Como Fazer um Blog Pessoal – Dicas para iniciantes

Como Fazer um Blog Pessoal – Dicas para iniciantes



Todos os dias são criados novos blogs na Internet, em todo o mundo. Porquê? Porque, independentemente de se tratar de um blog pessoal ou, pelo contrário, profissional, o certo é que um blog é uma excelente forma de comunicação.

Atualmente, é possível fazer um blog pessoal de forma simples, fácil e, claro, gratuita, embora devido às limitações desta opção e para usufruir de um maior controlo sobre o seu projeto, nós recomendamos sempre que opte por ter um blog com domínio personalizado e hospedagem paga. Como? Abaixo, poderá ver todas as informações que precisa para fazê-lo com sucesso.

Porquê fazer um blog pessoal

Existem diversas razões que pode levar-lhe a querer fazer um blog pessoal. Naturalmente, as mesmas podem variar de pessoa para pessoa, contudo, mesmo assim, geralmente um blog permite que:

Torne-se num melhor escritor

Se você gosta de escrever, um blog é a melhor ferramenta que tem ao seu dispor para fazê-lo e, ao mesmo tempo, conseguir que outras pessoas leiam o que escreve. Com o tempo e prática, à maneira que for aumentando o seu portfólio de posts, você tornar-se-á um melhor escritor.

Tenha um passatempo saudável

Além de permitir que melhore a sua escrita, ter um blog pessoal é também uma forma de ter um passatempo saudável, ajudando-lhe a passar o tempo a fazer o que gosta, na sua casa, numa biblioteca ou qualquer outro lugar que alimente o seu lado criativo.

Mostre o seu conhecimento

Um blog pode ser uma ótima forma de mostrar o seu conhecimento sobre uma determinada matéria. Por vezes, dependendo do que aborda no seu blog e, claro, da sua competência, os conteúdos criados podem até gerar contactos profissionais ou, porque não, serem alvo de uma referência no seu currículo.

Interaja com outras pessoas

Um blog é um excelente mecanismo para interagir com outras pessoas, nomeadamente as que lerem o seu conteúdo e comentarem o mesmo. Mas, além disso, muitas vezes, é possível interagir com outros blogueiros que visitam o seu site, fomentando a troca de experiências e conhecimentos.

Ganhe algum dinheiro

Cada vez mais, existem pessoas que criam blogs pessoais para ganharem dinheiro. Plataformas de publicidade como o Google Adsense ou programas de afiliados permitem que as pessoas sejam recompensadas pelo conteúdo que criam e pelo tráfego que conseguem para os seus projetos.

Como fazer um blog pessoal

Os passos necessários para fazer um blog pessoal não são diferentes dos que são precisos para fazer um blog profissional. Assim sendo, vejamos o que deve fazer:

Registar um domínio

Embora existam plataformas que lhe permitam usufruir de um subdomínio, para controlar o seu projeto pessoal, nada como usar um domínio personalizado, o qual pode ou não, dependendo da sua preferência ou projeto, ser o seu próprio nome.

Você pode registar facilmente um domínio, por um ou mais anos, por um preço simbólico por ano. O preço pode variar ligeiramente dependendo da terminação preferida. Existem várias terminações, mas as melhores são, indubitavelmente, as de topo, como as nacionais, .pt ou .br, ou as internacionais, como .com, .net, .org ou .info.

Comprar hospedagem

Após registar o seu domínio, pode comprar um plano de hospedagem para o seu blog, o qual é essencial. Para otimizar o desempenho do seu blog, é importante que escolha um plano de qualidade. Ao optar por adquirir o seu alojamento no Site Fácil, estará a garantir que o seu blog é alojado em servidores SSD, que têm uma performance muito superior aos servidores convencionais. Desde o plano básico até ao premium, temos várias opções ao seu dispor.

Instalar o seu aplicativo

Antes de começar a criar conteúdo, precisa primeiro instalar um criador profissional de blogs. Através do painel de administrador da sua conta de hospedagem, o cPanel, poderá aceder ao Fantastico ou ao Softaculous, instaladores de aplicativos, que lhe permitem instalar facilmente o seu aplicativo preferido. O melhor aplicativo que pode instalar para fazer um blog pessoal é indubitavelmente o WordPress, um sistema de gestão de conteúdo amigável do ponto de vista do utilizador.

Criar o seu conteúdo

Assim que instalar o seu aplicativo predileto, pode começar finalmente a criar o seu conteúdo. Existem inúmeros blogs na Internet, pelo que, para garantir que o seu blog se destaque, deverá naturalmente criar conteúdo de grande qualidade, original, passível de responder a questões recorrentes na Internet. Se precisar de inspiração, pode usar planejadores de palavras-chave, os quais decerto ajudar-lhe-ão a criar listas de palavras e frases de cauda longa que pode trabalhar no seu blog.

Depois, você só precisa de divulgar adequadamente o blog para obter os resultados pretendidos com o mesmo.

A divulgação do seu blog pessoal

Para que o conteúdo que criar no seu blog pessoal chegue realmente aos seus potenciais leitores, é preciso ter alguns aspetos em consideração.

Primeiro que tudo, é preciso ter em linha de conta os fundamentos básicos de SEO (search engine optimization), para que possa receber tráfego orgânico no seu blog, isto é, tráfego proveniente dos motores de busca.

Isto implica que otimize o seu blog on-page e off-page, com técnicas amigáveis, para obter resultados duradouros. De qualquer dos modos, a criação de conteúdo original e de qualidade, bem formatado, com subtítulos e boa densidade de palavras-chave, bem como o “angariamento” de links relevantes a apontar para o seu blog é a base que qualquer projeto necessita para potenciar as suas visitas.

Além disso, outra excelente forma e, claro, totalmente gratuita de divulgar o seu blog é através das redes sociais. Apesar de não ser confirmado, julga-se que os sinais sociais são um dos fatores que motores de busca como o Google têm em consideração para posicionar as páginas web nos resultados de busca. Por isso, use as redes sociais para promover o seu blog e o seu conteúdo. As principais redes são, sem dúvida, o Facebook, o Twitter, bem como o Google+.

Dito isto, se procura criar o seu próprio site ou blog pessoal, poderá desde já criar o seu no Site Fácil. Compre o seu domínio e alojamento, instale o seu aplicativo preferido, e terá o seu blog online em poucos minutos. Tem dúvidas? Então, contacte-nos, para que o possamos ajudar.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.