Como Usar um Planejador de Palavras-Chave

Como Usar um Planejador de Palavras-Chave



Para divulgar adequadamente um site, é preciso recorrer a diversas estratégias. Mesmo assim, para efeitos de tráfego pago e orgânico, é indubitável que é preciso trabalhar corretamente as palavras-chave. Como? Usando um (ou mais) planejador de palavras-chave. Qualquer estratégia de SEO deverá, por isso, ser fortemente baseada numa pesquisa de palavras-chave relevantes para o nicho de um determinado site ou negócio.

Nesse sentido, neste artigo, vamos mostrar-lhe não só o que é um planejador de palavras-chave, mas também porque deve usar o mesmo, quais são os melhores, bem como usá-lo para otimizar o seu site para os motores de busca e alavancar definitivamente o seu tráfego.

O que é um planejador de palavras-chave?

Se você não está familiarizado com este tipo de ferramentas, um planejador de palavras-chave serve essencialmente para identificar, com base numa determinada pesquisa, uma série de palavras-chave ou frases (as célebres palavra-chave de cauda longa) relevantes. As palavras que identificar poderão, mediante o âmbito do seu projeto, ser utilizadas nas suas campanhas publicitárias, em plataformas como o AdWords, ou, pelo contrário nas suas estratégias de SEO (search engine optimization).

Porquê usar um planejador de palavras-chave?

Usar um planejador de palavras-chave pode ser bastante útil para obter os resultados que pretende com o seu site, nomeadamente em termos de tráfego. Dito isto, vejamos abaixo as principais vantagens associadas a este tipo de planejadores:

Concorrência

Um dos benefícios destas ferramentas é que as mesmas, geralmente, permitem-lhe determinar, com base na pesquisa efetuada, qual o tipo de concorrência existente para determinadas palavras-chave. Isto ajudar-lhe-á a saber quais as palavras e frases em que pode apostar, tendo em conta o seu orçamento, sendo que existem palavras com pouca concorrência, média e mesmo alta.

CPC Médio

Outra informação muito útil, se pretender  naturalmente apostar em publicidade para o seu site, que pode obter através de um planejador como o Google Keyword Tool, é o CPC médio associado a determinada palavra-chave, isto é, o custo por clique médio. Palavras com muita concorrência, geralmente, tem CPC’s médios elevados, todavia, depende muito do nicho de mercado do seu site.

Estimativas de tráfego

Uma das grandes mais-valias que pode obter através da utilização de uma ferramenta afim é a possibilidade de visualizar a estimativa de tráfego, com base em pesquisas mensais efetuadas nos motores de busca, para as palavras-chave que pretende trabalhar. É extremamente útil saber quais são as palavras-chave com potencialmente mais tráfego, todavia, também deverá ter em linha de conta que outros webmasters estão precisamente a pensar o mesmo. Por isso, mesmo que uma determinada palavra-chave aparentemente não tenha muito tráfego, isso não significa que não deva trabalhar a mesma, pois poderá ter menos concorrência, possibilitando que você consiga “ranquear” o seu site para essa palavra.

Variações de palavras

A par das vantagens supracitadas, temos as variações de palavras-chave. Na verdade, ao submeter uma determinada palavra num planejador, normalmente, vai poder visualizar dezenas, se não mesmo centenas, de sugestões, baseadas em variantes destas palavras-chave. Estas poderão ser baseadas em duas ou três palavras ou mesmo em frases que refletem buscas específicas das pessoas nos motores de busca.

Naturalmente, os benefícios associados a estas ferramentas podem também depender dos planejadores que usar, pois nem todos têm as mesmas funcionalidades. De qualquer modo, abaixo poderá ver quais são os melhores planejadores de palavras-chave que tem ao seu dispor.

Os planejadores de palavras-chave que pode usar

No que concerne a planejadores de palavras-chave, a maior parte dos usuários recorre ao Google Keyword Planner. Apesar de ser uma ótima ferramenta, não é a única que tem ao seu dispor, sendo que pode usar outras ferramentas para otimizar o seu conteúdo e, claro, tráfego. Vejamos abaixo quais são os principais planejadores que pode usar:

Google Keyword Planner

A primeira ferramenta com que deve começar é, sem dúvida, o Google Keyword Planner, que é o planejador de palavras-chave integrado no Google Adwords. Esta ferramenta foi especialmente concebida para efeitos de publicidade, contudo, você pode usar a mesma para pesquisar palavras-chave orgânicas.

Keyword Explorer da Moz

O Keyword Explorer é uma nova ferramenta da Moz e, ao usá-la, poderá usufruir de algumas funcionalidades interessantes. As palavras-chave fornecidas têm como base o Keyword Planner, o Google Suggest, bem como ainda pesquisas relacionadas.

Keyword Tool

É uma ótima ferramenta para encontrar palavras-chave de cauda longa, que se baseia no Google Autocomplete, para fornecer as suas sugestões de palavras-chave. Uma excelente funcionalidade deste Keyword Tool é que o mesmo permite-lhe pesquisar palavras-chave segmentadas para o Google, YouTube, Bing, Amazon e ainda para a App Store.

SEMrush

Para pesquisar palavras-chave, a SEMrush é uma das melhores ferramentas que tem ao seu dispor, devido às várias funcionalidades que tem. Estas permitem-lhe, por exemplo, fazer uma pesquisa com base em long tails ou mesmo fazer uma análise competitiva das palavras que pretende trabalhar.

Übersuggest

Uma ótima alternativa, para trabalhar as suas palavras-chave de cauda longa, isto é, as famosas long tail keywords, é o Übersuggest. Além de gratuita, esta ferramenta permite-lhe encontrar diversas variações de palavras-chave, que não estão disponíveis em ferramentas como o Google Keyword Planner.

Naturalmente, existem outros planejadores de palavras-chave aos quais pode recorrer, contudo, é certo que com estes tem tudo o que precisa para criar uma campanha eficaz e duradoura.

Como usar um planejador de palavras-chave

A maior parte dos planejadores de palavras-chave é bastante intuitiva, permitindo-lhe usar a mesma facilmente, mesmo que não tenha utilizado anteriormente qualquer ferramenta deste tipo.

Deste modo, como decerto poderá constatar, ao entrar num dos planejadores que referimos acima, basta submeter uma determinada palavra-chave no campo indicado para o efeito, para obter uma lista com diversas sugestões de palavras, acompanhada por funcionalidades, como volume de pesquisas, concorrência e CPC médio.

É tão fácil quanto isso, pelo que nada impede que comece já hoje a utilizar estas ferramentas e, assim, alavancar os seus níveis de tráfego, quer pago, quer orgânico. Se o seu objetivo for o último, não deixe de conhecer as ferramentas de SEO que disponibilizamos a todos os nossos usuários, as quais decerto ajudar-lhe-ão nos seus propósitos de otimização.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.