Dicas para Fazer um Site Profissional

Dicas para Fazer um Site Profissional

Com a proliferação de plataformas online que lhe permitem criar sites, pode ser extremamente difícil escolher uma plataforma ou um serviço que lhe possibilite criar o site que pretende, especialmente quando muitas das mesmas oferecem-lhe serviços básicos gratuitos. Porém, se pretende fazer um site profissional deverá ter em linha de conta que este tipo de projeto é avesso a serviços gratuitos, os quais são indicados apenas e somente para projetos pessoais ou amadores.

Como esta é, de facto, uma temática que despoleta muitas questões, neste artigo, vamos-lhe mostrar algumas dicas para fazer um site profissional, desde o básico, até aos extras que pode empregar no seu site para conferir maior profissionalismo e, assim, garantir que o mesmo tem os resultados pretendidos.

Como fazer um site profissional – O básico!

Para fazer um site profissional deverá começar invariavelmente pelo básico, isto é, pelo domínio, hospedagem e construtor de sites profissional. Vejamos mais informações abaixo sobre cada um desses aspetos:

Domínio

Um dos aspetos mais importantes que deve ter em consideração para conferir uma ideia de profissionalismo sobre o seu site em quem o visita é o domínio, isto é, o endereço do seu site. Nesse sentido, evite subdomínios gratuitos e, pelo contrário, aposte num domínio personalizado. Afinal, é o domínio que vai permitir identificar e localizar o seu site na Internet. Além disso, deve ter em conta as extensões, na medida em que existem extensões melhores do que outras, as designadas de topo. Se não sabe o que são extensões, na prática, são as terminações dos domínios. Pode encontrar terminações de topo nacionais, como .pt, ou internacionais, como .com, .net, .org ou info. Veja aqui as diferentes terminações de domínios que lhe disponibilizamos no Site Fácil.

Hospedagem

Acima, sugerimos que para fazer um site profissional deverá evitar subdomínios e o mesmo aplica-se à hospedagem gratuita. De forma a otimizar o desempenho do seu site, a velocidade do mesmo, usufruir de monitorização 24/7, uptime próximo dos 100%, hospedagem em discos SSD, entre outras características, escolha hospedar o seu site em serviços profissionais de hospedagem como o Site Fácil. Se escolher hospedar o seu site num serviço gratuito, nunca terá controlo total sobre o mesmo e poderá mesmo no futuro vir a perder todo o seu trabalho.

Construtor

Após adquirir o seu domínio e hospedagem, deverá instalar um construtor de sites profissional, para que possa criar, editar e gerir o seu site adequadamente. Se quiser criar um site profissional por si mesmo, sem ajuda de terceiros, pode sempre recorrer a um sistema de gestão de conteúdos, como o WordPress, Joomla ou Drupal. O primeiro, em particular, é amigável do ponto de vista do utilizador e fácil de utilizar, mesmo que não tenha qualquer experiência prévia. Os construtores de sites e aplicativos como os veiculados acima podem ser facilmente instalados através do painel de controlo da sua conta de hospedagem.

Como fazer um site profissional – Os extras!

Para além dos passos supracitados, para conferir ainda mais profissionalismo ao seu site, existem alguns passos extra que pode dar nesse sentido, nomeadamente:

A navegação

Um aspeto muitas vezes descurado, mas muito importante para um site profissional é a navegação no mesmo. Na verdade, a navegação é muito importante para a experiência do usuário. Os visitantes do seu site, quando entram no mesmo, querem encontrar a informação que procuram de uma forma fácil e célere e, nesse sentido, um site com uma estrutura de navegação simples poderá ajudá-lo precisamente a conseguir isso mesmo. Além do mais, uma navegação simples poderá também beneficiar a sua taxa de rejeição, levando as pessoas a passarem mais tempo no seu site.

Certificado de segurança

Atualmente, são cada vez maiores as preocupações com a segurança dos usuários. Nesse sentido, de forma a proteger os dados das pessoas que utilizam o seu site, pode usar protocolos de segurança no mesmo. Falamos de tecnologia de encriptação SSL que pode associar facilmente ao seu site e que, além de permitir atribuir uma imagem de maior confiabilidade ao seu site e de maior profissionalismo, pode, inclusive, fazer com que o mesmo ganhe um melhor posicionamento nos motores de busca. Isto porque o Google já tem em consideração esse aspeto no seu algoritmo.

Imagens de qualidade

Um erro relativamente comum de muitos sites ditos profissionais é a utilização de imagens sem qualquer qualidade nos seus projetos. Por isso, caso não use as suas próprias imagens, opte por recorrer a plataformas especializadas em imagens, algumas delas gratuitas. No Sapo, por exemplo, um dos sites mais visitados em Portugal, é habitual usarem imagens profissionais, mas totalmente grátis, que podem ser encontradas em plataformas como o Pixabay.

Textos livres de erros

Já aqui abordamos várias vezes a importância do conteúdo de qualidade, confiável e original, contudo, não menos importante é a isenção de erros. Isto é, o seu texto deverá estar livre de erros ortográficos e gramaticais, sob pena de prejudicarem significativamente a credibilidade do seu site. Se tiver dificuldades em escrever textos sem erros, recorra a um copywriter profissional ou, em alternativa, invista numa boa ferramenta de processamento de texto, como o Word.

Template e logotipo

Quando estiver a configurar o seu site, o template e o logotipo são dois elementos visuais que podem realmente fomentar o profissionalismo do seu site. Nesse âmbito, opte por comprar um template numa plataforma reputada, como o Template Monster ou o ThemeForest, em detrimento de usar templates gratuitos, que provavelmente são usados em literalmente milhares de projetos por este mundo fora. Após adquirir e instalar o seu template, pode visualizar o espaço que o mesmo dispõe para o seu logotipo, o que pode influenciar a sua conceção. Assim sendo, munido dessas informações e caso ainda não tenha um logotipo para o site, poderá encomendar o mesmo junto de um web designer profissional.

Velocidade de carregamento

Um dos aspetos que mais influenciam a taxa de abandono dos sites é a velocidade de carregamento. Quanto mais lento for o carregamento de um site, maior poderá ser a taxa de abandono. Nesse sentido, para distinguir o seu site de projetos amadores, não descure a velocidade de carregamento. Existem várias ferramentas que o ajudam a avaliar a velocidade de carregamento do mesmo, desde o GTmetrix ao PageSpeed Insights, os quais fornecem também dicas de como você pode melhorar a velocidade do seu site.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.