Guia de otimização de sites

Guia de otimização de sites



A otimização de sites, para muitos, ainda é um tema que dá azo a diversas dúvidas. Naturalmente, após criar um site, para obter os resultados desejados, deve otimizar o mesmo. Embora possa recorrer a um serviço profissional para fazê-lo por si, você mesmo pode otimizar o seu site. Para o efeito, deverá ler atentamente as nossas dicas e procurar implementá-las. Mas, acima de tudo, para colher os resultados que quer, nunca deverá optar por serviços de otimização de sites sem qualquer credibilidade.

Vários são os serviços que supostamente garantem resultados, levando o seu site à primeira posição da primeira página do Google nos resultados de pesquisa com base em determinadas palavras-chave. Ora, nem isto é possível garantir, nem uma empresa que o garanta pode ser considerada credível. A não ser que o nicho onde opere não tenha qualquer concorrência, um cenário difícil, ou sejam utilizadas técnicas de black hat SEO, que eventualmente podem produzir resultados imediatos, mas efémeros, que prejudicam o site mais do que ajudam.

A otimização de sites, pelo contrário, deve ser baseada em técnicas de white hat SEO. Estas são técnicas que se baseiam não somente nos motores de busca, mas também na experiência que o leitor tem quando visita o seu site.

Existem sites com ferramentas que o podem ajudar a analisar que tipo de melhorias pode efetuar no seu site, para otimizar o mesmo. É o caso, por exemplo, do WooRank. De qualquer das formas, como veremos abaixo, existem várias estratégias que você deve tentar implementar no seu site de forma a otimizá-lo.

Estratégias a seguir na otimização de sites

A otimização de sites não assenta somente na implementação de uma ou duas estratégias, pelo contrário, assenta num conjunto de estratégias. Hoje em dia, motores de busca, como o Google e o Bing, usam uma série de algoritmos para definir as posições dos sites nas suas páginas de resultados de busca. Embora não se conheça todos os parâmetros em que estes algoritmos se baseiam, mesmo assim, é possível apontar estratégias para você otimizar o seu site que são universalmente aceites. Vejamos abaixo o que você precisa de fazer para otimizar o seu site:

A estrutura e navegação

Qualquer estratégia de otimização de sites deve privilegiar primeiro a estrutura do site, bem como a navegação do mesmo. Nesse sentido, é importante que o seu site tenha uma sequência lógica, na definição do seu tema e subtemas, o que se reflete invariavelmente no menu do seu site.

Isto permite que os motores de busca tenham uma perceção adequada da estrutura do site, mas também que quem visite o seu site possa navegar no mesmo sem quaisquer problemas.

Para melhorar a navegação entre páginas do seu site poderá também criar links internos entre as mesmas. Contudo, tenha sempre em atenção se existem links quebrados que possam prejudicar a experiência de quem visita o seu site. Existem ferramentas online gratuitas que o podem ajudar a  detetar e a corrigir links quebrados, como o Broken Link Check.

Criação de conteúdo original

O conteúdo é sempre a base de qualquer plano de otimização de sites, quer seja um plano de SEO para lojas virtuais ou para qualquer outro tipo de site. Tendo esse aspeto em linha de conta dever-se-á criar conteúdo original e de qualidade, quer para as descrições de produtos e serviços, quer para os eventuais artigos de um blog (uma funcionalidade muito importante para publicar conteúdo fresco) associado ao site.

O conteúdo a criar deverá basear-se em palavras-chave relevantes, associadas ao seu nicho, que tenham procura, de forma a fomentar o tráfego orgânico que daí poderá resultar.

Link building

Qualquer especialista em SEO dir-lhe-á que não basta ter conteúdo original para otimizar o seu site. São necessários links, os populares inbound links, e quanto mais relevantes e diversificados (inclusive o texto âncora) forem melhor. Os motores de busca, como o Google, interpretam um link proveniente de outro site para o seu funcionamento como um voto. Quanto mais votos você tiver para o seu site melhor será, pois assim melhor pagerank e posicionamento do seu site nas páginas de resultados destes motores você poderá ter.

