Como Promover um Site – Gastando ou não dinheiro

Como Promover um Site – Gastando ou não dinheiro

Saber como promover um site pode ser uma mais-valia para quem pretende aumentar o tráfego no mesmo. Afinal, sem tráfego, ninguém lê os seus conteúdos, conhece os seus serviços ou compra os seus produtos.

Independentemente do tipo de tráfego, quer o mesmo seja orgânico, social, direto ou de referidos, a verdade é que o mesmo é essencial. Porém, especialmente para projetos novos, em fase de arranque, nem sempre é fácil conseguir o mesmo e competir com outros projetos que estão online há mais tempo do que o seu.

Em todo o caso, preparamos para si algumas dicas de como promover um site, que são válidas para otimizar o seu tráfego, quer tenha ou não um orçamento para esse efeito.

Como promover um site de forma gratuita

Para quem procura promover o seu site, mas sem despender dinheiro, existem algumas formas de o fazer. Nesse âmbito, vejamos como promover um site gratuitamente:

Criar uma conta nas redes sociais

Atualmente, imensas pessoas gastam grande parte do seu tempo livre nas redes sociais. Esse facto faz com que estas redes apresentem várias oportunidades a você. Nesse sentido, crie contas nas principais redes sociais, como o Facebook, Google+ ou Twitter. À maneira que for ganhando fãs e seguidores e, ao mesmo tempo, for divulgando os seus conteúdos, ganhará mais tráfego. Além disso, aumentará também as possibilidades de ver os seus conteúdos partilhados por outras pessoas nas redes sociais.

Conseguir guest posts

Para além de permitir angariar backlinks dofollow e relevantes para o seu site, fazer guest posts em blogs cujo tema é próximo do seu projeto pode ser uma maneira adicional de promover o seu site sem despender dinheiro. Naturalmente, para obter os melhores resultados possíveis, deverá procurar fazer guest posts em blogs de boa autoridade, isto é, com bom domain authority e, inclusive, page authority.

Escrever conteúdos linkáveis

Uma boa forma de conseguir obter mais links externos e, em simultâneo, de obter mais tráfego orgânico, é escrevendo conteúdos originais e de grande qualidade. Artigos com conteúdos únicos ou que simplesmente abordem uma temática de uma perspetiva diferente podem ser uma mais-valia. Além do mais, utilizando palavras-chave com bom índice de pesquisas nos motores de busca, decerto poderá aumentar significativamente o número de visitas para o seu site proveniente do Google e de outros motores de busca.

Fazer uma newsletter

Fazer uma newsletter e começar a criar uma lista de e-mails pode ser uma excelente forma de promover o seu site junto de pessoas que realmente estão interessadas nos seus conteúdos, produtos ou serviços. A maior parte das ferramentas de e-mail marketing que existem no mercado são pagas, contudo, existem algumas que dispõem de funcionalidades gratuitas. É o caso do MailChimp, que dispõe de um plano gratuito até 2000 subscritores e 12.000 e-mails por mês.

Como promover um site de forma paga

Em conjugação com as formas de promoção gratuitas que sugerimos acima, poderá também recorrer a formas pagas. Apesar desta opção implicar que gaste invariavelmente algum dinheiro, certamente terá retorno sobre o seu investimento. Saiba como promover um site com um orçamento para o efeito:

Apostar no AdWords

Se quiser promover um site empresarial ou uma loja online, para otimizar a venda de serviços ou produtos, nada como recorrer ao AdWords. Esta plataforma de publicidade do Google permite-lhe pesquisar que palavras-chave no seu nicho de mercado têm maior índice de pesquisas e, com base nas mesmas, criar anúncios personalizados. Ao ativar os seus anúncios, pode escolher mostrá-los tanto no próprio motor de busca, nas páginas de resultados quando os usuários fizerem pesquisas usando tais palavras, como em sites parceiros do Google, que estejam a utilizar outra plataforma de publicidade deste motor de busca, neste caso, o AdSense.

Fazer publicidade em sites parceiros

Uma outra forma de promover um site, embora pago, é fazendo publicidade direta nos mesmos com banners. Faça uma pesquisa minuciosa sobre sites ou blogs relevantes para o seu nicho suscetíveis de receber bons índices de tráfego, quer este seja orgânico, social ou outro. Na sua pesquisa, aproveite para recolher os contactos dos webmasters de cada site e, posteriormente, envie-os um e-mail a sugerir uma parceria. Isto é, uma compensação monetária em troca de um banner alusivo ao seu próprio site.

Investir nas redes sociais

Para realmente colher resultados positivos nas redes sociais, para além de criar contas nas mesmas, pode optar por investir, em particular no Facebook. Comece por criar uma página nesta rede social e associe o seu site à mesma. Posteriormente, poderá apostar em várias formas de publicidade, que vão desde publicidade direta, para levar pessoas diretamente ao seu site, até à promoção do alcance dos seus posts.

Recorrer a artigos patrocinados

Nem todos os sites que encontrar e que podem ser de alguma forma relevantes para o seu nicho de mercado aceitam guest posts ou banners nos seus projetos. Contudo, alguns aceitam artigos patrocinados. Estes artigos são escritos por você ou pelo webmaster do site parceiro e têm como tema o seu site, bem como eventuais produtos e serviços vendidos através do mesmo. Nestes artigos podem existir links também para o seu próprio site, mas nofollow, isto porque a venda de links não é bem vista pelo Google e outros motores de busca. Em todo o caso, estes artigos em sites que tenham uma newsletter ativa e uma grande lista de contactos podem ser uma ótima forma de promover o seu site.

Agora que sabe como promover um site, quer de forma gratuita, quer de forma paga, pode começar a promover o seu, para receber mais tráfego e, por conseguinte, todas as vantagens associadas ao mesmo.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.