para tirar partido desse potencial tráfego social, deverá criar contas nas principais redes sociais, como o Facebook, Twitter e Google+, associando o seu URL às mesmas, e começar a partilhar o seus artigos, de acordo com as ferramentas disponibilizadas por cada rede social.

Fazer guest posts

Umas das melhores formas que tem ao seu dispor de promover o seu blog é, sem dúvida, recorrendo a guest posts. Se não está familiarizado com os mesmos, os guest posts são artigos que escreve como convidado para outros blogs. Como poderá calcular, nem todos os blogs aceitam os mesmos, mas os que os aceitam permitem que crie um artigo informativo sobre uma determinada matéria e inclua no texto um ou dois links para o seu próprio blog, de forma a reencaminhar visitas para o mesmo. Além disso, deve-se realçar que, geralmente, estes links são dofollow, o que significa que passam juice ao seu blog, isto é autoridade. Essa estratégia é extremamente útil tanto para ganhar links como para ganhar tráfego de referidos.

Otimizar os seus posts

Quando se escreve artigos num blog, devemos ter sempre em consideração o leitor, garantido que um texto é informativo, bem escrito e isento de erros ortográficos e gramaticais. No entanto, isso não significa que deva descurar a otimização para os motores de busca, para fomentar o tráfego orgânico. O que implica adotar estratégias adicionais quando escrever os seus textos, as quais poderão passar por verificar a densidade de palavras-chave, integrar subtítulos para facilitar a leitura, marcas, entre outras técnicas de SEO. Saiba mais sobre como escrever para a web.

Participar em fóruns

O que referimos sobre os comentários em blogs também se aplica aos fóruns. Existem diversos fóruns em português na Internet, sobre as mais diversas temáticas. Se identificar um fórum com o mesmo tema do seu blog, poderá ser bastante útil para a promoção do mesmo. Isto porque você pode criar tópicos ou intervir em tópicos criados por outros usuários e, sempre que o fizer com pertinência, outros usuários poderão ser tentados a visitar o link associado ao seu perfil.

Promover os seus posts no Facebook

Em termos de investimentos dos quais pode obter um bom retorno, um dos melhores é o da promoção dos seus posts no Facebook. Mesmo que tenha um bom número de seguidores na sua página de Facebook, é sabido que o alcance atualmente está bastante limitado pela rede social. Isto faz com que seja preciso investir na promoção dos seus posts, de forma a que os mesmos cheguem a muito mais pessoas. Esta opção, de resto, está disponível em qualquer página. Assim, em vez de investir na promoção da página, para ganhar mais “gostos”, invista, sim, na promoção do post. Isto fará com que ganhe mais visitas para o seu blog e, indiretamente, ganhe também “gostos” na página.

Em suma, no que se refere a “como promover meu blog”, tem ao seu dispor várias estratégias válidas, umas totalmente gratuitas, outras que implicam algum investimento, cabendo a si avaliar quais as estratégias que pode adotar para promover o seu próprio blog.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.