Outrora, bastava criar alguns links, mesmo que de baixa qualidade, para otimizar um site e conseguir que o mesmo  bem tivesse uma boa classificação. Contudo, atualmente, o link building para otimização de sites requer que crie links dofollow relevantes. Isto é links provenientes de sites reputados, de um nicho próximo do seu, que passam “juice” ao seu site.

Quanto mais naturais forem melhor, mas existem várias formas de conseguir estes links, desde pedidos aos próprios webmasters, guest posts, posts patrocinados, entre outros.

Velocidade do site

Longe vão os tempos em que sites pesados e lentos conseguiam ter uma boa classificação nas páginas de resultados dos motores de busca. Atualmente, a velocidade de um site é uma das métricas que os motores usam para definir a posição de um site nas suas páginas.

Por isso, a otimização da velocidade do seu site não deve ser descurada. Existem várias ferramentas online totalmente gratuitas que o ajudam a analisar a velocidade do seu site. Nesse sentido, podemos encontrar, por exemplo, ferramentas como o Gtmetrix ou o PageSpeed Insights, do próprio Google.

Dependendo do aplicativo que usou para criar o seu site, podem existir ferramentas bastantes úteis que ajudam a otimizar o site, como os plugins essenciais para WordPress.

Responsividade do site

Esqueça os sites estáticos, nos quais tem de usar a funcionalidade do “zoom” nos dispositivos móveis para conseguir navegar nos mesmos. Atualmente, os sites devem ter um design “responsivo”, para que possam ser visualizados de uma forma semelhante, independentemente do dispositivo que se usar para aceder ao site em causa, quer seja o computador convencional, quer seja um tablet ou telefone móvel. Certos aplicativos podem requerer que mude apenas o template do site, para que o mesmo fique responsivo, mas é uma situação que deve verificar, pois a responsividade  é outras das métricas que os motores de busca privilegiam.

Sinais das redes sociais

Nos últimos anos, assistiu-se a um enorme crescimento das redes sociais, bem como do conteúdo partilhado nestas redes. Apesar dos motores de busca tratarem os links partilhados em redes sociais como o Facebook, Google+ ou Twitter de um modo diferente dos links convencionais, mesmo assim não deixam de notar os mesmos. Estes sinais sociais são importantes para a otimização de sites, pois julga-se que constituem atualmente uma das métricas que são levadas em linha de conta pelos motores de busca, não devendo por isso ser descurados.

Todas estas técnicas de SEO, se quisermos chamar assim, podem-lhe ajudar a otimizar o  seu site, de uma forma transparente e perfeitamente normal, sem recorrer a métodos que, em última análise, poderiam prejudicar de forma irremediável o seu site.

No Site Fácil, você tem acesso a várias ferramentas de SEO, que o ajudam a otimizar o seu site. De qualquer dos modos, em caso de dúvida ou se precisar de ajuda profissional para otimizar o seu site, poderá sempre contactar-nos para esse efeito. Decerto teremos uma solução que satisfaça os seus intentos.


Partilhe esta publicação

Comentários (2)

  • Anônimo Responder

    Olá amigo, muito bom seu post parabéns!

    Estou procurando pela seguinte questão e não acho em lugar nenhum! A minha dúvida é:

    1 – Quando faço um post para meu blog, quando eu for colocar link de saída para um outro site, o que devo usar: dofollow ou nofollow?

    2 – Eu perco relevância dessa página quando coloco links de outros sites?

    3 – Quando eu devo usar links sem tirar a relevância do meu post e ou site?

    4 – Eu li que se eu colocar um link para o principal site que fala do assunto, eu acabo que ganhando relevância para esse post que estou fazendo, isso procede? Se sim esse link tem que ser dofollow ou nofollow?

    Muito obrigado, ficarei muito feliz se responder minhas perguntas, e desculpe pelas várias perguntas mas seu site foi o que eu vi que é mais top e organizado onde terei certeza da resposta.

    9 de agosto de 2016 em 21:25
  • Anônimo Responder

    Otimas dicas de SEO, nos da agencia Queirozweb trabalhamos muito com isso

    23 de agosto de 2016 em 18:58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.