Newsletters – Saiba como criar a sua!

Newsletters – Saiba como criar a sua!

Para se ter sucesso nos negócios online é preciso estar sempre atento a todas as formas de marketing, no sentido de promover os nossos produtos e serviços e, por conseguinte, atrair mais clientes. Um método que continua a ser bastante popular, especialmente devido à sua taxa de retorno, consiste no envio de newsletters. Na realidade, sempre que enviadas para um grupo bem definido de clientes, pode aumentar a consciencialização em torno do seu negócio, a par da fidelização dos clientes.

O envio de newsletters deve fazer parte de um plano abrangente de divulgação de sites, que poderá incluir ainda o SEO, anúncios no Google, no Facebook, entre outras plataformas, de forma a potenciar o tráfego e a obter resultados de acordo com as suas expectativas.

Se tem dúvidas sobre o que é uma newsletter, se traz vantagens para o seu site e, acima de tudo, como implementar um sistema de envio desses boletins no seu próprio projeto online, leia atentamente o texto abaixo, onde lhe explicamos tudo o que precisa de saber.

O que são newsletters?

Se não está familiarizado com uma newsletter, saiba que trata-se de um boletim informativo, o qual, normalmente, é enviado a um grupo de subscritores, quer por via tradicional, por correio, quer por via eletrónica, por e-mail, sendo precisamente esta via que iremos explanar ao longo deste artigo.

Estes boletins podem ser usados para fazer publicidade ou, pelo contrário, para finalidades puramente informativas. De qualquer dos modos, através dessa forma, os negócios podem facilmente manter uma ligação duradoura com os seus clientes.

Quais são as vantagens das newsletters?

Existem várias vantagens associadas ao envio de newsletters, especialmente quando se monta lojas virtuais, para fidelizar os clientes. Vejamos abaixo as principais vantagens destes boletins, optando por algumas das melhores plataformas do mercado:

Acesso a autoresponders

Além de poder enviar uma newsletter, os melhores serviços de e-mail marketing permitem-lhe personalizar autoresponders, que possibilitam manter-se em contacto com as pessoas através de e-mails gerados automaticamente. Estes podem ser baseados em ocasiões especiais, como aniversários, boas-vindas a novos subscritores, ou simplesmente para agradecer aos clientes pelas suas compras.

Aumento da conversão (vendas)

Uma newsletter é uma poderosa ferramenta de marketing porque, como é enviada a clientes ou potenciais clientes interessados no que tem para oferecer, permite aumentar significativamente a taxa de conversão, isto é, as vendas.

Controlo da eficácia

De nada serve enviar este boletins se não puder controlar a sua eficácia e fazer ajustamentos sempre que for necessário. Daí a importância de escolher uma plataforma que lhe permita analisar todos os aspetos do envio de newsletters. As melhores permitem-lhe rastrear o envio, se forem abertas ou não, os cliques, além de outras estatísticas.

Custo reduzido

Quando comparado com os tradicionais boletins enviados pelo correio, constatamos que se enviar uma newsletter por e-mail pode poupar bastante dinheiro, uma vez que não tem de pagar impressão e envio físico, somente tem de pagar à plataforma que disponibiliza o serviço.

Templates profissionais

Atualmente, se optar por recolher às melhores plataformas de e-mail marketing, poderá aceder a templates e serviços que permitem criar boletins com design profissional, mesmo que não tenha qualquer conhecimento prévio sobre a criação e envio dos mesmos.

Melhoria da comunicação

Como são enviadas para partilhar informação comercial, são uma ótima forma de comunicação e de passar uma determinada mensagem da empresa para o cliente. Permitem manter os clientes informados não só sobre os produtos ou serviços, mas também de novas políticas, prémios, entre outras informações.

Plataformas que lhe permitem o envio de newsletters

Para poder tirar partido das vantagens referidas acima, deverá utilizar uma plataforma que lhe permita criar, gerir e enviar as suas newsletters. Deve-se salientar que não é possível enviar e-mails não solicitados, isto é, sem as pessoas terem efetivamente subscrito a newsletter, pois os mesmos podem ser considerados spam, o que poderá acarretar-lhe mais problemas do que benefícios.

Existem várias plataformas populares de e-mail marketing, que lhe permitem criar facilmente uma newsletter. Vejamos abaixo algumas das melhores opções que tem ao seu dispor:

Aweber

Uma das opções mais antigas e populares do mercado, a Aweber dá-lhe uma grande flexibilidade na gestão dos seus contactos e personalização dos templates, sem a integração de componentes de terceiros. Poderá ser uma boa ferramenta para si.

Campaigner

É um serviço de e-mail marketing que lhe proporciona o acesso a templates muito bem concebidos, contando ainda com várias funcionalidades avançadas, bem como um plano gratuito para testar a plataforma.

MailChimp

Sendo bastante fácil de utilizar, é uma das opções prediletas de quem está mesmo a começar. Se tiver um pequeno negócio e estiver a procurar uma solução de e-mail marketing fácil do ponto de vista do utilizador, o MailChimp poderá ser a solução ideal.

MyEmma

Com um leque diversificado de funcionalidades, quer para pequenas empresas, quer para grandes, o MyEmma, é um software de e-mail marketing versátil, que lhe permite personalizar facilmente os seus boletins, tendo ainda uma versão trial à sua disposição.

Normalmente, estes serviços facultam-lhe um simples formulário, personalizável, que pode colocar no seu site, de forma a angariar os seus subscritores, os quais serão posteriormente migrados para as respectivas plataformas e incluídos na sua lista de contactos, para poder enviar-lhes uma newsletter sempre que necessário.

Como escolher a melhor plataforma para envio de newsletters?

Qualquer uma dessas plataformas é uma ótima escolha para criar, gerir e enviar as suas newsletters. Contudo, mesmo assim, é conveniente que esteja atento a todas as particularidades inerentes às mesmas.

Algumas das soluções veiculadas acima poderão ter preços, bem como condições distintas, sendo que algumas permitem que se faça uma avaliação gratuita ou mesmo que as use gratuitamente até um certo limite, como é o caso do MailChimp. Por isso, é conveniente que verifique as condições associadas à utilização de cada uma, testando-as, quando possível, antes de optar por uma em concreto.

A melhor plataforma para si será, naturalmente, a que lhe proporcionar todas as condições e funcionalidades que necessita, a par de um preço que lhe permita retirar o devido retorno financeiro do seu investimento.

Muitas pessoas preocupam-se somente com as ferramentas SEO para fomentarem o tráfego, contudo, é inegável que uma simples newsletter pode ser uma ótima mais-valia para um site e também ela, por direito próprio, resultar em mais visitas.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.