Como Criar um Site para Empresas

Como Criar um Site para Empresas

Atualmente, grande parte dos compradores opta por fazer uma pesquisa online antes de comprar um determinado produto ou serviço, até pela facilidade existente hoje em dia de aceder à Internet, especialmente através dos dispositivos móveis. Mesmo assim, contudo, muitas empresas continuam a descurar esse aspeto e não têm uma presença online, quer por receios de potenciais despesas adicionais associadas à criação de um site, quer mesmo por não saberem como criar um site para empresas.

Todavia, na verdade, devido aos baixos custos relativos à criação e manutenção de um site, bem como à facilidade existente para criar o mesmo, inclusive um site para empresas, não existe razão para que uma empresa não possa tirar partido da sua presença online. Pelo contrário, poderá usufruir de uma série de vantagens.

As vantagens de um site para empresas

Um site para empresas tem, como poderá constatar abaixo, várias vantagens, pois:

  • Aumenta a base de clientes – Devido a uma maior exposição, o número de clientes poderá aumentar.
  • Cria maior proximidade com clientes – Um site pode promover um relacionamento mais próximo com os clientes.
  • Fomenta as vendas – Devido ao seu alcance, não só a nível nacional, mas também internacional, um site fomenta um incremento nas vendas.
  • Promove a acessibilidade – Um site, ao contrário de um espaço físico, está acessível 24 horas por dia, pelo que pode ser visitado a qualquer hora.
  • Propicia a credibilidade – Ter um site bem concebido, profissional, faculta maior credibilidade à empresa.

Face aos benefícios e facilidade de criação e manutenção de um site, nada impede que qualquer empresa usufrua do potencial de um site, quer tenha ou não um espaço físico. Veja como.

Descubra como criar um site para empresas

Para criar um site para empresas, não deve recorrer a plataformas gratuitas, onde beneficia de alojamento e de um subdomínio grátis, mas sim a empresas dedicadas à hospedagem, onde pode usufruir das potencialidades de alojamento próprio e de um domínio personalizado. Dito isto, para criar um site para a sua empresa, deve:

Registar um domínio

O registo do domínio é o primeiro passo para criar o seu site. Para o efeito, deverá escolher um nome adequado, sendo que o mesmo deverá representar a sua empresa, embora não seja líquido que o nome esteja disponível, especialmente se não se tratar de uma marca registada. De qualquer modo, é verdade que existem diferentes terminações. A .com é, naturalmente, a mais popular e utilizada, todavia, caso não esteja disponível, existem outras terminações de topo ao seu dispor, nacionais, como .pt ou .br, ou internacionais, como .net, .org ou .info.

Adquirir um plano de alojamento

Após registar um domínio, o passo natural seguinte passa pela aquisição de um plano de alojamento. É precisamente o alojamento que permite armazenar todas as  pastas do seu site num servidor e, posteriormente, que o seu site possa ser acedido na Internet. Existem várias opções ao seu dispor, desde planos básicos até a avançados, mas também a possibilidade de alojar o seu site em servidores dedicados, quando o site chegar a um determinado patamar.

Instalar um construtor de sites

É possível criar um site para empresas ou outro tipo de site sem qualquer conhecimento de código, recorrendo a um construtor de sites. No Site Fácil, disponibilizamos um construtor de sites profissional nos nossos planos de alojamento, todavia, através do painel de controle da conta de alojamento, o cPanel, é possível instalar outros aplicativos, como sistemas de gestão de conteúdo, desde o popular WordPress, até ao Drupal, que permitem aos usuários ter outro tipo de opções.

Instalar um template premium

Tendo como base o construtor de sites que instalou,  recorra a um web designer para criar um template de raiz para o seu site ou, em alternativa, adquira um template premium numa plataforma dedicada, como o ThemeForest, o qual poderá posteriormente personalizar com o seu conteúdo e logotipo. De forma a demarcar-se de projetos amadores e a fomentar a imagem de profissionalismo da sua empresa, não utilize temas gratuitos.

Criar conteúdo para o site

Criar e publicar conteúdo num site empresarial pode parecer difícil, contudo, a chave é manter a simplicidade. Muitos sites de empresas têm somente quatro páginas, nomeadamente:

Página inicial

A sua homepage deve naturalmente incluir o nome do seu negócio, uma breve descrição do mesmo e enfatizar o porquê dos clientes escolherem o seu negócio em detrimento de outros. Poderá incluir um formulário de contacto na página incial ou call to action para o mesmo.

Produtos e serviços

O site deverá ter uma página com informações detalhadas sobre os produtos que vende ou dos serviços que a empresa presta. Não é necessário criar extensos blocos de texto. Prefira somente algumas frases para descrever os produtos ou serviços, incluindo os preços (ou, de forma facultativa, criar uma página dedicada a preços).

Sobre nós

Esta página é ideal para fornecer aos clientes algumas informações sobre o historial da empresa, como o seu trajeto, desde a sua origem aos dias de hoje. Poderá também incluir testemunhos de clientes, embora possa também criar uma página dedicada aos mesmos ou incluir os testemunhos na página inicial.

Contactos

É muito importante ter uma página de contactos, com o seu endereço físico, endereço eletrónico, bem como número de telefone, horário de atendimento e, claro, links para as contas das redes sociais, como o Facebook ou o Twitter, embora possa disponibilizar tais links sob a forma de ícones no seu site.

Se gostaria de criar um site para a sua empresa, poderá desde já criar o mesmo no Site Fácil. Em caso de dúvidas, não hesite e contacte-nos já, para que possamos ajudar a que a sua empresa tenha uma presença online.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.