Desenvolvimento de Sites – Aprenda a desenvolver o seu!

Desenvolvimento de Sites – Aprenda a desenvolver o seu!

Longe vão os tempos em que o desenvolvimento de sites era um objetivo apenas passível de ser conseguido por profissionais e empresas especializadas. Na verdade, atualmente, são cada vez mais as pessoas que optam por desenvolver o seu próprio site sem recorrerem a serviços externos, para além dos absolutamente necessários, como, de resto, teremos a oportunidade de ver quais são mais abaixo.

Isto é tudo é possível porque, hoje em dia, não é necessário ter qualquer conhecimento de código ou de programação para desenvolver um site profissional, totalmente responsivo, graças aos sistemas de gestão de conteúdo.

Um CMS (content management system), como é habitualmente designado estes sistemas, são aplicativos que podem ser usados (através da sua conta de alojamento) para criar, editar e gerir o conteúdo de um site, bem como a sua imagem.

Principais CMS para desenvolvimento de sites

Se fizer uma busca rápida pelos sistemas de gestão de conteúdo que existem, poderá reparar que tem ao seu dispor diversas possibilidades, contudo, mesmo assim, não se deverá guiar pela diversidade, mas sim pela qualidade. Para avaliar a qualidade (e futuro) de um CMS, nada como recorrer às suas comunidades de suporte, as quais permitem o contínuo desenvolvimento de sites baseados nestes sistemas. Assim, facilmente constata-se que os principais CMS são:

Drupal

O Drupal é um CMS open source e gratuito. Trata-se de uma das principais escolhas para criar sites novos e pode ser utilizado quer para criar blogs pessoais, quer para criar grandes sites corporativos. Como outros sistemas, tem diversos módulos que podem ser adicionados para aumentar a funcionalidade.

Joomla

O Joomla é um dos sistemas de gestão de conteúdo mais utilizados em todo o mundo. Para o efeito, muito contribui o facto de este CMS ser muito personalizável e poder ser adequado para praticamente qualquer projeto. Por isso mesmo, diversas empresas, organizações e indivíduos recorrem ao Joomla para criarem os seus sites.

WordPress

É uma ferramenta de criação de sites e blogs, open source, baseada em PHP. Trata-se, muito provavelmente, do sistema de gestão de conteúdo mais fácil e, concomitantemente, mais poderoso que tem ao seu dispor para criar um site ou blog na atualidade. Se escolher o WordPress, poderá fazê-lo em total segurança, até porque diversos projetos reputados usam o mesmo.

Apesar dos diferentes CMS que tem ao seu dispor, é indubitável que o melhor, por ser simples, escalável e, ainda, ser ótimo para efeitos de otimização, é o WordPress. De qualquer modo, independentemente do CMS escolhido, vejamos abaixo como poderá desenvolver o seu site.

Como desenvolver um site (profissional)

Agora que está a par dos softwares existentes para efeitos de desenvolvimento de sites, vamos abordar como você pode, em concreto, desenvolver o seu site, como se fosse um verdadeiro profissional. Para esse propósito, deverá invariavelmente seguir alguns passos, nomeadamente:

Adquirir um domínio personalizado

Antes de começar a desenvolver um site, deverá começar pelo básico, o que passa necessariamente pela aquisição de um domínio personalizado, pago, em detrimento do uso de um subdomínio, numa plataforma gratuita. O domínio é a sua identidade online, pelo que é bastante importante. Deverá escolher um nome que represente adequadamente o seu projeto. Não menos importante é a terminação que escolhe para o seu domínio. Isto porque existem domínios mais valiosos do que outros, são os denominados domínios de topo. Estes incluem as terminações nacionais .pt ou .br, mas também internacionais, como o .com, .net, .org ou .info.

Comprar um plano de alojamento

Após adquirir o seu domínio, terá de comprar um plano de alojamento apropriado para o seu projeto. É precisamente este plano que permitir-lhe-á alojar todas as pastas e ficheiros do seu site num servidor profissional, sem o qual não será possível colocar o seu site online. Existem, como poderá constatar aqui, diversos planos de alojamento ao seu dispor, desde o básico até ao mais avançado. Se estiver mesmo a começar, pode sempre optar por um plano básico e, mais tarde, recorrer a um plano mais avançado para escalar o seu projeto.

Escolher o construtor de sites

Acima, vimos alguns dos softwares que tem ao seu dispor para desenvolver um site, contudo, você tem de escolher naturalmente um para criar o seu. Nesse sentido, é importante optar por um que seja adequado ao seu nível, isto é, se você for um usuário iniciante, deverá selecionar um construtor de sites profissional que seja fácil e simples de utilizar, mas que, em simultâneo, o permita escalar mais tarde para outro nível. O melhor para esse efeito, como já vimos, poderá ser um CMS, um sistema de gestão de conteúdo, como o WordPress, o mais utilizado a nível global. Aplicativos como esse podem ser facilmente instalados através do cPanel, que está normalmente disponível em qualquer conta de alojamento, no seu painel de administrador.

Publicar o conteúdo

Após instalar o construtor de sites preferido, apenas tem de aceder ao mesmo e começar a editar o seu site, o que passa não só por aspetos como o template, mas acima de tudo pelo conteúdo a publicar. O conteúdo inclui textos, devidamente escritos e otimizados, imagens, mas também vídeos. No que concerne ao conteúdo, trata-se de um aspeto que nunca deve descurar. Afinal, um dos lemas mais conhecidos na Internet é o de que o “conteúdo é rei”.

Posto isto, apenas tem de começar a divulgar o seu site, para, além do tráfego orgânico, poder começar a receber outro tipo de tráfego, nomeadamente o social, proveniente das redes sociais mais importantes, como o Facebook, Twitter ou Google+.

Em caso de dúvida sobre o desenvolvimento de sites profissionais na nossa plataforma, o Site Fácil, entre de imediato em contacto connosco. Teremos todo o gosto em lhe ajudar.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.