Os melhores CMS para criar um site

Os melhores CMS para criar um site

Atualmente, para criar um site (ou blog), você não precisa de ter qualquer conhecimento técnico ou de código, uma vez que existem sistemas de gestão de conteúdo, designados de CMS (content management system), que são amigos do usuário. Isto significa que pode criar um site e publicar o seu conteúdo na Internet em poucos minutos.

Embora possa sempre recorrer a outro construtor de sites para criar o seu projeto online, é inegável que através de um sistema que lhe permita publicar o seu conteúdo rapidamente, bem como ajustar o design do próprio site, o seu objetivo fica bem mais fácil.

Antes de nos debruçarmos nas vantagens destes sistemas e dos que consideramos como sendo os melhores, vamos ver em concreto em que é que consistem, uma vez que os iniciantes podem não estar devidamente familiarizados com os mesmos.

Afinal, o que são os CMS?

Um CMS é um aplicativo que lhe permite criar, gerir e publicar o conteúdo de um determinado projeto online. O aplicativo,  normalmente, pode ser facilmente instalado através do painel de administrador da conta de hospedagem, e faculta-lhe tudo o que necessita para criar as páginas do seu site, publicar artigos, imagens, entre várias outras opções. Além disso, permite-lhe gerir também a estrutura do próprio site, a aparência das páginas publicadas, inclusive a inicial, e otimizar diversos aspetos do site até se enquadrar no que pretende.

Quais são as vantagens dos CMS?

Se preferir um sistema de gestão de conteúdo em detrimento de outro software de criação e gestão de sites, poderá usufruir de várias vantagens, nomeadamente:

  • Fácil de configurar – Na realidade, qualquer pessoa que saiba usar um processador de texto convencional, como o Word, poderá criar e publicar facilmente o seu conteúdo.
  • Permite vários usuários – Por vezes, dependendo do projeto, pode ser necessário que várias pessoas tenham acesso ao site. Estes sistemas permitem isso mesmo, possibilitando ainda que se configure o acesso ao site de acordo com o tipo de papel de cada usuário.
  • Pode mudar o template do site – Quando a aparência do seu site não lhe agradar, pode mudar facilmente o template do mesmo através do painel de administrador, sem que esta mudança interfira com o seu conteúdo.
  • Possibilita que agende o seu conteúdo – Agendar o conteúdo para publicação é uma mais-valia disponível nestes sistemas. Isto permite que crie e agende o seu conteúdo atempadamente, eliminando a necessidade de entrar no seu painel de utilizador sempre que quiser publicar um artigo.
  • Confere-lhe controlo sobre o site – Ao optar por um sistema afim, você deixa de depender de qualquer plataforma online de criação de sites e passa a usufruir de um sistema que lhe confere controlo total sobre o site, desde o conteúdo, até ao design do mesmo.

Quais são os melhores CMS?

Existem diversos sistemas de gestão de conteúdo atualmente disponíveis, mas qual o melhor CMS? A resposta nem sempre é linear, pelo que é melhor falarmos sobre quais são os melhores CMS, pois estes sistemas, por vezes, têm particularidades distintas entre si. Qualquer um dos sistemas que verá abaixo é bastante popular, sendo, por isso, bastante utilizado na construção de sites e blogs. Vejamos as nossas sugestões:

Joomla

O Joomla é bastante usado em todo o mundo por inúmeras empresas, sendo, por isso, uma opção predileta quando é necessário criar um site empresarial ou afim. Mesmo assim, a sua aplicação é abrangente, podendo ser o pilar de vários tipos de projetos, desde básicos a mais avançados.

Fruto de vários anos de desenvolvimento, a par de uma forte comunidade por trás do mesmo, é bastante fácil encontrar artigos que lhe explicam tudo o que necessita para configurar o seu site. Além disso, existem plugins e add-ons para o Joomla, que decerto poder-lhe-ão ajudar nesse intento. Pode também encontrar facilmente templates, pagos ou gratuitos, para alterar e otimizar a imagem do seu site, sempre que pretender.

Apesar de todas as potencialidades deste aplicativo, o seu painel de administrador não é tão amigável para usuários iniciantes, podendo, se for o caso, escolher uma das opções abaixo.

Drupal

O Drupal é outro sistema bastante popular e utilizado por diversas empresas para criar e gerir os seus projetos online. Isto inclui, por exemplo, empresas como a Sony Music ou a tão portuguesa Sata.

O software tem várias funcionalidades integradas para criar diferentes tipos de sites, bem como ferramentas que lhe ajudam a organizar o seu conteúdo. Tal como acontece nos outros exemplos citados neste artigo, o Drupal tem também uma forte comunidade por trás do mesmo, por exemplo, em blogs dedicados, em fóruns, entre outros, o que lhe permite aceder a várias informações úteis sobre a instalação, construção de sites e módulos disponíveis (add-ons).

Em termos de módulos, de resto, existem mais de 6000 disponíveis, o que significa que pode criar, praticamente, qualquer tipo de site a partir deste software.

WordPress

Trata-se de um software também gratuito, baseado em PHP, que lhe permite criar diversos tipos de projetos online, desde sites corporativos, redes sociais (recorrendo a plugins), até a blogs avançados.

Tem a grande vantagem de ser o CMS mais popular atualmente, havendo, por isso, literalmente milhares de templates disponíveis para o mesmo, bem como plugins e widgets para fomentar e otimizar a sua funcionalidade.

Além disso, devido à sua popularidade, tem uma enorme comunidade em torno do mesmo, o que é bastante positivo, uma vez que permite que seja bastante fácil encontrar tutoriais e informações que explicam tudo o que se necessita para configurar este sistema de gestão de conteúdo e, se quiser, transformar radicalmente o seu site, por exemplo, de um simples blog até a uma loja virtual.

Naturalmente, existem outros sistemas de gestão de conteúdo, contudo, os três referidos acima são, sem dúvida, os mais utilizados e para os quais existem também mais recursos online disponíveis. Decerto, ajudar-lhe-ão a dedicar o seu tempo ao design e conteúdo, em detrimento do código ou funcionalidades complicadas.

Deve-se salientar que qualquer um destes CMS pode ser facilmente instalado na sua conta de hospedagem no Site Fácil, recorrendo ao seu painel de administrador da conta, nomeadamente ao cPanel.

Agora que sabe quais são os melhores CMS que têm à sua disposição, basta selecionar e instalar um dos mesmos, para passar a usufruir de todas as suas potencialidades. Em caso de dúvida, não hesite, e contacte-nos já.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.