Como anunciar no Google – Guia para iniciantes

Como anunciar no Google – Guia para iniciantes

Como anunciar no Google? O maior motor de busca do mundo representa um mundo de oportunidades através da sua plataforma de publicidade. A possibilidade de chegar a um número abrangente de clientes e, em simultâneo, com total controlo sobre o orçamento a despender para o efeito é deveras cativante.

Qualquer projeto online que necessite de incrementar as suas vendas, quer seja de produtos, quer seja de serviços, pode e deve recorrer ao Google. Isto pode incluir, naturalmente, desde pequenos até grandes negócios, pois uma campanha de publicidade neste motor de busca pode ser muito útil em ambas as situações.

Existem diversas formas de anunciar na internet, todavia, se tem um orçamento curto para publicidade, é inegável que anunciar no Google é a melhor alternativa que tem ao seu dispor.

Antes de vermos efetivamente como anunciar no Google, devemos começar pela base, isto é, conhecendo o Google AdWords, a plataforma que lhe permite efetuar uma parceria estratégica entre o seu projeto e o maior motor de busca do mundo e respetiva rede de afiliados.

Conheça o Google AdWords

Se não está familiarizado sobre como anunciar no Google nem com a sua plataforma existente para o efeito, o Google AdWords, saiba que é um serviço de publicidade paga, PPC (pay per click), que lhe permite anunciar quer no próprio motor de busca, isto é, junto dos resultados de pesquisa, quer na extensa rede de sites afiliados de que dispõe.

No caso específico da publicidade no próprio motor de busca, o seu anúncio pode aparecer no mesmo sempre que as pessoas usarem determinadas palavras-chave para pesquisarem por produtos ou serviços. Portanto, se as palavras-chave que você escolher corresponderem às palavras-chave que as pessoas usarem na sua pesquisa, o seu anúncio pago irá aparecer junto dos resultados de busca orgânicos.

Quando as pessoas clicarem no seu anúncio, elas são reencaminhadas para o seu site, de forma a saberem mais informações ou então adquirirem o que foi anunciado.

Vantagens de anunciar no Google

Ao escolher anunciar no Google em detrimento de outra plataforma, você poderá beneficiar de algumas vantagens, como:

  • Acessível – Existem mercados mais caros do que outros, por exemplo, as palavras-chave associadas a seguros são mais caras do que palavras relacionados com puericultura. De qualquer das formas, seja qual for o mercado em que opera, você paga só pelos cliques, ou seja, por cada potencial cliente que realmente visita o seu site, podendo ainda definir o seu orçamento diário.
  • Alcance – Ao recorrer ao Google AdWords, poderá usufruir de um alcance que dificilmente conseguiria com qualquer outra plataforma. Poderá escolher mesmo anunciar somente no seu país ou, pelo contrário, noutros países também.
  • Conversão – Os clientes que, normalmente, chegam ao seu site a partir de um anúncio, estão interessados nos seus produtos/serviços, por isso é que clicaram no seu anúncio. Isto permite elevar significativamente a sua taxa de conversão.
  • Clientes – Diariamente, são feitas inúmeras pesquisas no Google, o que significa que você pode conseguir novos clientes se recorrer à mesma, sempre que pesquisarem com palavras-chave associadas a um anúncio seu.
  • Controlo – O painel de administrador da plataforma permite-lhe controlar diversos aspetos do seu anúncio, podendo ver quantas impressões o seu anúncio teve, quantas pessoas clicaram, qual o país dessas pessoas, entre várias outras informações. Além disso, pode sempre pausar e ativar a sua campanha sempre que desejar.

Agora que conhece o Google AdWords e reconhece as vantagens da plataforma, é também útil que saiba, em concreto, como anunciar no Google. Por isso, se gostaria de usufruir das potencialidades em anunciar com este motor de busca, veja abaixo como poderá fazê-lo.

Como anunciar no Google

Para divulgar ainda mais o seu site, nada como anunciar no Google. Para fazê-lo, deverá seguir alguns passos básicos, como:

Abrir conta no Google Adwords

Abrir uma conta é totalmente gratuito, sendo que só paga quando ativar a sua campanha. Quando entrar na sua conta, antes de começar a criar o seu anúncio, deve fazer uma pesquisa exaustiva das palavras-chave que pode associar ao seu futuro anúncio, recorrendo ao “Planeador de Palavras-Chave”, que encontra sob a aba “Ferramentas”. Você pode inclusive anotar entre 20 a 30 palavras-chave para começar.

Criar uma campanha

O passo seguinte é criar a sua primeira campanha de publicidade paga no Google. Depois de clicar na aba referente a “Campanhas”, clique em “+Campanha”, para criar uma nova. Isto fará com que apareça uma página relativa à configuração do seu anúncio, onde poderá definir uma série de aspetos do mesmo, os quais incluem: o nome da campanha, o tipo de campanha, as localizações, o orçamento, entre outros.

Escrever o anúncio

Após configurar estes aspetos, poderá, finalmente, escrever o seu anúncio. Existem quatro campos que deverá preencher, nomeadamente o título, muito importante para cativar a atenção das pessoas, duas linhas para descrever e despoletar interesse no seu negócio e, por último, o campo referente ao URL do seu site.

Validar o seu anúncio

Quando finalizar o anúncio, apenas tem de validar o mesmo, no botão existente para o efeito, para o anúncio começar a aparecer no Google, bem como na rede de parceiros de pesquisa, caso tenha selecionado essa opção.

Vale a pena anunciar no Google, mas pode sempre diversificar

O Google AdWords é indubitavelmente um dos melhores canais de publicidade, ou mesmo o melhor, para publicitar o seu negócio online. Naturalmente, apesar de todas as suas potencialidades, se o seu orçamento o permitir, pode sempre optar por recorrer a outras plataformas de publicidade online, como o Facebook Ads, bem como a formas de publicidade convencional para otimizar a sua campanha.

De qualquer das formas, como sugerimos acima, se o seu orçamento for limitado, opte sempre por anunciar no Google, pois, assim, decerto conseguirá as melhores taxas de retorno sobre o seu investimento.

Como já sabe como anunciar no Google, se pretende aumentar as vendas de um determinado projeto online, experimente já a plataforma de publicidade paga deste motor de busca. Se precisar de ajuda profissional, poderá entrar em contacto com o Site Fácil, pois somos um parceiro certificado Google.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.