Como Criar uma Página no Facebook para a Sua Empresa

Como Criar uma Página no Facebook para a Sua Empresa

Procura saber como criar uma página no Facebook para a sua empresa? Com mais de um bilião de usuários em todo o mundo e, em Portugal, com mais de 4 milhões, o Facebook é a rede social mais popular do mundo. Por isso mesmo, trata-se de uma rede social com muito potencial para quem tem um negócio e procura uma forma de fomentar uma maior proximidade e interação com os seus clientes.

As páginas no Facebook para negócios são, pois, uma forma de estreitar as relações entre empresas e clientes. Mas, para fazê-lo com sucesso, é necessário saber como criar a página e, de seguida, como divulgar a mesma.

Como criar uma página no Facebook para a sua empresa passo a passo

Abaixo, poderá ver passo a passo como criar uma página no Facebook para a sua empresa, contudo, antes de abordarmos os passos que tem a dar, devemos realçar que para criar uma página, quer pessoal, quer empresarial, tem primeiro de criar uma conta pessoal nesta rede social, pois, caso contrário, não conseguirá criar posteriormente a página.

Deste modo, partindo do pressuposto que você já tem uma conta pessoal no Facebook, vejamos como pode criar facilmente uma página para a sua empresa e, posteriormente, como divulgar a mesma para obter resultados que correspondam às suas expectativas.

Criar a página

Como Criar uma Página no Facebook para a sua Empresa 1  Como Criar uma Página no Facebook para a Sua Empresa Como Criar uma P  gina no Facebook para a sua Empresa 1

Para criar a sua página deverá visitar a página https://www.facebook.com/pages/create.php, onde existem diferentes opções de classificação da sua empresa. Como poderá constatar, existem seis opções ao seu dispor, nomeadamente: negócio ou estabelecimento local; empresa, organização ou instituição; marca ou produto; artista, banda ou figura pública; entretenimento; causa ou comunidade. Tendo em conta que a página a criar será para uma empresa, selecionaremos, para efeitos deste tutorial, a opção “empresa, organização ou instituição”.

Selecionar a categoria

Como Criar uma Página no Facebook para a sua Empresa 2  Como Criar uma Página no Facebook para a Sua Empresa Como Criar uma P  gina no Facebook para a sua Empresa 2

Quando clicar na opção que sugerimos acima, terá acesso a um quadro em que deve selecionar a categoria do seu negócio e incluir o nome do mesmo. No que se refere à primeira opção, como poderá ver, existem diversas categorias por onde escolher, desde agência de viagens até a um sindicato laboral. Mas importante do que é a categoria é o nome que escolher para a página, o qual deve escolher com cuidado. Isto porque, apesar do Facebook permitir que você mude o nome da página e URL uma vez, é algo que poderá evitar nesta fase. Para esse exemplo, vamos selecionar “agência de viagens” como categoria e colocar como nome (ficcional) “agência global”. Depois, apenas temos de clicar em “começar”.

Inserir informação da página

Como Criar uma Página no Facebook para a sua Empresa 3  Como Criar uma Página no Facebook para a Sua Empresa Como Criar uma P  gina no Facebook para a sua Empresa 3

Neste momento, você criou a sua página, contudo, a mesma está “vazia”, sem quaisquer informações relacionadas com a página e, claro, sem quaisquer publicações. Nesse sentido, o que deverá agora fazer é incluir informação básica. Na página que lhe é apresentada, poderá fazer isto de forma intuitiva, uma vez que associada à mensagem de boas-vindas à página tem várias opções disponíveis para você, como para:

  1. Adicionar uma foto de perfil – as fotos de perfil são essenciais porque as mesmas aparecem junto às publicações e comentários. Além disso, a foto de perfil também aparece sempre que alguém fizer uma pesquisa pela sua página na própria rede social. Como se trata de uma página empresarial, normalmente, opta-se por colocar o logotipo da empresa/negócio como foto de perfil. A medida para a foto de perfil é 180×180.
  2. Adicionar uma foto de capa – a foto de capa tem um grande destaque na sua página e pode ser ideal para realizar as suas campanhas promocionais. Essa imagem, naturalmente, tem maiores dimensões e pode mudá-la sempre desejar ou atualizar o seu negócio. A foto de capa para página deverá ter 820×312 (conheça mais medidas e tamanhos das fotos de capa para as redes sociais).
  3. Adicionar uma pequena descrição – é importante adicionar uma pequena descrição do seu negócio para que as pessoas se familiarizem com o mesmo, especialmente os novos clientes. A descrição surgirá abaixo da sua foto de perfil.
  4. Criar um nome de utilizador para a página – se desejar, poderá criar um nome de utilizador para que as pessoas possam encontrar com mais facilidade a sua página aquando de uma pesquisa. As páginas que tenham nomes de utilizador podem também adicionar um URL personalizado.

Configurar a página

Como Criar uma Página no Facebook para a sua Empresa 4  Como Criar uma Página no Facebook para a Sua Empresa Como Criar uma P  gina no Facebook para a sua Empresa 4

Para além das informações referidas acima, existem algumas configurações que poderá fazer. Clicando em “definições” tem a possibilidade de ajustar vários aspetos da sua página, como os cargos da mesma, em que pode atribuir novos cargos ou gerir os cargos já existentes na sua página.

Publicar conteúdo

Agora que criou a sua página, antes de convidar pessoas para seguirem a mesma, chegou a hora de publicar conteúdo, pois, na verdade, ninguém segue uma página vazia. Existem vários tipos de publicações que pode fazer, desde textos, imagens e vídeos até à publicação de links, que poderão reencaminhar os interessados para o seu site. Opte por diversificar o conteúdo que publica e faça-o com moderação para não saturar os seus clientes. O que se pretende é publicar conteúdo de qualidade e passível de criar engajamento com os seus seguidores.

Como divulgar a página da sua empresa no Facebook

Já aqui vimos anteriormente como divulgar uma página no Facebook, contudo, mesmo assim, você poderá optar por estratégias pagas, por estratégias gratuitas ou, inclusive, por ambas, de forma a otimizar os resultados obtidos.

Por um lado, as estratégias pagas passam invariavelmente pela criação de um anúncio que visa a obtenção de “gostos”, ou seja, de seguidores para a página. Mas, além disso, pode também passar pela promoção de publicações, por exemplo, junto dos seguidores da página e dos seus amigos, para aumentar significativamente o alcance.

Por outro lado, as estratégias gratuitas podem ser diversas e incluem: convites a amigos para “gostarem” de uma página; divulgação em sites ou blogs próprios de uma like box / page plugin da página de Facebook; criar conteúdo partilhável; entrar em contacto com outras páginas relevantes; divulgar a página em quaisquer outras redes sociais em que possa estar presente; incluir o URL da página na sua assinatura de e-mail, cartão de visita, bem como em outras formas de contacto que possa ter.

Deve-se ter sempre em linha de conta que, apesar da importância de saber como criar uma página no Facebook para a sua empresa, é necessário também saber como divulgá-la, para aproximar o seu negócio dos seus clientes e, quiçá, alavancar os contactos e, por conseguinte, as suas vendas.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.