Como encontrar a melhor hospedagem de sites

Como encontrar a melhor hospedagem de sites

Como criar um site implica que se siga invariavelmente algumas etapas fundamentais, e a hospedagem de sites é uma delas, deve-se procurar encontrar a melhor, de forma a garantir que se tem posteriormente um site estável, com um excelente tempo de uptime, passível de produzir os resultados que desejamos.

Mesmo que se trate de um site corporativo, é bastante dispendioso para uma empresa ter de operar o seu próprio servidor. Na realidade, trata-se de equipamento que consome energia, serviço de Internet, além de precisar de assistência técnica sempre que for necessário efetuar alguma ação de configuração ou manutenção. Optar por um serviço de hospedagem externo é a solução mais popular, quer para sites pessoais, quer para sites empresariais

Porém, como encontrar a melhor hospedagem de sites, de forma a manter os dados seguros e garantir que o tempo de downtime do site é mantido no mínimo possível? Para selecionar a melhor, é preciso estar atento a um conjunto de situações e pesar vários fatores. Contudo, vamos começar pela base, para que tenha uma visão abrangente do que precisa para a sua hospedagem, para garantir que escolhe a melhor.

Afinal, o que é um serviço de hospedagem?

Compreendemos que nem todas as pessoas estão familiarizadas com a hospedagem de sites, especialmente se nunca tiveram de hospedar um site. Se é o seu caso, um serviço de hospedagem funciona através do armazenamento de ficheiros do seu site, em robustos computadores (servidores web), ligados a uma rede de Internet bastante rápida. É o que permite que, quando alguém insere o endereço do seu site no navegador, o mesmo apareça. Isto acontece porque a Internet liga-se ao servidor que hospeda os seus ficheiros e depois transfere a informação de volta ao seu computador. Simples, não é? A partir daí, as pessoas podem navegar e ver as páginas do seu site.

O que procurar num serviço de hospedagem?

As características dos serviços de hospedagem para sites podem variar significativamente entre empresas, no entanto, existem algumas às quais deverá estar particularmente atento, como:

Assistência ao cliente

Os serviços de suporte de qualidade são, sem dúvida, uma mais-valia em qualquer serviço de hosting. Procure sempre uma empresa que lhe disponibilize pelo menos uma forma de contacto. Algumas empresas não disponibilizam contacto por telefone, mas com razão de ser. Afinal, muitos problemas requerem que se tenha muita atenção e o telefone, muitas vezes, interfere com o fluxo normal de trabalho.

Disponibilização de backups

É importante salvaguardar o seu conteúdo de ameaças. Vários fatores podem causar danos ao seu site e fazer com que perca dados, desde a intervenção de hackers mal intencionados até problemas nos próprios softwares. Nesse sentido, é importante encontrar um serviço que efetua backups com regularidade. Normalmente, através do painel de controlo, o usuário também pode fazer os seus próprios backups.

Possibilidade de fazer upgrade

Especialmente para sites corporativos, é importante garantir desde o início a possibilidade de vir a efetuar um upgrade caso necessite. A princípio o seu site pode não consumir muitos recursos, mas com o aumento das visitas pode consumir substancialmente mais. Por exemplo, as contas de e-mail podem requerer mais espaço. Por isso, esteja atento aos planos de hospedagem e às condições disponibilizadas, quer em termos de espaço em disco, quer em termos de largura de banda.

Tempo de uptime

Pontualmente, podem existir problemas que acabam por interferir com o tempo de uptime e resultar em downtime. Isto é normal, mas importa minimizar ao máximo a situação. As melhores empresas de hospedagem devem ter um tempo de downtime médio mínimo (com uptime perto dos 100%), e tomar medidas eficazes para o prevenir.

Testemunhos de clientes

A melhor forma de verificar a reputação da empresa, é através do feedback de clientes da mesma. Contudo, não se fique apenas pelo site, e visite blogs, fóruns, bem como outros locais na Internet, para ver testemunhos reais de clientes que já usaram a plataforma que está a pensar usar. Se a empresa em questão tiver testemunhos na maior parte bastante positivos, este poderá ser um indicador sobre a qualidade da mesma e do serviço prestado.

Como encontrar a melhor hospedagem de sites?

Acima, teve oportunidade de ver algumas das melhores características a procurar num serviço de hospedagem de sites. Porém, além disso, deverá certificar-se que verifica e compara as condições disponibilizadas por várias empresas, para determinar quais as que lhe facultam as melhores condições.

Embora a escolha do melhor serviço de hospedagem não seja linear, pode-se considerar que a mesma reside essencialmente em duas condições fundamentais. A primeira condição é, naturalmente, as características base do pacote, desde a disponibilização de backups, tempo de uptime, até à disponibilização de um painel de controlo como o cPanel; a segunda condição passa também pelo preço, o qual deverá estar dentro do que pretende gastar e garantir que consegue obter um retorno ao seu investimento, até porque podem existir variações significativas de preços entre empresas.

Conjugando essas duas condições, poderá estar seguro de que fez (ou irá fazer) a melhor escolha possível para hospedar o seu site.

A hospedagem de sites com o Site Fácil

A escolha do melhor serviço para si está, portanto, dependente de um conjunto de fatores, porém, mesmo assim, se optar por hospedar o seu site com o Site Fácil, poderá ficar totalmente seguro, pois dispomos de condições mesmo à sua medida. Vejamos abaixo algumas das características do nosso serviço de hospedagem:

  • Acesso a criador de sites Pro;
  • Ativação imediata;
  • Backups diários;
  • Caixas de e-mail;
  • Disponibilização do cPanel;
  • Estatísticas do site;
  • Monitorização durante 24/7;
  • Servidores com excelente desempenho;
  • Servidores sem sobrecarga;
  • Serviço de migração grátis;
  • Suporte PHP e MySQL;
  • Uptime a rondar os 100%.

Está convencido? Então, se procura um serviço de hospedagem de sites apropriado para hospedar o seu projeto online, adquira já o seu espaço connosco. Em caso de dúvidas, poderá sempre entrar em contacto com o Site Fácil, para que o/a possamos elucidar.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.