SEO para WordPress: Títulos e Descrições

SEO para WordPress: Títulos e Descrições



Neste artigo vai conhecer a importância de alterar os títulos do seu site para conseguir ainda mais optimização para motores de busca. Este artigo faz parte do guia essencial para SEO no WordPress, que lhe vai ensinar o básico sobre optimização para motores de busca no seu site ou blog.

Optimização dos Títulos no WordPress

Por defeito o WordPress vem configurado com a estrutura de títulos seguinte:

Titulo do blog » Arquivo do blog » Titulo do post

Para ter uma optimização mais eficiente, tem de colocar esta estrutura ao contrário, porque os motores de busca colocam mais peso nas primeiras palavras de um título. Por isso, faz mais sentido que as palavras-chave importantes apareçam primeiro. Além disso, os visitantes fazem um scan ao post da esquerda para a direita, isto faz com que vejam as palavras-chave em primeiro lugar.

Se utilizar o plugin All in One SEO poderá definir a estrutura que deseja para os seus títulos. Com a instalação deste plugin, nem precisa de fazer nada porque ele já vem com essa estrutura. Assim que for ativado, o seu site passa a ter uma estrutura de títulos mais eficiente.

Este plugin coloca uma área de edição em cada post, onde poderá alterar o título que deseja. Por defeito, o título que der ao post é o título que aparece na barra do browser, mas pode querer modificá-lo por algum motivo.

Optimização das Descrições no WordPress

Cada categoria que criar deve ter uma descrição clara, porque a descrição de um post tem alguns objetivos importantes:

  • Permite que os visitantes vejam a descrição do post enquanto estão ainda nos motores de busca.
  • Atua como vendedor do seu artigo no motor de busca. Uma boa descrição pode levar um novo visitante ao seu site, ou não.

É possível ter a descrição a ser criada automaticamente pelo WordPress, mas o que a maior parte dos Plugins faz é copiar a primeira frase do post. No entanto, a primeira frase do post pode não ter nada a ver com o assunto que está no resto da página.

A melhor forma de ter uma descrição eficaz é criando manualmente. O plugin All in One SEO permite adicionar a descrição no próprio post. É só escrever até 160 letras nessa caixa de texto e fazer “Publicar”. Não perde mais do que 30 segundos a escrever esta frase, mas vale bem a pena.

No próximo artigo saiba como alterar os templates para melhorar o SEO do WordPress.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.