Backlinks – Link Building: A maneira certa de dar “power” ao seu site

Backlinks – Link Building: A maneira certa de dar “power” ao seu site



Backlinks – Link Building

Os backlinks são uma consequência (natural ou não) do link building, ou em português, construção de links é ainda um pilar na optimização de um website, já tendo sido considerada a matriz mais importante na definição do ranking no motor de busca Google.

É também considerada uma das técnicas mais complicadas de serem adotadas por sites ou blogs que estão a iniciar-se, pois revelam dificuldade em obter a visibilidade que tanto desejavam, que é perfeitamente normal ao início, mas que com o tempo irão conseguir. Ou seja, se poucas pessoas vêm o seu blog, a chance de obter backlinks de forma natural sendo linkado por outros blogs é reduzida.

Então é precisamente esse problema que vamos solucionar, e apresentar as dicas mais bombásticas para conseguir criar uma boa ligação entre os outros sites para o seu.

Também é importante referir que nem todos os links têm a mesma importância, muito pelo contrário. Há um estabelecimento da autoridade de um site através de um sistema chamado Alexa, onde determina um PageRank (Rank de Página) para cada blog ou site, com níveis compreendidos entre 0 e 10, sendo que 0 é o nível com menor autoridade e 10 o nível com maior autoridade.

Suponhamos:

O Miguel tem um blog recente, e entrou no seu blog e gostou do conteúdo, então ele decide apontar 10 links do site dele para o seu. É um bom número, mas o seu PageRank é 1.

Entretanto, o João é um blogger experiente e com alguns anos no mercado, ele também chegou ao seu blog e visualizou um artigo que simplesmente adorou, ele decide apontar 1 link do site dele para o seu. O número é sólido, apenas 1, mas o seu PageRank é 8.

Pois, é nesta altura que podemos afirmar que o link do João irá valer muito mais que o link do Miguel, pois a autoridade é bastante mais elevada. “Quantidade não é qualidade!”. Por outro lado, não se foque apenas no João, mas também no Miguel, pois quem sabe o blog do Miguel cresce bastante e ganha uma autoridade maior, aí também lhe interessará os links do Miguel. Muitos webmasters erram nesta parte, entendeu?

Procure também investir tempo em manter parcerias com outros bloggers, é uma das melhores formas para obter links, e não se esqueça da “anchor text”, ou texto âncora, que é o texto que irá aparecer junto com o link, e se você está a optimizar o seu site para uma keyword específica é necessário que a anchor texto mantenha a keyword desejada. Para isso, use ferramentas para testar os backlinks que o seu site possui e entre em contacto com os donos dos sites.

Mas calma, não se foque apenas nos backlinks daqui em diante, nem cometa o mesmo erro que bastantes (bastantes mesmo) bloggers cometem, que é a criação de centenas de backlinks diariamente, onde irá causar uma má impressão aos olhos dos robots do Google (Google Spiders), e prejudicar-lhe no rankeamento, ou até mesmo ser banido. Mas será que só existem os links que advém de outros sites? Ou pode haver outro tipo de links?

Saiba como criar a sua conta wareztuga – http://contaswareztugagratis.com/ – Conta wareztuga de forma fácil

Vamos conhecer agora os dois tipos de links que existem:

Backlinks Internos para Link Building

Estes são os links mais fáceis de obter, e que podem ser conseguidos por si, quando quiser, a que hora quiser para um bom link building. Mas como assim?

Bem, os links internos são os links que aparecem dentro do seu próprio site a linkar para outra página do seu próprio site. Imagine que você está a escrever um artigo sobre carros, e entretanto fala sobre um carro que já havia escrito um artigo sobre ele, então é uma excelente oportunidade para criar um link apontando para esse artigo.

Os benefícios são inúmeros, além de contar como mais um link a seu favor, também irá manter o visitante durante mais tempo no seu site, e consequentemente diminuir a taxa de rejeição (a taxa de rejeição cresce conforme as vezes em que o visitante se mantém no seu site por menos de 1 minuto, e quanto maior for a taxa de rejeição, mais prejudicado ele será no Google).

Também irá aumentar o número de visitas no seu site, e aumentar a probabilidade de um usuário gostar de um artigo seu e linkar para ele, em forma de link externo, mas o que são links externos?

Backlinks Externos para Link Building

Os links externos são os links que advém de outros sites, sobre os quais já tínhamos falado no início do artigo, e também são imprescindíveis para link building. Estes links são mais difíceis de obter, porém a nível de SEO são os que melhores resultados trazem, canalizando os visitantes de outros sites, em eventuais visitantes ativos do seu. Além disso, também irá criar uma autoridade maior para as suas páginas, e em consequência aumentar o seu PageRank.

Faça então chegar o seu conteúdo a pessoas com grande autoridade, como opinion makers, e com certeza que o seu blog irá ficar bem referenciado.

Mas além disto, há outras excelentes oportunidades de obter backlinks, vamos então descobrir quais são:

Backlinks e Link Building: Redes sociais e Google. Construção de links com sucesso backlinks Backlinks - Link Building: A maneira certa de dar "power" ao seu site backlinks link building redes sociais construcao de link

Guest Posts – O seu maior aliado em Link Building!

Os Guest Posts são cada vez uma maneira mais fácil e benéfica de obter links externos e um bom link building.

