Como criar um site – Primeiros passos

Como criar um site – Primeiros passos



Como criar um site é algo relativamente fácil de conseguir e acarreta diversas vantagens, são cada vez mais os negócios que optam por criar o seu próprio espaço online. Nesse sentido, podem criar o mesmo a par de um espaço físico já existente ou, pelo contrário, optar por terem um espaço exclusivamente online.

Um site é tão importante para uma empresa, como um blog é para um projeto pessoal. Quer se trate de um negócio pequeno ou, pelo contrário, médio a grande, uma empresa sem um site está a descurar uma dos instrumentos de marketing mais poderosos e eficazes que tem ao seu dispor.

A principal razão para criar um site prende-se com o facto que, atualmente, antes de fazerem uma compra, quer de um produto, quer de um serviço, muitas pessoas fazem uma pesquisa prévia online, pelo que, se não tiver um site, estará  a perder todas estas oportunidades de negócio.

Antes de vermos, na prática, como criar um site, é de todo conveniente que comecemos pela base, para que perceba o que é um site e como uma presença online pode ajudar o seu negócio ou projeto.

O que é um site?

Se tem dificuldades em perceber o seu conceito, saiba que um site é um local na Internet (World Wide Web), que contém a sua página inicial, o primeiro documento que os usuários veem quando visitam o seu site. A par da página inicial, o site pode também conter documentos e ficheiros adicionais, alojados num servidor de uma empresa de hospedagem, sendo propriedade e gerido por uma pessoa, empresa ou organização.

Outrora, os sites criados eram bastante básicos, contudo, atualmente, quando pensamos em como criar um site, constatamos que temos diferentes opções ao nosso dispor. Assim, você pode optar por: um site estático, com algumas páginas relativas aos produtos/serviços disponibilizados pela empresa; um site dinâmico, com conteúdo estático sobre o seu negócio, mas também com integração de uma funcionalidade importante, o blog, para dinamizar o site; por último, tem também ao seu dispor, a loja virtual, isto é, um site de e-commerce através do qual pode vender os seus produtos.

Independentemente da sua opção, é, sim, imperativo que a sua empresa tenha um site e, quanto mais profissional o mesmo for, mais vantagens poderá acarretar para o seu negócio.

Quais são as vantagens de um site?

A criação de um site pode ter diversas vantagens, dependendo da sua finalidade, mas, quando associado a um projeto empresarial, estas podem englobar:

  • A facilidade atual de editar os sites permite atualizá-los com regularidade, gerando mais tráfego orgânico;
  • Aumento das vendas, pois mais visitantes significa mais leads e conversões;
  • Facilidade do acesso de potenciais clientes a informações sobre o seu projeto, como produtos ou serviços prestados;
  • Forma de marketing mais acessível, em comparação com operações de marketing em plataformas como o AdWords ou Facebook Ads;
  • Mantém os clientes devidamente informados sobre o seu projeto, especialmente quando monta um blog;
  • Maior interação entre empresa e cliente, em particular quando publica conteúdo do site nas redes sociais;
  • Oportunidade de ganhar credibilidade para a empresa;
  • Permite criar uma forma alternativa de vendas, para além do espaço físico.

Se não souber como criar um site e optar por não recorrer às suas potencialidade, então decerto estará a perder terreno para a sua concorrência. A maior parte das empresas já percebeu e aceitou a importância de associar uma presença online à física, de forma a incrementar as vendas e a potenciar o negócio, pelo que você não deve ficar atrás, sob pena de colocar em causa a viabilidade do seu projeto.

Descubra como criar um site

Se ainda não está familiarizado sobre como criar um site, saiba que, geralmente, você não precisa de recorrer a qualquer programador / web designer ou ter qualquer conhecimento de código para criar um site em conformidade com o que pretende.

Existem plataformas online gratuitas que lhe permitem criar um site facilmente, desde o Webnode, Weebly, entre outras, contudo, não lhe conferem a autonomia associada a um site personalizado e com hospedagem própria.

Como criar um site é um processo que deve seguir invariavelmente três etapas distintas, é importante que saiba identificar as mesmas. Vejamos abaixo quais são:

Aquisição de hospedagem

Tal como sucede quando você vai criar um blog profissional, o primeiro passo a efetuar para criar o seu site passa por adquirir uma conta de hospedagem, que lhe proporcione um determinado espaço num servidor para hospedar todas as pastas e conteúdos do seu site. Isto é possível através de um serviço de hospedagem, como o proporcionado pelo Site Fácil. É importante, contudo, que verifique todas as opções disponibilizadas pelo serviço que contratar, para se certificar que a conta tem o espaço em disco que necessita, tem um painel de controlo amigo do usuário, como o cPanel, tem assistência técnica, bem como todas as características que considerar como sendo pertinentes para si e para o seu projeto.

Compra de domínio

Quando se adquire a hospedagem para o site, normalmente, opta-se por registar um domínio em simultâneo. O domínio é o endereço do seu site, sendo por isso bastante importante. Este deve refletir o nome da sua empresa ou marca e, além disso, ser curto, para ser fácil de memorizar pelos potenciais clientes.

A extensão do domínio, naturalmente, é também muito importante, pois os motores de busca, como o Google, indexam certos domínios melhores do que outros. De qualquer das formas, você tem diversas opções ao seu dispor.

As extensões mais procuradas são as genéricas de topo, como é o caso do:  .com, .net, .org ou .info, contudo, as extensões de topo por código por país, como o .pt ou o .com.br são também opções a considerar. É preciso ter em linha de conta que certos domínios podem já se encontrar registados, pelo que pode ter de optar por outra extensão ou, quando se justificar, colocar um hífen entre palavras, para conseguir a extensão desejada.

Instalação do construtor de sites

Após adquirir a hospedagem para o seu site e registar o seu domínio, pode começar a trabalhar no seu site propriamente dito.

A melhor forma de o fazer é recorrendo a um criador de sites profissional, como o que encontra em qualquer um dos nossos planos de hospedagem. Em alternativa, pode recorrer à instalação de um aplicativo, como o WordPress ou Joomla, se preferir ter um site dinâmico, através do seu painel de controlo, nomeadamente o cPanel. Tanto uma opção como a outra são amigas do usuário, permitindo que trabalhe no mesmo facilmente, mesmo que seja a sua primeira vez a fazê-lo.

Depois de definir qual a sua ferramenta favorita de edição, apenas tem de começar a editar o seu site, adicionando o seu conteúdo, quer com textos, quer com imagens personalizadas, e, finalmente, publicar o mesmo.

Seguindo estes passos, o seu site poderá ser visitado por qualquer pessoa que o pretenda fazer, podendo você passar a outra fase importante, isto é, a da divulgação do seu site.

Agora que está totalmente familiarizado com o que é um site, reconhece a sua importância e sabe como criar um site na realidade, não espere mais e crie já o seu projeto online com o Site Fácil.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.