Como divulgar o meu site – Conselhos e dicas

Como divulgar o meu site – Conselhos e dicas

Como divulgar o meu site? Esta é uma questão recorrente, quando se constata que o tráfego recebido num site não está de acordo com as suas expectativas. Porém, existem muitas estratégias que você pode adotar e colocar em prática para aumentar o tráfego do seu site.

Criar um site é somente a primeira etapa, pois, agora, você necessita de levar visitas e potenciais clientes ao seu site, para obter os resultados que deseja.

As estratégias existentes para divulgar um site estão dependentes do que você pretende fazer e, claro, gastar. Nessa ótica, pode optar por métodos de divulgação totalmente gratuitos ou, se o seu orçamento o permitir, conjugá-los com métodos pagos. Estes últimos podem ser bastante eficazes em termos de conversão e ROI (return on investment), isto é, o retorno sobre investimento.

Como divulgar o meu site de graça

Como divulgar um site também é possível sem despender qualquer dinheiro, vamos ver algumas formas úteis e gratuitas de divulgar o seu site, como:

Blogs

A integração de um blog no seu site é uma excelente forma de atualizá-lo com regularidade, o que é muito importante para os motores de busca. Mas, além disso, publicando conteúdo novo e de qualidade, é possível que o mesmo seja posteriormente partilhado nas redes sociais, promovendo assim o seu conteúdo, bem como o seu site.

Diretórios

Embora possam não significar que receba grandes volumes de tráfego, mesmo assim são bastante importantes, até por permitirem melhorar o posicionamento do seu site, ao ganhar um backlink de qualidade e relevante.

Nesse sentido, você deve procurar registar o seu site em diretórios existentes para o efeito, de preferência com bom pagerank. Existem diretórios para diversos tipos de sites, contudo, para sites de negócios, por exemplo, é recomendável o Google My Business. Este serviço gratuito permite-lhe ser encontrado facilmente pelos seus clientes neste motor de busca.

Guest posts

Uma das melhores formas gratuitas de divulgar um site assenta na criação de guest posts. Estes são artigos que você cria em blogs relevantes para o seu nicho, com bons índices de tráfego. Normalmente, você pode inserir um ou dois links nos textos, dofollow, reencaminhando posteriormente os leitores para o seu próprio site. Além disso, é também uma forma de melhorar os seus esforços de link building.

Marketing de conteúdos

Em termos de marketing de conteúdos, uma forma muito importante de interagir com o seu público-alvo, como já vimos, os artigos são importantes, mas não menos importantes são outro tipo de conteúdos. Assim, conteúdos como eBooks ou mesmo infográficos são também possibilidades a ter em linha de conta, onde você deve incluir sempre um link que redirecione as pessoas para o seu site.

Redes sociais

Atualmente, a divulgação de um site nas redes sociais é uma componente essencial de qualquer estratégia de marketing. Assim, deve procurar estar presente, pelo menos, nas redes sociais mais populares, desde o Facebook, Google+, Twitter, Instagram, entre outras. Esta é uma forma de não só gerar tráfego para o seu site, com potenciais novos clientes, mas também de fomentar a interação entre o autor e o leitor/potencial cliente.

SEO (search engine optimization)

Deve-se acrescentar que, embora essas técnicas sejam todas válidas e representarem uma mais-valia para o seu site, não se deve nunca descurar todo o trabalho de SEO inerente ao mesmo. Este não se deve focar somente no texto, mas sim em diversas outras vertentes. A optimização do seu site, quer onsite quer offsite, poderá resultar em tráfego orgânico, totalmente gratuito.

Como divulgar o meu site com soluções profissionais

Agora que está identificado com as soluções gratuitas, pode aprender como divulgar o meu site com soluções profissionais. Vejamos abaixo as opções mais populares:

AdWords

Trata-se do serviço de publicidade online pago do Google, o qual permite-lhe criar pequenos anúncios e  exibi-los, quer no motor de busca, sempre que um usuário fizer uma determinada pesquisa usando as palavras-chave que você associou ao seu anúncio, quer em sites afiliados e parceiros do Google.

Se se pergunta como divulgar o meu site,  esta é a melhor plataforma online para divulgar qualquer site, pois permite criar anúncios passíveis de serem clicados somente por usuários realmente interessados nos seus produtos e serviços. Além disso, permite-lhe ainda pagar somente pelos cliques obtidos, isto é, pelos pessoas que realmente clicam no anúncio e visitam o seu site.

Este é amplamente considerado como sendo o serviço de publicidade que lhe proporciona a melhor taxa de conversão, ou seja, vendas. Para otimizar os seus resultados, você pode recorrer à ferramenta de palavras-chave disponibilizada pela própria plataforma ou, em alternativa, recorrer a um parceiro certificado pelo Google como o Site Fácil.

Artigos patrocinados

Se não for possível optar pelos guest posts, pode tentar os artigos patrocinados, isto é, artigos pagos em blogs passíveis de lhe trazerem posteriormente algum retorno. Normalmente, são artigos que falam do seu site ou negócio, bem como as vantagens associadas ao mesmo.

Todavia, apesar dos possíveis benefícios associados ao aumento do tráfego daí proveniente, deve-se salientar que, geralmente, os links incluídos nestes artigos são nofollow. Isto é, não contam como um voto, como os dofollow, não sendo, por isso, seguidos pelos crawlers dos motores de busca.

Publicidade em sites externos

A par dos artigos patrocinados ou em alternativa aos mesmos, se encontrar blogs que obtenham volumes de tráfego bastante elevados, poderá entrar em contacto com os webmasters responsáveis pelos mesmos para aferir da possibilidade de incluir nestes um banner publicitário do seu site.

Apesar de paga, esta é uma boa forma de obter tráfego de referidos, em que parte do seu tráfego vem de outros sites, além de permitir diversificar o mesmo.

Facebook Ads

O Facebook, além de lhe permitir criar uma página totalmente gratuita, proporciona-lhe várias formas pagas de divulgar um site. Através do gestor de anúncios do seu painel de administrador, você pode promover as suas publicações ou página, bem como enviar directamente as pessoas para o seu site.

Estas são, em suma, as principais formas que tem ao seu dispor para aumentar o tráfego do seu site. Mas, mesmo assim, se a questão como divulgar o meu site ainda o apoquenta ou gostaria de obter ajuda profissional, fale connosco. Decerto que poderemos facultar-lhe uma solução que vá de encontro ao que necessita.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.