Como Instalar o WordPress através do cPanel

Como Instalar o WordPress através do cPanel

Se pretende criar um blog, é importante que se familiarize com os CMS (content management systems) ou, se preferirmos designá-los de outra forma, com os sistemas de gestão de conteúdo. Isto porque são ferramentas que lhe permitem criar, editar e gerir facilmente um blog. O WordPress é o CMS mais popular, não só devido a todas as suas potencialidades, mas também devido à sua extrema facilidade de uso na ótica do usuário. Mas, e como instalar o WordPress?

Bem, na verdade, como poderá constatar mais abaixo, poderá instalar este CMS em poucos minutos, pois, se usar um plano de hospedagem que lhe disponibilize o acesso a um instalador de aplicativos, como o Softaculous, pode instalar o WordPress em poucos cliques.

Antes de vermos, contudo, como pode instalar o WordPress, é importante que saiba também o que deve ter em consideração antes de partir para a instalação deste sistema de gestão de conteúdo.

O que fazer antes de instalar o WordPress

Portanto, para poder instalar o WordPress e tirar partido deste CMS precisa naturalmente de adquirir primeiro um domínio, bem como um plano de hospedagem, pois estes serão os pilares do seu projeto online. Caso contrário, não terá forma de instalar este aplicativo.

Adquirir domínio

Caso não esteja familiarizado com o domínio, trata-se do nome que permite não só localizar, mas também identificar o seu site ou blog na Internet, pelo que a aquisição de um domínio para o seu projeto é obrigatória. Quando comprar o mesmo, é importante que tenha em linha de conta alguns fatores, como, por exemplo, a dimensão do domínio, na medida em que o mesmo deverá ser curto para ser de mais fácil memorização, bem como a terminação. Isto porque é recomendável que opte por uma terminação de topo, quer nacional, quer internacional, dependendo da natureza do seu projeto.

Comprar hospedagem

Por outro lado, o plano de hospedagem é fulcral para dar continuidade ao seu projeto. Na verdade, é o plano de hospedagem e o seu painel de administrador, geralmente o cPanel, que permitir-lhe-á instalar o WordPress mais tarde, bem como qualquer outro construtor de sites. Existem vários planos disponíveis, mas, quando comprar um plano de hospedagem, esteja atento às características de cada plano, de forma a salvaguardar a performance do seu site ou blog no futuro. Características como hospedagem em discos SSD, backups diários, uptime próximo dos 100%, entre outras, são fundamentais num plano de hospedagem capaz de garantir um bom desempenho do seu projeto.

Após adquirir tanto o domínio como o plano de hospedagem, poderá passar à fase seguinte que passa pela instalação do aplicativo que preferir para criar, gerir e editar o seu blog, neste caso o WordPress.

Como instalar o WordPress através do cPanel

No painel de controle da sua conta de hospedagem, o cPanel, existe um instalador de aplicativos ao qual pode recorrer para instalar o WordPress. No Site Fácil, como sugerimos acima, poderá encontrar o Softaculous. Para tirar partido do mesmo, apenas precisa de entrar no cPanel com os seus dados de usuário e procurar pelo ícone do instalador de aplicativos. Deverá clicar no mesmo e, de seguida, no ícone do WordPress para iniciar o processo de instalação.

Na janela que lhe é apresentada, terá de submeter necessariamente alguma informação relativa ao seu blog e às suas preferências para o mesmo, em situações como:

Protocolo

Ser-lhe-á pedido que diga qual é o protocolo preferido, isto é, ou http:// ou http://www. A maior parte dos usuários utiliza a segunda opção, mas, se preferir, poderá usar a primeira, pois apenas influencia a forma como o seu domínio é apresentado e não tem qualquer outra interferência.

Nome e descrição

Depois, ser-lhe-á solicitado que indique o nome e descrição do seu blog, devendo preencher estes campos de acordo com o título e subtítulo que escolher para o seu projeto.

Diretório

Quando visualizar a opção de escolher o diretório onde vai instalar o WordPress, não deverá precipitar-se. Isto porque muitos usuários erram nesse campo, instalando o aplicativo no diretório errado. Na verdade, deverá deixar esse campo em branco.

Dados de acesso

Ser-lhe-á pedido que submeta o seu nome de usuário e senha preferida para aceder posteriormente ao seu blog, devendo anotar os mesmos, para não se esquecer. Em todo o caso, deverá também submeter o seu e-mail, para onde serão enviados os dados relativos à instalação do WordPress.

Língua

Atualmente, é possível instalar na língua desejada. A língua padrão é o inglês, mas, se quiser instalar o aplicativo na versão portuguesa, basta correr a lista de línguas disponíveis e selecionar esta opção.

Estes são os campos de preenchimento obrigatório que poderá visualizar durante a instalação deste CMS. Ao finalizar, apenas terá de submeter o formulário, clicando no botão existente para o efeito, no fim do mesmo.

O que fazer após instalar o WordPress

Após instalar o WordPress já poderá aceder ao mesmo. Para o efeito deverá aceder ao seu painel de controle, recorrendo ao seu domínio, que será qualquer coisa como nomedoseusite.com/wp-admin, podendo entrar com os dados que inseriu aquando da instalação do WordPress.

Assim que entrar no painel de administrador do seu sistema de gestão de conteúdo, pode começar também a ajustar alguns aspetos do mesmo, optando por:

Acertar permalinks

Numa ótica de otimização do seu conteúdo, é importante que altere os permalinks, isto é, as ligações permanentes. Por isso, no seu painel de administrador do WordPress, clique em opções>ligações permanentes>nome do artigo e, depois, guarde as alterações.

Instalar template

Quando se instala o WordPress, é instalado também um template standard, bastante simples. Contudo, se quiser, pode facilmente modificar o mesmo, indo a apresentação>temas>adicionar novo. Existem muitos templates gratuitos por onde escolher, mas pode também comprar um template premium em plataformas especializadas em venda de templates e carregá-lo mais tarde através do seu painel de administrador.

Instalar plugins

Uma das grandes vantagens em recorrer ao WordPress é precisamente a diversidade de plugins que existem ao seu dispor, quer gratuitos, quer pagos. São vários os plugins gratuitos que pode instalar no seu blog, como, por exemplo, o W3 Total Cache, WP Smush ou ainda o Yoast SEO.

Criar conteúdo

Nesta altura, você já instalou o WordPress, o template e os plugins básicos, contudo, o seu blog continua sem o mais importante, isto é, o conteúdo. Por isso, agora, deverá concentrar-se em criar as primeiras páginas e artigos do seu blog, certificando-se que nunca descura a qualidade e que tem em linha de conta as regras de escrever para a web.

Se tiver dúvidas sobre como instalar o WordPress após comprar um dos nossos planos de hospedagem de sites, aqui no Site Fácil, entre em contacto connosco.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.