Web marketing – Tudo o que precisa de saber

Web marketing – Tudo o que precisa de saber

A Internet é, atualmente, uma ferramenta indispensável que permite ligar o usuário, e potencial cliente, às empresas. No entanto, é incontestável que, devido à proliferação de sites na Internet, é preciso recorrer a vários tipos de web marketing para chegar realmente ao público-alvo.

Mais do que nunca, as empresas apercebem-se do valor que a Internet tem para a viabilidade dos seus negócios, até porque grande parte dos potenciais interessados nos seus serviços ou produtos pesquisam sobre os mesmos antes de os adquirirem ou encomendarem, quer online, quer fisicamente.

Mesmo assim, nem todas as pessoas e empresas estão devidamente identificadas com o que é o web marketing, os seus tipos, nem como implementar algumas estratégias que podem efetivamente revelar-se como uma mais valia para o negócio. Se for o seu caso, abaixo poderá saber tudo o que precisa sobre esta matéria.

O que é o web marketing

Ao contrário do que possa eventualmente pensar, o web marketing não se refere a um único tipo de marketing. Pelo contrário, é uma categoria de marketing que aglomera vários tipos, mas que assenta, naturalmente, na atividade de marketing conduzida na Internet.

Muitas empresas direcionam agora os seus esforços de marketing para a Internet, em detrimento de canais tradicionais, porque, comparativamente, é bem menos dispendioso. Na verdade, as empresas podem publicar textos ou carregar vídeos, sem despender qualquer dinheiro. Embora existem algumas opções pagas, mesmo assim, são uma fração do preço que pagaria em canais como a televisão.

Além disso, o web marketing permite-lhe também analisar vários dados sobre os clientes, desde as preferências pessoais, até ao local de onde veem, o que seria difícil de controlar em meios de marketing tradicional. Isto possibilita com que a sua estratégia de marketing seja muito mais eficaz.

Tipos de web marketing

Existem vários tipos de web marketing. Se não está propriamente familiarizado com os mesmos, poderá conhecê-los abaixo:

E-mail Marketing – Consiste em comunicar com os clientes ou usuários de um site através do envio de e-mails concebidos com propósitos publicitários.

Inbound Marketing – É um tipo de marketing que fomenta o valor de um projeto ou negócio, promovendo a presença dos mesmos na Internet, através da criação de conteúdos únicos, como artigos em blogs, vídeos, entre outros.

Marketing de Afilados – Visa trabalhar com outros webmasters e/ou negócios, para promoverem produtos ou serviços junto dos seus usuários/clientes, e diversificar os canais de venda.

Marketing de Referidos – Baseia-se no uso de canais online para despoletar o interesse em consumidores de publicitarem certos produtos junto dos seus familiares e amigos.

Publicidade Gráfica – Este tipo de publicidade consiste em usar anúncios sob a forma de banners e outras formas gráficas de publicitar um produto ou serviço na Internet.

SEM (Search Engine Marketing) – Trata-se de um tipo de marketing direcionado para os motores de busca, como o Google, para fazer chegar produtos e serviços a quem pesquisa nos mesmos.

SEO (Search Engine Optimization) – A otimização para os motores de busca é uma forma grátis e orgânica, ou seja, natural, de promover a visibilidade e posicionamento de um site.

Social Media Marketing – Uma forma de marketing que visa uma aproximação aos clientes através de redes sociais como o Facebook, Twitter ou Google+.

Vídeo marketing – Assenta no uso de vídeos na Internet com finalidades promocionais.

Como criar uma estratégia de web marketing para o seu projeto

Agora que está a par do que é e quais são os tipos de web marketing que tem à sua disposição, para tirar partido de todas as potencialidades que têm para o seu negócio tem invariavelmente de colocar mãos à obra. Vejamos algumas dicas sobre o que pode fazer na sua estratégia de marketing, que permita englobar todos os tipos de marketing supracitados e, concomitantemente, diversificar os seus canais de venda, o que é particularmente importante se você tiver um produto ou serviço para vender:

Criar publicidade gráfica

A publicidade gráfica, sob a forma de banners, é uma estratégia relativamente comum que as empresas usam para publicitar os seus produtos e serviços. Estes banners podem ser posteriormente publicados, mediante pagamento, em sites autoritários externos, mas relevantes para o seu negócio, bem como nos próprios motores de busca, como no Google. Neste último, recorrendo à ferramenta Google AdWords, pode também criar anúncios de texto, que serão apresentados nos resultados de pesquisa ou em sites parceiros da plataforma.

Publicar mais conteúdos

Na Internet, o conteúdo é “rei” e, tanto para a sua estratégia de inbound marketing, como para a sua estratégia de SEO, é preciso publicar conteúdo fresco com regularidade. Isto engloba, naturalmente, a criação de textos de qualidade e originais (descubra como escrever artigos como um profissional), de imagens apelativas que despoletem o interesse dos usuários/clientes, bem como de vídeos, especialmente tutoriais, que pode publicar no seu próprio site ou em plataformas como o YouTube ou Vimeo.

Explorar as redes sociais

Uma excelente forma de interagir com os seus potenciais clientes e aproximar-se dos mesmos é criando canais oficiais nas redes sociais mais usadas no mercado nacional. Estas incluem invariavelmente o Facebook, Twitter e Google+, embora para serviços possa também capitalizar o uso do LinkedIn.

Trabalhar com afiliados e referidos

Se você está a vender um produto ou mesmo um serviço, trabalhar com afiliados e referidos pode ajudar-lhe a criar vários canais de venda e, assim, aumentar significativamente as suas vendas. Contudo, para fazê-lo, terá de ter alguma margem negocial, uma vez que, normalmente, para trabalhar dessa forma, terá de dar uma comissão (uma percentagem das vendas) a quem vender os seus produtos ou serviços por si.

Tirar partido do e-mail marketing

Se você já tem uma lista vasta de e-mails (se ainda não tem, comece a criar a sua lista para e-mail marketing), pode explorar as potencialidades do e-mail marketing, enviando e-mails publicitários aos seus clientes. Existem várias plataformas que o podem ajudar nesse objetivo, algumas mesmo nacionais, como é o caso da e-goi, ou internacionais, como a AWeber.

Todas as estratégias supracitadas são válidas para efeitos de web marketing e poderão revelar-se muito úteis para o incremento das vendas dos seus produtos ou serviços.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.