Quer Criar um Site Online? Descubra como

Quer Criar um Site Online? Descubra como



Quer criar um site online? Atualmente, através das ferramentas que são colocadas ao seu dispor pelos melhores serviços de hosting, nos quais se integra o Site Fácil, você pode criar um site facilmente, sem ter de recorrer a serviços externos para esse efeito. Na verdade, apesar de outrora ser necessário ter algum conhecimento técnico para criar um site, hoje em dia, qualquer pessoa pode criar um site, com aparência profissional, sem nunca ter criado um anteriormente.

Se for o seu caso e gostaria de criar um site online, neste artigo, explicar-lhe-emos como pode criar o seu próprio site, passo a passo, e colocá-lo online, para que possa ser visitado por qualquer pessoa através do browser do seu computador ou dispositivo móvel.

Como criar um site online passo a passo

Adquirir um domínio

O domínio é o nome através do qual é possível não só identificar, mas também localizar o seu projeto na Internet. O seu domínio deverá ser curto, para facilitar a memorização do mesmo, e ainda usar uma terminação de topo. Nesse sentido, sugerimos que use terminações de topo nacionais, como .pt ou .br, ou, em alternativa, terminações internacionais, como .com, .net, .org ou .info. A aquisição de um domínio personalizado é, pois, o primeiro passo no processo de criação de um site profissional.

Compra de hospedagem

Após adquirir um domínio, pode passar ao segundo passo para criar um site online, o qual implica que compre um plano de hospedagem para o mesmo. Um plano de hospedagem é essencial na medida em que o mesmo é que permite, na prática, colocar o seu site online e que as pessoas possam visitá-lo. Deverá ter em especial atenção as características do plano que adquirir, pois poderão influenciar significativamente o desempenho posterior do site. Nesse sentido, deverá comprar um plano de hospedagem em discos SSD, que integre cPanel, que tenha backups diários, entre outras características importantes, de modos a otimizar a performance posterior do seu site.

Instalar um construtor de sites

De seguida, deverá recorrer ao painel de administrador da sua conta de hospedagem, nomeadamente ao cPanel, e instalar um construtor de sites. Normalmente, existe um instalador de aplicativos neste painel, como o Fantastico ou o Softaculous, a partir do qual pode instalar um aplicativo que ajudar-lhe-á a criar um site online. Existem inúmeros aplicativos que pode instalar. Muitas pessoas recorrem aos CMS (content management systems), em português, sistemas de gestão de conteúdo, para criarem os seus sites, porque são fáceis de utilizar. O mais popular é, sem dúvida, o WordPress (veja aqui como criar um site com WordPress). Independentemente do aplicativo escolhido, através do instalador que referimos acima, poderá instalar o mesmo em poucos cliques.

Instalar um template profissional

Com os três passos supracitados, é possível criar a base de qualquer site. Agora, você terá de instalar um template profissional. Normalmente, existem templates gratuitos que pode instalar através do painel de administrador do próprio aplicativo, contudo, para se destacar da sua concorrência, nada como recorrer a um template profissional. Estes templates, também designados de templates premium, podem ser adquiridos em plataformas especializadas, como é o caso do ThemeForest. Acima de tudo, não recorra a templates premium disponibilizados gratuitamente, pois, em muitos casos, estas versões contêm “bugs” e podem prejudicar o seu projeto mais do que propriamente ajudar.

Instalar um logotipo profissional

Como pode facilmente constatar, qualquer site profissional tem um logotipo personalizado. Apesar de não ser obrigatório, pode facilmente instalar um logotipo profissional e, se quiser, inclusive, um favicon. Aqui, trata-se de separar os projetos amadores dos projetos profissionais. Isto não implica que tenha de gastar somas avultadas de dinheiro, pois pode adquirir um logotipo personalizado a preços realmente baixos. Como? Fácil, recorrendo a plataformas de freelancing, como o Fiverr.com, onde pode adquirir um logotipo básico por €5.

Criar conteúdo

Se está a seguir todos os passos sugeridos neste artigo, por esta altura, já criou o seu site e o mesmo tem uma aparência profissional, contudo, mesmo assim, continua a faltar o mais importante, isto é, o conteúdo. Existe uma máxima no que concerne aos sites, nomeadamente a de que o “conteúdo é rei”. Efetivamente, pode ter o site mais bonito e apelativo, mas, sem conteúdo, ele de pouco vale. Nesse sentido, deverá concentrar-se em criar as páginas e artigos necessários para o seu projeto online. Além disso, deverá certificar-se que os textos que cria são apelativos, informativos e, acima de tudo, bem escritos. Nessa ótica, não deverão conter erros ortográficos nem gramaticais. É importante seguir as regras de escrever para a web.

O que fazer após criar um site online

Após criar o seu site, pode levar algum tempo até começar a receber as suas primeiras visitas orgânicas, isto é, as visitas provenientes de motores de busca, como o Google. Nesse sentido, especialmente se tiver um site empresarial, é importante que comece a divulgar o mesmo o quanto antes.

Existem formas pagas de o fazer, recorrendo a plataformas de publicidade como o AdWords ou o Facebook Ads, mas existem também formas gratuitas de o fazer. No âmbito dessas últimas, poderá criar páginas nas redes sociais para divulgar o seu conteúdo, apostar em guest posts em blogs do seu nicho, criar uma newsletter, submeter o seu site em diretórios, entre outras estratégias totalmente gratuitas. O ideal, para sites empresariais ou lojas online, é adotar as duas estratégias, de forma a obter fontes de tráfego adicionais, quer para tráfego de referidos, quer para tráfego social.

Estes são, então, os passos que deve dar para criar um site online profissional, bem como para divulgar um site. Em todo o caso, se tiver dúvidas sobre como criar o seu site nos nossos serviços, no Site Fácil, não hesite e contacte-nos já.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.