Como fazer Link Building da forma correta

Como fazer Link Building da forma correta

Para qualquer pessoa que deseja posicionar adequadamente o seu site nos resultados de busca dos motores de busca, os links externos são uma parte indissociável do processo. Contudo, fruto da importância desse fator, e por não saberem como fazer link building da forma correta, muitas pessoas acabam por adotar uma metodologia errada.

Em muitos casos, ao se recorrer a uma estratégia errada e quiçá fácil, os resultados obtidos podem ser precisamente o inverso do que esperava e, em vez de subir nas SERP (search engines results pages), acabar por descer, o que afetará irremediavelmente o seu tráfego.

Mesmo que não saiba como fazer link building corretamente, isso não significa que não possa passar a adotar uma estratégia passível de produzir resultados orgânicos, isto é, naturais. Para o fazer, contudo, é importante que comece pela base, não descurando a estrutura e hiperligações internas no seu próprio site, antes de implementar a sua estratégia de criação de links externos, os famosos backlinks.

O que é o link building?

Trata-se de um processo que visa angariar links, ou seja, hiperligações, de outros sites para o seu. Um link, como deverá saber, permite aos usuários navegarem entre páginas na Internet, mas, além desse aspeto, permite também aumentar o pagerank da página de destino, o que é deveras importante no posicionamento da mesma.  Isto porque os motores de busca seguem estes links quando estão a “varrer” os sites e contam os mesmos como votos.

Quantos mais votos (links) uma determinada página tiver, mais probabilidades a mesma terá de estar bem classificada nos resultados de busca. Porém, ao contrário do que outrora acontecia, em que qualquer link de baixa qualidade servia para posicionar um site, como links em comentários em blogs, entre outros, atualmente é bem mais difícil de consegui-los sem seguir uma estratégia adequada para esse efeito.

Então, como fazer link building?

Se não está familiarizado sobre como fazer link building, vamos-lhe dar algumas dicas válidas sobre como fazê-lo da forma correta, para que consiga resultados duradouros. Vejamos algumas das estratégias válidas pelas quais pode optar.

Crie um Feed RSS

Apesar de à partida não parecer uma estratégia com grande valor, pode-ser bastante benéfica. Se usar um CMS, você já tem um feed, contudo, se ainda não tiver, pode criar um com o FeedBurner. Muitos sites “apoderam-se” dos feeds de outros sites e pegam no seu conteúdo para publicar nos mesmos. Se tiver links internos nos seus artigos, isto irá fortalecer ainda mais a sua estratégia. Além disso, pode também submeter o seu feed em diretórios dedicados.

Escreva conteúdo de qualidade

Já aqui falamos sobre a importância do seu conteúdo ou melhor da qualidade do mesmo. De qualquer modo, nunca é demais lembrar que o seu conteúdo é vital para a sua estratégia. Um artigo muito bem escrito, informativo, com boas imagens/infográficos e que, por que não, responda a questões muito pertinentes, pode funcionar como linkbait, uma espécie de isca para que outros webmasters criem hiperligações para o mesmo. Além disso, estes artigos podem ser mais facilmente partilhados nas redes sociais, fomentando a sua divulgação.

Inscreva-se em fóruns

Muitos fóruns permitem que crie um perfil com um link dofollow associado. Faça uma pesquisa cuidada sobre se existem fóruns associados ao nicho do seu site e, se houver, faça o seu registo nos mesmos, usando os seus dados reais. Ganhará automaticamente um link e, sempre que fizer um comentário ou intervenção no fórum, o seu link estará visível para os outros usuários. Essa estratégia também pode abranger as redes sociais, como o Facebook ou Twitter, embora, nestes casos, os links que obtém sejam nofollow.

Opte por guest posts

Os guest posts são, sem dúvida, uma estratégia bastante válida para conseguir links, especialmente para quem não sabe como fazer link building, mas tem aptidão para criar textos de grande qualidade.

Os guest posts são artigos seus publicados noutros sites/blogs, num nicho relevante para o seu, que contêm um ou dois links dofollow para o seu próprio site. São ótimas formas de se conseguir links, apesar de darem trabalho, desde que se varie os textos âncora, e os projetos em causa tenham um bom PR (pagerank) ou DA (domain authority). Estes textos poderão ser mais fáceis de conseguir se tiver uma boa rede de relações com outros webmasters.

Submeta links em diretórios importantes

Esqueça os diretórios que aceitam todos os links que lhes são enviados e, pelo contrário, faça uma lista de diretórios importantes, autoritários, mesmo específicos do seu nicho, que aceitem somente links de sites de qualidade e submeta o seu. Poderá ser um link fácil, mas extremamente útil para si.

Use as suas relações para pedir links

Por vezes, no mundo online, criamos relações com outros webmasters. Por isso, use as suas relações e, após identificar projetos interessantes que poderiam ter uma hiperligação para o seu site, envie-lhes um e-mail a solicitar um link. Também poderá enviar o seu pedido para outros webmasters, desde que o seu conteúdo/projeto seja útil para os leitores e visitantes do site em questão.

O que não fazer na sua estratégia de link building

Embora possa parecer fácil, o certo é que pode não ter a influência que julga. Falamos, naturalmente, dos links pagos. Existem diversos sites que permitem a divulgação de links de outros sites, quer em páginas, quer no blogroll. Ora, estes links, a maior dos mesmos efémeros, podem vir a provocar mais problemas do que vantagens.

Isto acontece porque os motores de busca, como o Google ou o Bing, aparentemente, desvalorizam esse tipo de links. Apesar de ser impossível detetar todas as situações em que isso acontece, os sites que sejam “apanhados” em esquemas de link building, o que engloba tanto o site de origem como o de destino, podem vir a ser penalizados, o que é de todo evitável. Sites penalizados, de resto, podem levar imenso tempo a recuperar de penalizações ou nunca recuperar de todo.

Para despender dinheiro em links, opte somente por o gastar em links patrocinados em plataformas que possibilitem um bom retorno pelo seu investimento. Caso contrário, estará a gastar dinheiro de forma desnecessária.

Agora que sabe como fazer link building da forma correta, de forma a evitar qualquer eventual penalização, é importante que se concentre em conseguir links de forma natural. Poderá levar mais tempo, mas decerto será mais recompensador a longo prazo.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.