Como criar um site responsivo

Como criar um site responsivo



Já tem um site responsivo? Se ainda não tem, pode estar a perder tráfego para outros sites. Nos últimos anos, assistimos a um crescimento exponencial do número de pessoas que acede à Internet através de dispositivos móveis como o tablet ou o smartphone.

Outrora, para podermos visualizar o conteúdo e navegar em muitos sites, se usássemos outro dispositivo que não o computador convencional, tínhamos de usar a funcionalidade do zoom, porém, atualmente, graças ao web design responsivo, não temos de usar essa funcionalidade. Muitas pessoas e empresas, contudo, continuam a ter sites antiquados e estáticos, não sabendo em concreto como criar um site responsivo nem reconhecendo sequer a sua importância.

Porém, sabia que, por exemplo, no Brasil, o telefone móvel é o principal meio de acesso à Internet que as pessoas utilizam? Para fins profissionais, o computador de secretária ou o notebook continuam a ser ferramentas de valor inestimável, porém, nas suas vidas pessoais e fora do horário laboral, as pessoas preferem aceder à Internet precisamente através dos seus dispositivos móveis, por uma questão de facilidade.

A responsividade faz parte de qualquer guia de otimização de sites. Por isso, quem não recorrer ao web design responsivo, pode estar a perder paulatinamente terreno para a concorrência e, em simultâneo, muito tráfego, o que, nos casos de sites empresariais, pode mesmo pôr em causa a sua viabilidade.

Mesmo que já tenha um site e o mesmo não seja responsivo, isso não invalida que o torne responsivo, pelo contrário, só torna mais urgente essa alteração. Antes de abordarmos, na prática, como criar um site responsivo, vamos ver em que consiste, bem como quais são as vantagens associadas à responsividade de um site nos dias de hoje.

O que é um site responsivo?

Para percebermos o que é, na realidade, um site responsivo, devemos falar do web design responsivo, que é o que torna possível que o seu site se adapte a dispositivo.

Caso não esteja familiarizado com esta temática, saiba que o design responsivo é um processo que visa otimizar o layout do seu site, de uma forma que permita ao usuário visualizar toda a informação e conteúdo importante do site de um modo semelhante, seja qual for o dispositivo que preferir para aceder ao mesmo.

O web design responsivo permite melhorar uma série de aspetos, facilitando a leitura e navegação, mas, acima de tudo, permite que o site em causa seja eficaz e visitado independentemente do meio utilizado. Isto elimina a necessidade de mudar o design ou outras configurações sempre que surge um novo dispositivo no mercado.

Quais são as vantagens de um site responsivo?

Se você ainda não está convencido e questiona-se se precisa mesmo de um site responsivo para o seu projeto, vamos ver abaixo algumas das vantagens do mesmo:

Aumenta as vendas e taxas de conversão

Além de facilitar imenso o acesso de potenciais clientes ao seu site, se tiver uma loja virtual ou um site dedicado a serviços, pode aumentar significativamente as suas vendas e taxas de conversão. Isto acontece porque o design responsivo otimiza a experiência do usuário e facilita os processos de navegação e aquisição.

É acessível ao seu orçamento

Ao contrário do que poderia pensar, não é dispendioso ter um site passível de se adaptar a qualquer dispositivo, pelo contrário, tem o custo de qualquer outro site. Para esse efeito, apenas tem de optar pelo web design responsivo o que, em certos casos, significa apenas mudar o seu template. É mesmo tão simples quanto isso.

Mais flexível

O web design responsivo faz com que o seu site seja flexível e que, por isso, o seu conteúdo se adapte a qualquer dispositivo, independentemente da sua resolução ou do tamanho do seu ecrã.

Melhora a experiência do usuário

Embora o conteúdo do seu site seja muito importante, a experiência que o usuário tem ao visitar o mesmo também o é. E, nessa perspectiva, o web design responsivo permite otimizar a experiência do usuário ao navegar no seu site, quer ele esteja a usar um computador convencional ou um dispositivo móvel.

Sobe a sua posição nos motores de busca

Os motores de busca recomendam o uso de web design responsivo quando se cria um site, pelo que ao optar pelo mesmo pode vir a beneficiar de um melhor posicionamento nestes motores de busca. Para o Google, por exemplo, o motor com a maior quota de mercado, a responsividade dos sites é uma das várias métricas às quais recorre para classificar um site nas SERP (search engine results pages).

Descubra como criar um site responsivo

Agora que vimos em que consiste um site responsivo e quais as suas principais vantagens, vamos ver efetivamente como você pode usufruir das potencialidades de um site com essas características. Naturalmente, é importante saber tanto como atualizar um site que já tenha, como criar um site responsivo de raiz.

Se você tem um site estático e antiquado, a melhor forma de atualizar o seu site, até por uma estratégia de melhorar o mesmo, é recorrer a um web designer profissional, uma vez que decerto será necessário operar alterações de fundo no site, recorrendo a linguagens como o HTML5 e CSS.

Por outro lado, se já tiver um site e usar um CMS (content management system), normalmente, pode dispensar a assistência profissional, ao instalar um novo template, mas agora responsivo. Esse método também é valido para quem deseja criar sites dinâmicos de raiz, pois, ao escolher um CMS como o WordPress, Drupal ou Joomla, poderá criar um site responsivo rapidamente mediante a instalação de um simples template.

Na realidade, após instalar o aplicativo através do seu painel de controlo, você só tem de selecionar um dos inúmeros templates responsivos que encontra em plataformas especializadas, como, por exemplo, o Theme Forest, para passar a beneficiar dessa funcionalidade.

No Site Fácil, você tem acesso a todas as ferramentas que necessita para criar e administrar um site grátis ou profissional responsivo. Se preferir, poderá solicitar a nossa assistência, contactando-nos. Decerto que poderemos facultar-lhe uma solução adequada para tornar o seu site responsivo.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.