Como Desenvolver um Site em WordPress

Como Desenvolver um Site em WordPress



Alguma vez pensou em como desenvolver um site em WordPress? Outrora visto como uma ferramenta para criar blogs, atualmente, este CMS (content management system) é muito mais do que isso. A sua versatilidade permite criar não só blogs, mas também sites. Por isso mesmo, são várias as grandes empresas que usam o WordPress no desenvolvimento dos seus sites, como é o caso da Time Magazine, Disney, CNN, entre muitas outras.

A grande vantagem associada ao WordPress é que este sistema de gestão de conteúdo é extremamente fácil de utilizar e é tão flexível que permite a você criar praticamente qualquer tipo de site.

Descubra como desenvolver um site em WordPress

Como sugerimos acima, desenvolver um site em WordPress é bastante fácil, mesmo para o usuário inexperiente, se seguir algumas dicas. Vejamos abaixo como desenvolver um site em WordPress, passo a passo:

Adquirir o seu domínio

Para começar qualquer projeto online, quer seja um site, quer seja um blog, você necessita primeiro de definir a sua identidade. Isto passa invariavelmente pela aquisição de um domínio. O domínio é o que identifica e permite localizar o seu site online, o seu endereço. Embora você possa usar um subdomínio gratuito se apenas quiser criar um site amador, para criar um site profissional terá necessariamente de comprar um domínio. Existem algumas dicas a ter em conta quando comprar o seu domínio, nomeadamente a dimensão do domínio, certificando-se que o mesmo é curto para facilitar a memorização e otimizar o futuro tráfego direto para o seu site, bem como a terminação. Atualmente, existem diversas terminações ou, se preferimos designar de outra forma, extensões por onde optar. Contudo, mesmo assim, as melhores são as de topo. Estas incluem, por exemplo, terminações nacionais, como .pt ou .br, a par de terminações internacionais, como .com, .net, .org e .info.

Comprar hospedagem

Depois de adquirir o seu domínio, poderá comprar a hospedagem para o seu site. Este é um serviço obrigatório, pois, sem o mesmo, não conseguirá colocar o seu site online. Na prática, um plano de hospedagem é o que permite que você hospede todos os ficheiros e pastas do seu site num servidor e, posteriormente, serve de ponte entre o visitante, que coloca o endereço do site num navegador, e o seu site. Como poderá constatar, existem vários planos de hospedagem, desde os mais básicos até aos mais avançados. Contudo, o que deve ter em consideração são as características do plano de hospedagem que você subscrever. Isto porque, para assegurar que o site tem um bom desempenho, é essencial que o seu site esteja hospedado em discos SSD, tenha um uptime próximo dos 100%, que o plano preveja backups diários, entre outras características importantes.

Instalar o WordPress

Após comprar o seu plano de hospedagem, ser-lhe-ão enviados os dados de acesso à sua conta e, inclusive, ao cPanel, que é o painel de controlo da mesma. Neste painel, existe um instalador de aplicativos, no Site Fácil o Softaculous, ao qual você pode recorrer para instalar em poucos cliques um aplicativo, neste caso o WordPress, embora você possa instalar outro construtor de sites se assim quiser. Descubra aqui passo a passo como instalar o WordPress através do cPanel. Após instalar o WordPress já poderá aceder ao painel de administrador e começar a editar o seu site e a fazer algumas configurações adicionais.

Mudar o template

Quando se instala o WordPress, por predefinição, instala-se também um template simples no seu site. Isso não significa, naturalmente, que tenha de continuar com o mesmo. Pode facilmente mudar o seu template, através do painel de administrador deste sistema de gestão de conteúdo, indo a apresentação>temas>adicionar novo. Pode optar por instalar um dos temas gratuitos que lhe são apresentados ou, em alternativa, comprar um template em plataformas especializadas e, posteriormente, fazer o upload do template.

Instalar plugins

Como terá a oportunidade de constatar, existem inúmeros plugins para o WordPress, o que é ótimo para editar e gerir o seu site. Embora alguns sejam puramente opcionais, existem alguns plugins que são quase obrigatórios devido à importância dos mesmos. É o caso de plugins como o Yoast SEO, que ajudar-lhe-á a otimizar o seu conteúdo para os motores de busca, o WP Smush para as imagens, o W3 Total Cache que melhorará a performance do site, bem como Akismet Anti-Spam, que, como o próprio nome sugere, ajuda-lhe a combater o spam. Estes são plugins gratuitos, mas existem também plugins pagos, ditos premium, que pode usar se quiser adicionar funcionalidades extra ao seu site.

Ajustar as opções

No menu do painel de administrador do WordPress, poderá reparar que um dos campos é referente a ‘opções’. Poderá percorrer as mesmas, de forma a configurar o seu site, de acordo com as suas preferências. Pode deixar a maior parte das opções como estão, default, mas, em ‘ligações permanentes’ (ou permalinks, dependendo da versão que instalou), certifique-se de escolher ‘nome do artigo’.

Encomendar um logo e favicon

Para conferir maior credibilidade ao seu site, é importante que, além de um template adequado, você use também um logotipo, a par de um favicon. Para comprar um logotipo, não tem de recorrer necessariamente a uma empresa de web design. Poderá simplesmente recorrer a um freelancer, uma opção bem menos dispendiosa. Em plataformas especializadas em freelancing, como o Fiverr, Freelancer.com ou no UpWork poderá encontrar facilmente freelancers com ótimas avaliações e que cobram preços acessíveis para fazerem um logotipo personalizado para si. No processo poderá solicitar também que lhe façam um favicon baseado no seu logotipo.

Criar e publicar conteúdo

Se seguiu todos os passos sugeridos acima, nesta fase, apenas tem de começar a criar e publicar conteúdo, o mais importante. Afinal, no que concerne aos sites, a máxima é que o ‘conteúdo é rei’.  Como pode verificar no seu painel de administrador do WordPress, existe a opção de criar artigos e páginas. Ambas as opções são importantes. Por um lado, pode utilizar os artigos para atualizar a secção de blog do seu site e, por outro lado, usar as páginas para criar outro tipo de conteúdos, como referente a produtos, serviços, contactos, política de privacidade, entre outras. Quando estiver a criar conteúdo, é importante que tenha em consideração as regras de escrever para a web. Depois, é só publicar, para que o seu conteúdo possa ser visto por quem visita o seu site.

Se não sabia como desenvolver um site em WordPress, basta seguir todas essas dicas para desenvolver um site neste sistema de gestão de conteúdo com aparência profissional. Em caso de dúvida sobre como desenvolver o seu site aqui no Site Fácil, não hesite e entre em contacto connosco.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.