Guia de SEO On-page e SEO Off-page

Guia de SEO On-page e SEO Off-page



O SEO on-page e o SEO-off page costumam dar azo a muitas dúvidas, especialmente em usuários iniciantes que nunca ouviram falar sobre otimização de sites ou, se já ouviram anteriormente, nunca perceberam bem em que consiste. Se for o seu caso, é importante que comecemos pelo princípio.

Em termos de tráfego para um site, existem essencialmente quatro grandes tipos, nomeadamente o tráfego orgânico, direto, de referidos e ainda o tráfego social. De entre os quatro, é indubitável que o tráfego orgânico é o mais importante.

Este é o tipo de tráfego adveniente de fontes gratuitas, de pesquisas efetuadas nos motores de busca, e tem um grande peso no sucesso de um site ou negócio. Isto simplesmente porque é o tipo de tráfego que apresenta melhores rácios de conversão, quer seja por cliques em publicidade, se você tiver um blog, quer seja pela venda de produtos ou serviços, se você tiver um site empresarial.

Todos os esforços de otimização de um site baseiam-se no tráfego orgânico e no objetivo de melhorar o posicionamento de um site e das suas páginas web nos motores de busca. Contudo, nada disso é possível se não perceber adequadamente o que é o SEO, nem como realmente otimizar o seu site on-page e off-page.

Afinal, o que é o SEO?

Se você ainda não está devidamente familiarizado com SEO, saiba que é uma sigla que corresponde a search engine optimization, ou seja, otimização para os motores de busca.

Ora, tal otimização consiste de um conjunto de estratégias e técnicas usado de forma a possibilitar o aumento de visitas para um site. Como? Muito simples. Através de um melhor posicionamentos nos resultados de pesquisa (isto é, nas SERP, search engine results pages), dos motores de busca, como o Google, Bing, Yahoo, Yandex, entre outros.

Para sabermos que técnicas de white hat SEO devemos colocar em prática, é importante distinguirmos entre SEO on-page e SEO off-page.

SEO on-page vs. SEO off-page

No que concerne ao SEO on-page, trata-se da otimização individual de páginas web, de forma a obter um melhor posicionamento das mesmas nos motores de busca e, por conseguinte, mais tráfego para estas páginas. A otimização on-page abrange quer o conteúdo, quer o código fonte da páginas. Quanto ao SEO off-page, o mesmo refere-se essencialmente aos esforços de link building, bem como a outros sinais, como os sociais.

Se tem dúvidas sobre como colocar em prática o SEO on-page e o SEO off-page, não se preocupe, pois vamos mostrar algumas dicas que decerto ajudar-lhe-ão nos seus propósitos de otimização.

Dicas de SEO on-page e SEO off-page

Abaixo poderá ver algumas das melhores dicas que poderá encontrar  de SEO on-page, bem como de SEO off-page.

Dicas de SEO on-page

Para implementar uma estratégia de otimização interna do seu site, você deverá começar por:

Criar cabeçalhos e tags

Certifique-se de ter os cabeçalhos com uma estrutura h1, h2, h3 e assim por conseguinte. Isto permite melhorar não só a experiência dos visitantes do seu site, como também ajuda a otimizar o seu site e respetivas páginas para os motores de busca. As tags são também importantes, na medida em que representam o conteúdo das suas páginas.

Escrever conteúdo de qualidade

É importante que escreva conteúdo de qualidade e original, tendo em consideração não apenas os motores de busca, mas também os usuários que irão ler tais conteúdos. Deve procurar criar um título apelativo para as suas páginas, integrar palavras-chave no título e conteúdo, ter textos com mais de 300 palavras, entre outras métricas importantes. Alguns plugins, como o Yoast SEO para WordPress, poderão ajudar-lhe a determinar se o seu conteúdo está otimizado.

Focar as palavras-chave

Escolher as palavras-chave certas é essencial, especialmente palavras-chave de cauda longa, mais conhecidas por long tail keywords. Use ferramentas disponíveis na Internet para o efeito, sendo que existem ferramentas gratuitas, como o planeador de palavras-chave do Google AdWords, mas também ferramentas pagas como o Long Tail Pro. Certifique-se que usa as palavras-chave com boa densidade, cerca de 1%, e nunca recorra a keyword stuffing, que consiste em “despejar” palavras-chave nos textos. Estas palavras deverão estar presentes no título, conteúdo e meta-descrições.

Otimizar a estrutura dos seus permalinks

É importante que você otimize a estrutura das suas ligações permanentes, também conhecidas como permalinks. Para o efeito, certifique-se que os seus URL’s têm uma estrutura que contenha somente o nome do domínio e da página ou artigo em questão, em detrimento de uma estrutura genérica ou numérica, que pode prejudicar os seus esforços de otimização.

Ter meta-descrições personalizadas

É importante que você personalize as suas meta-descrições, para que apareça nos motores de busca os trechos que você realmente quer que introduzem o seu conteúdo. Mantenha as descrições curtas e objetivas, com as suas palavras-chave, até um limite de 155 caracteres para obter os melhores resultados.

Usar atributos de texto alternativo nas imagens

Sempre que usar uma imagem num texto, o que é aliás recomendável, deve certificar-se que usa atributos de texto alternativo nas imagens. Este é o espaço ideal para colocar um pequeno texto com a palavra-chave principal do conteúdo.

Dicas de SEO off-page

No que concerne à otimização do seu site off-page, você deve procurar:

Explorar as redes sociais

As redes sociais permitem consciencializar as pessoas do seu projeto e, claro, levar mais tráfego (neste caso social) para o seu site. Procure explorar as redes sociais mais conhecidas, como é o caso do Facebook, Twitter, Google+, Pinterest e LinkedIn. Muitas pessoas defendem inclusive que os sinais sociais podem efetivamente fomentar a otimização do seu site e, além disso, a utilização das redes sociais é gratuita, pelo que não tem nada a perder, pelo contrário.

Implementar técnicas de link building

Embora muitos webmasters consigam bons resultados sem qualquer trabalho ao nível do link building, outros defendem que a criação de backlinks é essencial para o SEO off-page. Não é consensual, contudo, é preciso ter em linha de conta que os links funcionam como votos para o seu site, pelo que quantos mais votos você tiver, melhor poderá ser o posicionamento do seu site. Não descure, contudo, a qualidade dos links. Deve procurar obter links de qualidade e relevantes, de sites/blogs do seu nicho, e com boa autoridade ao nível do DA/PA (domain authority e page authority).

Os esforços de otimização do seu site podem permitir-lhe obter ótimos resultados, aumentando significativamente o seu tráfego orgânico, ou seja, tráfego totalmente gratuito. Para lhe ajudar nos seus propósitos de otimização, pode ver também as ferramentas de SEO que disponibilizamos aos nossos clientes.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.