Como criar um site com o Joomla

Como criar um site com o Joomla



Para criarem sites mais complexos, muitos usuários optam por descobrir como criar um site com o Joomla. Apesar de não ser o CMS mais simples de utilizar, especialmente por iniciantes, é mesmo assim uma ótima alternativa quando existe alguma complexidade associada à criação de um determinado projeto online. Na verdade, podemos considerar que este CMS está entre o WordPress e o Drupal, sendo que o primeiro é mais simples, enquanto que o último é mais compreensivo e avançado.

Quando é necessário criar um site, existem diversas opções ao seu dispor, desde criadores de sites profissionais, até aos mais básicos, pelo que, de forma a construir um site de acordo com a sua visão inicial, é preciso que faça uma pesquisa cuidada atempadamente, para assim garantir que faz uma escolha adequada.

Se está a ponderar recorrer ao Joomla para criar o seu site, é importante que esteja familiarizado com tudo o que precisa de saber sobre o mesmo, desde o que é, as vantagens, até como criar na prática o site com este sistema de gestão de conteúdo.

O que é o Joomla?

Trata-se de uma plataforma open source, com base na qual sites e aplicativos podem ser criados. É também um CMS (content management system), que liga o seu site a uma base de dados, de forma a que tanto a criação e gestão de conteúdo, como a visualização do mesmo, seja fácil, quer para o webmaster, quer para o visitante.

As vantagens do Joomla

Muitos usuários preferem usar este CMS em vez de outros para criar um site, porque garante desde o início o acesso a um leque abrangente de vantagens, como:

Fácil de instalar

Tal como outro CMS, o Joomla é bastante fácil de instalar recorrendo ao painel de administrador do sua conta de hospedagem. Na verdade, em poucos minutos, você pode instalar e usar o script. Pode não ser tão fácil de utilizar como o WordPress, mas, por exemplo, é mais fácil do que o Drupal.

Muitos temas ao seu dispor

Devido à popularidade deste sistema de gestão de conteúdo, encontramos facilmente diversos templates Joomla. Em sites especializados em templates, desde o ThemeForest ao RocketTheme, decerto encontrará um tema que levará o design do seu site a outro patamar.

Totalmente personalizável

Além dos templates, ao optar por este CMS em detrimento de outros, poderá aceder a diversos plugins, quer gratuitos, quer pagos, que permitirão com que tenha um site não só funcional e personalizado, mas de acordo com a visão inicial que tinha para o mesmo.

Painel avançado

Embora possa eventualmente amedrontar os usuários iniciantes, com tempo, poderá aprender a tirar partido do painel avançado deste CMS, de forma a usufruir na plenitude de todas as potencialidades do mesmo.

Suporte na Internet

Na Internet, você poderá encontrar facilmente várias ferramentas, bem como tutoriais para resolver qualquer problema que possa ter. Existe uma grande comunidade por trás deste CMS, pelo que pode sempre visitar fóruns e blogs especializados para dissipar qualquer eventual dúvida que possa ter.

Descubra como criar um site com o Joomla

Apesar de não ser tão fácil de criar um site com o Joomla do que, por exemplo, com o WordPress, mesmo assim, os principais passos que deve dar para criar o mesmo são semelhantes. Dito isto, deve:

Comprar o seu domínio

Antes sequer de instalar qualquer aplicativo para construir o seu site, deve começar pela base, a qual passa invariavelmente pela compra de um domínio personalizado. Se não está propriamente identificado com um domínio, saiba que trata-se do endereço do seu site, o qual deverá refletir o nome do seu projeto. Com este endereço qualquer pessoa pode colocar o mesmo no seu navegador e visitar seu site. Um aspeto ao qual deverá estar atento é a terminação do domínio, de forma a certificar-se que escolhe um domínio de topo. Os domínios de topo são os mais usuais, desde os internacionais .com, .net, .org ou .info, até aos nacionais .pt ou .com.br.

Associar um plano de hospedagem ao domínio

Para criar um site, de nada serve comprar um domínio se depois não associar um plano de hospedagem ao mesmo. Existem vários planos de hospedagem que pode comprar, desde os mais básicos até aos mais avançados. De qualquer das formas, se estiver a iniciar um projeto, decerto que o mesmo ainda irá ocupar pouco espaço no servidor, pelo que pode começar com um plano básico. A hospedagem é importante porque é a mesma que irá assegurar que os dados do seu site sejam devidamente armazenados num servidor e, posteriormente, farão com que outras pessoas possam visitar o seu site.

Instalar o Joomla através do cPanel

Através do cPanel, o painel de administrador da conta de hospedagem do seu site, você pode instalar facilmente o Joomla. Normalmente, neste painel, você tem disponível um instalador de scripts, como é o caso do Softaculous, Fantastico ou outro, através do qual pode instalar o CMS que quer com poucos cliques. O processo de instalação é bastante simples, tendo entretanto apenas de selecionar os dados de acesso que prefere, antes de o completar.

A instalação permite que o seu site já esteja online, devendo depois configurar os aspetos que pretende no site, como menus, páginas, entre outros, acedendo ao painel interno do CMS. Para o efeito, deverá inserir no seu navegador o nomedoseusite/administrator/. Aí, poderá adicionar artigos, configurar a sua página inicial, definir categorias, gerir usuários, entre outras opções que tem ao seu dispor. Como o interface não é tão amigável do usuário como outros CMS, é conveniente que perca algum tempo a verificar como o mesmo funciona, podendo até visualizar tutoriais existentes para o efeito, de forma a assegurar que cria o site que pretende.

Agora que sabe como criar um site com o Joomla, poderá criar facilmente o seu através do Site Fácil. Através do seu painel de administrador, em qualquer um dos nossos planos de hospedagem, você pode instalar o seu aplicativo preferido, quer seja este CMS ou outro. Se tiver dúvidas, sobre como adquirir a sua conta de hospedagem ou instalar este sistema de gestão de conteúdo, não hesiste e contacte-nos já.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.