Como criar um site com o WordPress

Como criar um site com o WordPress

Sendo, muito provavelmente, o CMS (content management system) mais popular da atualidade, não é de estranhar que cada vez mais pessoas tentem saber como criar um site com o WordPress. Afinal, é também fácil de instalar, tem uma enorme comunidade de usuários e desenvolvedores e podemos criar um site profissional com o mesmo.

Naturalmente, existe um leque abrangente de aplicativos e criadores de sites ao seu dispor, contudo, este, em particular, além da facilidade com que criamos e publicamos conteúdo através do mesmo, tem um leque abrangente de plugins que nos permitem fazer (quase) tudo o que queremos com o mesmo.

Gostaria de saber mais? A pensar em si, criamos um pequeno guia que decerto facultar-lhe-á todas as informações que precisa de saber sobre este software.

O que é o WordPress?

O WordPress é uma ferramenta open source de criação de sites e blogs. Trata-se, muito possivelmente, do sistema de gestão de conteúdo mais fácil de usar e, concomitantemente, mais poderoso, ao dispor de quem procura criar um blog ou site. A constatar isso está o facto de que é utilizado tanto por webmasters iniciantes, como por grandes empresas.

Quais são as vantagens do WordPress?

Como é natural,muitos usuários preferem utilizar o WordPress em detrimento de outros CMS, porque o mesmo acarreta algumas vantagens, como, por exemplo:

Fácil de utilizar

A grande vantagem deste sistema de gestão de conteúdo é que é extremamente fácil de utilizar, como se se tratasse de um vulgar processador de texto. Devido à sua facilidade de utilização, bem como interface intuitivo, o usuário pode adicionar novas páginas, posts, imagens e vídeos ao site ou blog de forma rápida e regular.

Maior controlo

Ao preferir este CMS, você não tem de esperar por um programador ou designer para efetuar alterações simples no seu site para o atualizar. Isto porque você pode facilmente controlar praticamente quase todos os aspetos do seu site e atualizá-lo você mesmo. Por exemplo, pode configurar o seu site, para que o mesmo se atualize automaticamente, sempre que houver novas versões do aplicativo que usa.

Ótimo para os motores de busca

Até pessoas ligadas ao Google reconhecem. O WordPress é ótimo para os motores de busca e, por conseguinte, para o seu tráfego orgânico. Isto acontece porque tem um código limpo e simples como base, fazendo com que seja extremamente fácil para os motores de busca lerem o mapa dos sites. Além do mais, cada página, post e imagem tem as suas próprias palavras-chave ou tags, descrição, título, o que ajuda o usuário nos seus propósitos de SEO.

Tem inúmeros templates

Uma das grandes vantagens de sites criados com este CMS é que você conta com uma biblioteca enorme de templates WordPress à sua disposição, que permitem-lhe personalizar facilmente o design do seu site. Existem temas gratuitos, muitos dos quais pode carregar facilmente através do seu painel de administrador do site, bem como temas premium, pagos, que possibilitam-lhe ter um site com uma imagem diferente e mais profissional. Em sites como o ThemeForest, Elegant Themes, entre outros, encontra um grande acervo de temas profissionais.

Não precisa de saber código

Para criar ou atualizar o seu site com este sistema de gestão de conteúdo, salvo alguma personalização mais complicada, você não precisa de saber qualquer tipo de código, como aconteceria se usasse, por exemplo, programas como o Dreamweaver. Você pode adicionar páginas ou posts, vídeos, entre outros tipos de ficheiro, sem a necessidade de recorrer a código, programas de FTP, ou outros.

Descubra como criar um site com o WordPress

Agora que está familiarizado com o que é, bem como quais são as vantagens deste CMS, vamos ver como criar um site facilmente recorrendo ao WordPress. Na verdade, partindo do pressuposto que pretende criar um site com hospedagem própria, você apenas tem de seguir alguns passos simples. Vejamos abaixo:

Aquisição de domínio personalizado

Independentemente do software ou do criador de sites que você optar para criar o seu site, qualquer projeto online começa invariavelmente com a aquisição de um domínio. O domínio é, em termos básicos, o endereço do seu site. Por isso, deverá escolher um domínio que represente adequadamente o seu projeto e que, em simultâneo, seja fácil de memorizar. Muito importante é também a terminação que escolhe para o domínio, sendo que existem diversas por onde optar. Para o efeito, deverá optar por terminações de topo, como .com, .net, .org, .info, ou ainda as nacionais .pt ou .com.br, dependendo da natureza do projeto, bem como da sua proveniência. Um domínio de topo confere maior credibilidade ao seu site, pelo que não deverá descurar esse aspeto.

Associação de um plano de hospedagem

Para tirar partido de todas as potencialidades do WordPress, nada como ter hospedagem própria, associando-a ao seu domínio. A hospedagem é muito importante porque, na prática, será a mesma que permitir-lhe-á armazenar todos os dados do seu site e, concomitantemente, que outras pessoas possam aceder ao seu site, quando digitarem o endereço do mesmo nos navegadores. Existem, normalmente, vários pacotes por onde escolher, mas, se está a mesmo a começar, pode iniciar com um pacote básico de hospedagem e fazer um upgrade sempre que necessário.

Instalação do WordPress através do painel de controle

Após receber a confirmação de que o seu domínio e plano de hospedagem já se encontram devidamente configurados, pode passar para outro passo importante, isto é, a instalação do CMS pretendido.

Ao entrar na sua conta no serviço que usou para adquirir o domínio e hospedagem, vou pode aceder ao painel de controlo desta última, geralmente, o cPanel, através do qual poderá instalar o WordPress em poucos cliques.

Após a instalação, dependendo do serviço que usa, o seu site já poderá estar online, embora vazio. Para trabalhar o mesmo, só necessita de inserir no seu navegador o nomedoseusite/wp-admin e clicar em “enter” para aceder à página que permitir-lhe-á entrar no seu painel de administrador do site e começar a publicar o conteúdo, ajustar o design, mudar de template, entre outras várias opções que tem ao seu dispor.

Como criar um site com o WordPress é bastante simples, poderá fazê-lo facilmente através do Site Fácil, seguindo os passos que descrevemos acima. Em caso de dúvida, poderá sempre contactar-nos, para que possa ter o seu projeto online o mais rapidamente possível.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.