Como criar um site com Drupal

Como criar um site com Drupal

Devido ao extenso naipe de opções para criar um site na atualidade, muitas pessoas não sabem que criador de sites utilizar, para dar vida ao seu projeto online. Na verdade, é uma dúvida comum, mas facilmente resolvida. Isto porque pode sempre optar por um dos sistemas de gestão de conteúdo mais utilizados da atualidade, como o Drupal.

É possível criar qualquer tipo de site com o Drupal e, por isso, ele é utilizado em inúmeros sites populares em todo o mundo, desde o site oficial da Lady Gaga até ao site da OXFAM. Por isso, se você gostaria de saber como criar um site com Drupal, continue a ler o nosso artigo e surpreenda-se com a facilidade com que pode criar o seu site usando este sistema de gestão de conteúdo. Comecemos pela base.

O que é o Drupal?

É um sistema de gestão de conteúdo ou, se preferirmos designar pelo nome original, CMS (content management system), open source, que serve de base a literalmente milhões de sites e aplicativos um pouco por todo o mundo.

É um dos CMS mais utilizados, devido às suas potencialidades, uma vez que é adequado quer para pequenos projetos, quer para grandes, devido à sua flexibilidade e escalabilidade, contando ainda com uma vasta comunidade de desenvolvedores ativos como suporte, que permitem que o software permaneça atualizado.

Vantagens do Drupal

Como o WordPress e o Joomla são, provavelmente, os CMS mais populares, muitas pessoas não estão devidamente identificadas com as suas potencialidades e vantagens. Na verdade, ao usar o Drupal, poderá usufruir de vantagens como:

Atualizado com regularidade

Os melhores CMS são atualizados com regularidade e este, em particular, não é exceção. Na realidade, é conhecido por, além de ter atualizações frequentes, ser muito seguro e confiável, protegendo o seu projeto de pessoas mal intencionadas.

Criação de conteúdo fácil

Sendo um dos melhores sistemas de gestão de conteúdo do mercado, não é com surpresa que constatamos que o mesmo permite que criemos e publiquemos facilmente conteúdo. Além disso, podemos também configurar o acesso e permissões de outras pessoas, para que as mesmas possam também ter um papel ativo na gestão do conteúdo, mas dando-lhe sempre controlo total.

Opções de módulos

Existem literalmente milhares de módulos disponíveis para este CMS, grande parte totalmente grátis, para lhe ajudar a desenvolver todas as funcionalidades que pretende no seu site. Existem, portanto, módulos direcionados para a segurança, SEO, mídia social, desempenho, entre outros.

Software open source

Trata-se de um software open source e, por isso, totalmente gratuito. Ao usar o mesmo, terá desde o início a certeza de que poderá trabalhar e desenvolver o seu site sem se preocupar com licenças ou pagamentos associados à escolha de CMS. Apenas tem de instalar o mesmo.

Templates Drupal

Devido à grande comunidade de suporte deste CMS, você poderá contar com inúmeros templates Drupal disponíveis para concretizar a sua visão para o site. Além disso, poderá facilmente efetuar modificações no design do seu site, para representar adequadamente a sua marca, caso se tenha um projeto comercial.

Além de todas essas vantagens, o Drupal é facilmente escalável, o que significa que tanto pode criar um site com apenas algumas páginas, como pode mesmo criar milhares de páginas.

Descubra como criar um site com Drupal

Se está agradado com as potencialidades deste CMS, saiba que poderá criar um site com Drupal, sem problemas de maior. Na realidade, apenas tem de seguir três passos essenciais para criar o seu site com este sistema de gestão de conteúdo, nomeadamente:

Aquisição do seu domínio

Se ainda não tem um domínio (se já tiver, poderá transferir o mesmo para o Site Fácil), deverá começar por adquirir o seu domínio personalizado. O domínio é o nome do seu site e, concomitantemente, o endereço que as pessoas vão colocar nos seus browsers para acederem ao seu site.

Por isso, deverá certificar-se que o domínio representa adequadamente o nome do seu site (ou marca), havendo várias opções em termos das extensões disponíveis. Na verdade, poderá optar por extensões de topo nacionais, como o .pt ou .com.br, ou por internacionais, como o .com (a opção mais popular), .net, .org ou ainda .info.

Configuração da hospedagem

Quando adquirir o seu domínio, poderá optar por adquirir também hospedagem para o seu site. A hospedagem ou alojamento são termos que representam a mesma coisa, isto é, espaço num servidor para armazenar os seus dados do seu site. É precisamente a hospedagem o elemento que permite que um determinado site seja facilmente acedido através da Internet.

Existem, normalmente, vários pacotes de hospedagem por onde escolher, contudo, se está mesmo a começar e o seu site provavelmente ainda não consome muitos recursos, pode começar com um pacote básico, num servidor partilhado, sendo que pode sempre optar por outro pacote mais tarde. O seu serviço de hospedagem, normalmente, trata de todas as configurações básicas, associando a mesma ao seu domínio, pelo que não precisa de se preocupar com esse aspeto.

Instalação do Drupal com cPanel

Na Internet, você poderá ver que existem diferentes formas de instalar este CMS, mas a forma mais fácil é, sem dúvida, através do seu painel de administrador da conta de hospedagem, normalmente, o cPanel. Neste, poderá encontrar um instalador de aplicativos, como o Softaculous ou Fantastico. Basta entrar no mesmo e procurar o aplicativo que pretende instalar.

Depois, basta escolher os dados preferidos para efetuar o seu login e prosseguir com a sua instalação. Quando terminar, basta digitar no seu navegador o nomedoseusite/admin, para aceder ao painel de administrador do site, onde poderá começar a criar o conteúdo e configurar quaisquer outros aspetos que pretenda.

E, basicamente, isto é tudo o que você precisa para saber como criar um um site com Drupal simples. Se precisar de ajuda para configurar o seu site, saiba que existem diversos tutoriais na Internet, em blogs e fóruns, bem como vídeos no YouTube, que lhe explicam tudo o que necessita de saber.

Recapitulando, para criar o seu site com este CMS, basta, então, adquirir o seu domínio e conta de alojamento, caso ainda não tenha nenhum dos dois, e instalar o aplicativo através do seu painel de controlo, simples, não é? Em caso de dúvida, não hesite e contacte-nos, para que possamos lhe ajudar.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.