Guest Posts são artigos que são escritos por si para outros sites, de forma gratuita, mas terá a vantagem de colocar um link para o seu blog/site e claro, isso irá trazer outros benefícios.

Estes são cada vez mais disponibilizados por vários sites, com os mais variados page rank’s e será certamente uma excelente oportunidade de obter backlinks facilmente.

Diretórios de Qualidade – Fácil e Simples!

Os diretórios de blog são sites onde ficam agrupados vários sites, sejam por nicho ou variados.

Esta é também uma excelente oportunidade de obter backlinks de forma bastante consistente e fácil, porém devem escolher os melhores diretórios, e não qualquer um. Existem milhares de diretórios, e se você se submeter a todos eles é uma excelente porta que está a abrir ao Google para lhe prejudicar rapidamente. Seja esperto.

O DMOZ é um excelente diretório!

Assinaturas em Fóruns: Prático e grandes resultados

Ser proactivo na participação em fóruns pode ser agora muito mais benéfico para si e para o seu site/blog, como? Deixando um link para o seu site na sua assinatura.

Serão pelo menos dois benefícios grandes que irá ter se deixar este link na sua assinatura: mais 1 backlink criado para o seu site, e a oportunidade de ter uma maior visibilidade e ter mais visitas para o seu projeto. Não é fantástico?

Parcerias: Visibilidade consistente!

É inegável a visibilidade que as parcerias lhe podem dar, assimilando também a uma útil construção de links.

Estabelecer parcerias com outros sites do seu nicho só irá trazer benefícios, além dos links que se iram revelar no Link Building, o tráfego que se irá assegurar para o seu blog, constantemente, é realmente incrível.

“Conteúdo é rei!”

Deixámos este fator para último de forma estratégica (os últimos são sempre os primeiros). Bem… e você já leu esta frase em algum lugar, certo? Nem seria importante referir o quão importante é o seu conteúdo e essencialmente se for de qualidade.

Com certeza você já partilhou conteúdo de outras pessoas, e mesmo até apontou um link de forma involuntária, só mesmo porque achou que aquilo adicionaria mais rigor ao seu artigo. É exatamente isso que acontece aqui, os seus artigos, se forem bons, poderão gerar buzz de certeza e mesmo até se tornarem virais, o que será fantástico para a obtenção de novos links, para link building, certo?

Dedique sempre bastante tempo ao rigor dos artigos pois eles serão a mais importante ferramenta para impulsionar o tráfego e visibilidade do seu blog.

Mas de que vale todo este processo, se você não possuí uma excelente hospedagem com um fluído fantástico misturado com um bom construtor de sites que lhe irá facilitar a vida? Não hesite em conhecer os nossos planos e adequar o melhor para si, e também integrar um excelente SEO: https://www.sitefacil.com/planos/

Estamos à sua espera!


Partilhe esta publicação

Comentários (10)

  • marcelo moncores de souza Responder

    Muito boa as instruções…

    24 de fevereiro de 2015 em 16:10
  • Tarot Online Responder

    Muito interessante e é o que tenho tentando fazer, conseguir parcerias visto que meu site é muito recente, parabéns pelo Blog!

    19 de junho de 2015 em 21:39
  • Lucas Martins Responder

    Backlinks dão um power mesmo no site ou blog. São muito importantes para conseguir se posicionar bem nas pesquisas orgânicas. valeu pelas dicas.

    10 de julho de 2015 em 00:55
  • Ramão Soley Responder

    Valeu, amigo! Muito bom o conteúdo… Quanto mais backlinks tiver o site, sendo de boa procedência ou qualidade, melhor é para subir no rank do Alexa e do Google. As pessoas que fazem pesquisas no Google geralmente clicam nos primeiros sites que aparecem.

    10 de julho de 2015 em 02:51
  • Bruno Responder

    Dicas ótimas, já estou aplicando em meu site. Muito obrigado pelas informações!

    17 de agosto de 2015 em 18:18
  • Francisco Luiz Responder

    Ola Bruno

    Estava procurando artigos de como impulsionar meu site e achei esta mtéria bastantes interessante e com informações relevantes, obrigado pelas dicas!

    Francisco

    2 de novembro de 2015 em 20:47
  • Moisés Nazareno Responder

    Parabéns pela postagens. Estava procurando exatamente por este assunto para trabalhar o meu blog.

    23 de dezembro de 2015 em 04:35
  • Casas para venda em Leiria Responder

    Estou a começar no mundo do marketing SEO e este artigo realmente me ajudou. Obrigado ! seria vantajoso mostrar alguns links para alguns sites referência. abraço

    18 de janeiro de 2016 em 10:12
  • Anônimo Responder

    Fico muito feliz quando vejo pessoas compartilhando conhecimento para o bem do seu próximo! muito obrigado! Isso para mim foi muito util. trabalho fazendo dedetização de pulgas e sei que isso ajudara no desenvolvimento da minha empresa. Obrigado

    19 de julho de 2016 em 20:15
  • Anônimo Responder

    Bruno, parabéns pelo post. Obrigado pelas dicas.
    Eu tenho uma dúvida quanto a fazer backlinks em sites que não tem essa estrutura de comentário na qual vc preenche qual o seu site? A alternativa é escrever o site nos comentários? Essa é a prática “mal vista” pelo google em termos de backlinks?
    grato pela atenção

    26 de julho de 2016 em 16:48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.