Como Escolher um Criador de Sites Profissional

Como Escolher um Criador de Sites Profissional



A criação de um site, quer seja pessoal, quer seja profissional, dá sempre azo a muitas dúvidas junto de pessoas que estão mesmo a começar e não têm qualquer experiência na criação de projetos online. Ora, se for o seu caso, não se preocupe, pois apenas tem de escolher um criador de sites profissional amigável do ponto de vista do utilizador e que, concomitantemente, lhe permita criar o tipo de projeto que quer.

De resto, neste artigo, você irá aprender o que é na realidade um criador de sites, critérios que deve ter em linha de conta para escolher um e, por fim, quais são as suas melhores opções para criar um site profissional com base nesses critérios.

O que é um criador de sites?

Um criador de sites ou, se preferirmos designar de outra forma, um construtor de sites, é uma ferramenta que lhe permite criar sites sem que tenha de ter qualquer tipo de conhecimento de código.

Para esse efeito, existem diferentes opções  ao dispor do usuário, desde ferramentas online, cujos exemplos facultar-lhe-emos mais abaixo, até aos sistemas de gestão de conteúdo ou CMS (content management sytems). Além destas opções, existem também ferramentas que lhe permitem criar o seu site offline, embora mais complexas, como é o caso do Dreamweaver.

Critérios a ter em consideração

Para escolher adequadamente um criador de sites profissional para o seu projeto, há que ter em consideração alguns critérios, como:

Capacidade de migração

É importante salvaguardar a possibilidade de migrar o seu site para outro software/criador de sites (por exemplo, de Joomla para WordPress), caso venha a precisar no futuro. Por isso, pense sempre no quão fácil será contratar um desenvolvedor para fazer mudanças no seu site ou migrar o mesmo, para escalar o seu projeto.

Custo mensal / anual

Quer você tenha um projeto comercial ou pessoal, o custo associado à utilização de um determinado criador de sites profissional é naturalmente importante. Especialmente em plataformas de criação de sites online, existem custos mensais ou anuais elevados para manter os seus sites, o pode colocar em causa a viabilidade dos seus projetos, se não tiver um ROI (return on investment) adequado.

Facilidade de uso

Se você é um usuário iniciante e não está propriamente familiarizado com tudo o que envolve a criação de sites, é importante escolher um criador de sites amigo do utilizador. Isto é, um que dispense qualquer tipo de conhecimento técnico e, em simultâneo, seja fácil de manter ou atualizar.

Possibilidade de personalização

É certo que, por vezes, apenas é necessário um site básico, todavia, há que encontrar um criador que lhe permita ter a possibilidade de personalizar o seu site sempre que desejar e como desejar. Isto, como veremos mais abaixo, nem sempre é possível com um criador de sites online.

Como escolher um criador de sites profissional

Portanto, para criar um site profissional, o usuário tem essencialmente duas opções, isto é, os criadores de sites online e os sistemas de gestão de conteúdos. Ambas as opções poderão ter prós e contras dependendo da perspetiva do usuário e do seu nível de experiência, pelo que deverão ter esses aspetos em linha de conta, bem como os critérios que referimos acima.

Criadores de sites profissionais online

Muitos iniciantes, precisamente por não estarem familiarizados com o processo de criação de sites, optam por criar os seus projetos em criadores de sites online. A maior parte dos mesmos têm funcionalidades drag and drop, que permitem aos usuários “arrastar e largar” determinadas componentes do site, de forma a facilitar a sua construção.

No Site Fácil, disponibilizamos essa opção aos nossos clientes. Através do nosso criador de sites profissional online, você pode criar o seu projeto rapidamente, desde um simples blog, até  um site de venda de produtos ou serviços. Para o efeito, só tem de selecionar um template, personalizar o mesmo e, por fim, publicá-lo.

O nosso criador de sites também adota a funcionalidade do drag and drop, o que significa que os conteúdos do seu site, como textos, imagens, vídeos, produtos, entre outros, podem ser arrastados e largados para a área da página em que pretende que os mesmos apareçam. Fácil, não é? Além disso, pode criar um site grátis ou, se preferir, pago, com hospedagem própria e domínio personalizado, para conferir maior profissionalismo ao projeto.

Esta é, pois, uma ótima solução para quem procura criar um site simples e não precisa da autonomia e capacidade de personalização que um sistema de gestão de conteúdo lhe proporciona. Todavia, se precisar de um sistema que corresponda a todos os critérios que referimos acima, pode sempre optar por recorrer a um CMS.

Sistemas de gestão de conteúdos

Ao recorrer a um CMS como o seu criador de sites profissional, poderá satisfazer todos os critérios que veiculamos acima, na medida em que é acessível (baseado em software open source), fácil de usar, é personalizável e, além disso, permite-lhe ter a possibilidade de migrar e atualizar o seu software sempre que necessário. Para beneficiar de um sistema afim, você apenas precisa de ter hospedagem própria, seguindo os passos inerentes à criação de um site, nomeadamente:

Adquirir o seu domínio

Qualquer projeto online começa invariavelmente pela aquisição de um domínio personalizado. Um domínio, que na prática será o endereço do seu site, deve representar o nome do seu projeto e ter uma terminação de topo. Em termos de terminações (ou extensões) de topo, você tem diferentes opções ao seu dispor, desde as nacionais, como .pt ou .br, até às internacionais, como .com, .net, .org ou .info.

Comprar o seu plano de hospedagem

Quando já tiver um domínio, deve passar então ao passo seguinte, que é o da compra de um plano de hospedagem, o qual permitir-lhe-á alojar todas as pastas do seu site e, em simultâneo, que o seu site possa ser visitado por qualquer pessoa que se encontre a navegar na Internet. Normalmente, existem vários tipos de planos de hospedagem à sua disposição, desde os básicos até aos mais avançados.

Instalar o CMS

Após os dois passos supracitados, você apenas tem de escolher o melhor CMS para o seu projeto. Desde WordPress, Drupal até ao Joomla, você tem várias opções ao seu dispor, embora o WordPress seja o mais utilizado e considerado o mais fácil de utilizar. De qualquer modo, se entrar no cPanel, o painel de administrador da sua conta de hospedagem, e posteriormente num instalador de aplicativos, como o Fantastico ou Softaculous, poderá facilmente instalar qualquer um desses aplicativos.

Depois de definir e instalar o seu criador de sites, apenas necessita de começar a criar conteúdo e publicar o mesmo.

De qualquer modo, independentemente da sua opção, no Site Fácil, possibilitamos que você crie um site profissional facilmente, quer através de um CMS, seguindo os passos que referimos acima, quer através de um criador de sites profissional que disponibilizamos em todos os nossos planos de hospedagem, a partir do qual pode criar o seu site em poucos minutos.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.