Como Criar uma Lista de E-mails

Como Criar uma Lista de E-mails



Já alguma vez pensou em como criar uma lista de e-mails? Este é certamente uma questão recorrente, quer junto de blogueiros e webmasters, quer junto de pequenos proprietários de negócios. Isto porque são muitos os especialistas que advogam a criação de listas afins. Contudo, nem sempre é explicado o que é uma lista de e-mails, quais são os benefícios da mesma, ou sequer como construir a sua própria lista.

De qualquer modo, se esta for uma questão que o atormenta, neste artigo vamos procurar elucidar-lhe sobre todas as questões supracitadas, para que possa criar a sua lista, caso assim o entenda. Comecemos pelo princípio.

Afinal, o que é uma lista de e-mails?

Se ainda não está propriamente identificado com o que é, na realidade, uma lista de e-mails, saiba que se trata de uma lista de endereços de e-mail de pessoas que, de forma voluntária, se registaram no seu site ou blog, através de um formulário existente para o efeito, para receberem a sua newsletter.

Trata-se de uma forma de manter o contacto regular quer com os seus clientes já existentes, quer mesmo com os seus potenciais clientes, enviando-lhes informações, numa base diária, semanal ou mensal, sobre produtos ou serviços, notícias exclusivas, promoções, eventos especiais, bem como quaisquer outras que possam eventualmente interessar aos seus clientes. Isto, naturalmente, sem exagerar, para garantir que os seus e-mails são efetivamente lidos pelos seus destinatários e não acabam nas suas pastas de spam.

Quais são as vantagens de criar uma lista de e-mails?

Existem várias vantagens associadas à criação de uma lista de e-mails. Conheça abaixo algumas que poderão convencer-lhe a começar a criar a sua própria lista:

Alcance

Nas redes sociais, como o Facebook, o seu alcance é limitado, a não se que invista em anúncios. Isto, contudo, não acontece com o e-mail marketing, e as pessoas tendem a perder mais tempo a ver os e-mails que recebem do que propriamente com as últimas atualizações que veem na página inicial das redes sociais.

Custo

O e-mail marketing não se destina somente a grandes empresas, pelo contrário, pode ser utilizado por pequenos negócios e, inclusive, por blogueiros e webmasters. Isto porque pode criar a sua lista despendendo pouco dinheiro ou mesmo nenhum, dependendo da ferramenta que escolher para o adjuvar nesse sentido.

Dinheiro

Muitos especialistas alegam que o dinheiro está na lista de e-mails e com razão. Recorrendo a esta, você tem alcance garantido, pode enviar e-mails a pessoal realmente interessadas no que tem para dizer ou anunciar, melhorando assim a sua taxa de conversão, ou seja, vendas.

Pessoal

Existem várias formas de divulgar o que referimos acima além do e-mail, como as redes sociais, contudo, é inegável que o e-mail é mais pessoal e, por isso, tem um rácio de cliques bastante superior, permitindo que as pessoas leiam realmente a sua mensagem.

Posse

Ao contrário de outros canais de marketing, em que está muito limitado e sujeito às regras de cada canal, o e-mail marketing é uma opção que permite usufruir de mais liberdade. A lista é sua e, por isso, a qualquer altura, pode criar uma campanha e distribuir a mesma pelos seus contactos.

Segmentação

Outra vantagem associada a este tipo de listas para efeitos e e-mail marketing é que você pode segmentar o envio, de acordo com vários fatores, como, por exemplo, a localização dos clientes. Esta é, pois, uma ótima forma de chegar aos seus clientes localmente.

Como começar a criar uma lista de e-mails?

Se está entusiasmado com as vantagens que uma lista de e-mails, bem como o que o e-mail marketing pode significar para o seu projeto online, então tem de começar a criar a sua lista. Para esse propósito, a primeira coisa que tem de fazer é, naturalmente, escolher uma ferramenta que lhe permita fazer isso mesmo.

Existem vários serviços ou, se preferirmos designar de outra forma, empresas que lhe possibilitam recorrer a esse tipo de ferramentas, quer para angariar e-mails e fazer crescer a sua lista, quer para mais tarde distribuir as suas campanhas de e-mail marketing.

No caso específico da lista, esses serviços disponibilizam a você formulários, os quais você pode colocar no seu website ou blog, de forma a que as pessoas possam submeter os seus e-mails, por exemplo, subscrevendo a sua newsletter (saiba aqui como criar a sua).

É importante que recorra a serviços profissionais, que gozam de boa credibilidade, de forma a garantir que obtém os melhores resultados possíveis, o que passa desde logo por assegurar que os seus e-mails acabam na caixa de entrada dos seus destinatários e não na caixa de spam.

Como escolher um serviço para criar a sua lista e distribuir as suas campanhas

Se fizer uma pesquisa rápida, poderá constatar que existem vários serviços, quer nacionais, quer internacionais, que lhe permitem começar a criar a sua lista e, posteriormente, distribuir as suas campanhas de e-mail marketing. Existem vários serviços de qualidade no mercado, sendo que entre estes podemos desde já destacar dois dos mais populares, nomeadamente:

Aweber

Este é, indubitavelmente, um dos serviços mais populares. Através do mesmo, poderá criar a sua lista, enviar e-mails facilmente, gerir os seus subscritores e ainda automatizar muitos dos processos, otimizando os seus recursos e, claro, o seu tempo. Você pode experimentar a plataforma por apenas 1 dólar no primeiro mês e só subscrever o serviço se realmente corresponder às suas expectativas.

MailChimp

O MailChimp, além de ser uma ferramenta com funcionalidades bastante semelhantes à supracitada, é muito provavelmente a mais popular junto de quem está mesmo a começar ou tem um orçamento reduzido para despender no e-mail marketing, até porque tem um plano gratuito, até 2.000 subscritores e 12.000 e-mails por mês.

Após escolher a melhor plataforma, apenas tem de se concentrar em fazer crescer a sua lista de e-mails, posicionando o formulário de subscrição da sua newsletter no local que mais possa gerar conversões no seu site ou blog.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.