Como Fazer um Site Profissional

Como Fazer um Site Profissional

Quer para empresas, quer para trabalhadores independentes, é importante saber como fazer um site profissional, que lhes sirva de veículo de comunicação com os clientes e, em simultâneo, de canal de venda dos seus produtos ou serviços.

Já aqui vimos anteriormente como criar um blog profissional, todavia, um site, apesar de ter alguns aspetos em comum, também tem algumas diferenças. Mesmo assim, antes de vermos esse aspeto em concreto, é importante que se familiarize com as principais características de um site profissional.

Características de um site profissional

Se pretende fazer um site profissional, existe um conjunto de características que deve ter em linha de conta, nomeadamente:

Alojamento

Mesmo que seja tentador criar um site grátis e usufruir de hospedagem sem pagar por isso, a verdade é que não conferem uma imagem de profissionalismo. Torna-se um problema maior quando usa um subdomínio, em detrimento de um domínio personalizado, prejudicando a imagem e credibilidade do seu site. Essa situação, naturalmente, pode ser evitada, adquirindo, como veremos mais abaixo, o seu próprio domínio e o melhor plano de alojamento de sites que encontrar.

Conteúdo

Na Internet, o conteúdo é “rei”, e isto vale tanto para sites amadores, como para sites profissionais, embora ganhe maior ênfase no último caso. Por isso, é muito importante que crie conteúdo original, de qualidade e, claro, bem escrito, isto é, sem erros ortográficos e gramaticais. Além disso, nos sites corporativos, evite termos demasiado técnicos ou jargão da indústria, pois a maior parte das pessoas que aceder ao seu site, ou seja, o cliente comum, poderá não estar familiarizada com tais termos ou linguagem.

Design

A imagem do seu site tem um papel importante na ideia que um visitante fica do mesmo quando o visita. Por isso, caso descure o design do seu site, um visitante e potencial cliente pode achar o mesmo pouco credível e não profissional. Naturalmente, tal pode ser evitado recorrendo a um web designer capaz de conceber um site de raiz para o seu projeto ou, em alternativa, recorrer a um template profissional que se adeque ao seu site. Em plataformas online como o Elegant Themes ou o ThemeForest, é possível encontrar inúmeros templates profissionais, uma solução menos onerosa do que recorrer a um profissional. Nesse aspeto podemos incluir também o logotipo, o qual deverá naturalmente parecer profissional.

Navegação

Um site profissional deverá otimizar a navegação entre as suas páginas. Nesse sentido, você deverá criar um site com uma arquitetura de navegação lógica, com uma hierarquia que faça sentido e manter a navegação tão simples quanto possível. Coloque botões e outros itens em locais lógicos, onde o usuário os possa encontrar e utilizar para chegar à informação que procura.

Otimização

Para obter os resultados a que se propõe, um site profissional deverá estar naturalmente otimizado para os motores de busca. Você provavelmente já ouviu falar em SEO (search engine results pages) e consiste em estratégias e técnicas empregues no sentido de aumentar os visitantes para o site, de forma orgânica, através de um melhor posicionamento nas SERP (search engine results pages), os resultados de pesquisa dos motores de busca, como o Google ou o Bing. Conheça aqui algumas das ferramentas de SEO que disponibilizamos aos nossos clientes.

Responsividade

Cada vez mais utilizadores recorrem aos seus dispositivos móveis para acederem à Internet, como o smartphone ou tablet, em detrimento do tradicional computador de secretária ou notebook, o qual é mais usado para trabalhar. Nessa ótica, um site profissional deverá estar naturalmente otimizado para dispositivos móveis, recorrendo ao web design responsivo (Veja aqui como criar um site responsivo). Caso contrário, além de prejudicar a experiência do utilizador, sempre que este aceder ao seu site através de um dispositivo móvel, pode mesmo fazer com que  o seu site seja prejudicado em termos de posicionamento nos motores de busca.

Velocidade

A velocidade de carregamento de um site é muito importante, quer para os usuários, quer para os motores de busca. Se levar muito tempo a carregar, por um lado, os usuários podem sair do site antes sequer de visualizarem o seu conteúdo e, por outro lado, os motores de busca tendem a privilegiar os sites que carregam mais rapidamente. Esse é, pois, um aspeto que não deverá negligenciar, havendo várias ferramentas online, como o PageSpeed Insights ou o GTmetrix, que o ajudam a medir gratuitamente a velocidade de carregamento de um site.

Como fazer um site profissional

Para fazer um site profissional, existem três passos fundamentais que tem de dar, os quais assentam na aquisição do seu domínio, na associação de um plano de alojamento a tal domínio e, por fim, a instalação de um criador de sites que lhe permita efetivamente fazer o site. Vejamos abaixo cada um dos passos:

Aquisição de domínio personalizado

A aquisição de um domínio personalizado é um passo fulcral para conferir uma imagem de profissionalismo. Assim, a título de exemplo, em vez de um subdomínio do tipo casasdeferias.blogspot.pt, poderá usufruir de um domínio, como casasdeferias.com. Para o efeito, deverá escolher um domínio que represente adequadamente o nome do seu projeto e que simultâneamente tenha uma extensão de topo. Existem extensões de topo nacionais, como .pt ou .br, bem como extensões internacionais, como a .com, a mais reconhecível, bem como a .net, .org ou .info.

Associação de plano de alojamento

A par da aquisição de um domínio, a compra de um plano de alojamento para associar ao mesmo é também fulcral, de forma a não depender de serviços gratuitos que da noite para o dia podem desaparecer. Existem vários planos de alojamento disponíveis, desde os mais básicos até aos mais avançados, embora inicialmente um plano básico seja suficiente para a maior parte dos projetos. No Site Fácil, para além de ter vários planos à sua disposição, o seu site será alojado em discos SSD, de forma a melhorar o desempenho do site e, claro, a sua velocidade de carregamento.

Instalação de criador de sites profissional

Após ter o domínio e alojamento para o seu site, deverá instalar o seu criador de sites, que permitir-lhe-á criar posteriormente um site profissional. Alguns serviços de hospedagem, como o Site Fácil, já disponibilizam um criador de sites profissional nos seus pacotes de alojamento, todavia, se preferir, poderá sempre instalar um criador de sites à sua escolha. Através do cPanel, o painel de controle da sua conta de alojamento, é possível instalar diversos aplicativos de criação de sites, desde CMS (content management systems), como o WordPress ou Joomla, até aplicativos para construção de lojas online, como o Prestashop.

Após estes três passos fundamentais, basta-lhe ter em linha de conta as características de um site profissional que abordamos acima, em particular, optando por um template profissional e responsivo para o seu site, criando conteúdo de grande qualidade, e otimizando o site adequadamente, quer para os usuários, quer para os motores de busca.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.