Como Divulgar uma Página no Facebook

Como Divulgar uma Página no Facebook

Sabe como divulgar uma página no Facebook? Criar uma página nessa rede social é apenas o primeiro passo que deve dar se pretende criar uma comunidade em torno de um projeto. Especialmente quando a página é nova, pode ser difícil conseguir os primeiros seguidores. Por isso mesmo, é útil recorrer a diferentes estratégias para divulgar a sua página e, ao longo do tempo, ir fazendo crescer o número de seguidores. Afinal, de nada serve publicar algo numa página se não tiver ninguém do outro lado a seguir o que é publicado na mesma.

Para divulgar a sua página no Facebook, independentemente de se tratar de uma página pessoal ou profissional, existem diferentes opções ao seu dispor, sendo que umas são pagas, enquanto outras são gratuitas. Vejamos abaixo.

Como divulgar uma página no Facebook pagando

Se dispõe de algum orçamento para promover a sua página, então, pode tirar partido de algumas estratégias e ferramentas. Assim sendo, você pode:

Criar um anúncio

Criar um anúncio é, naturalmente, uma possibilidade que tem ao seu dispor para divulgar a sua página e chegar ao seu público-alvo mediante alguns cliques (e dinheiro). Para esse efeito, deverá seguir três etapas.

Etapa 1

Como Divulgar uma Página no Facebook Etapa 1 300x272

Para começar a criar o seu anúncio, deverá aceder à página que pretende divulgar e, depois, clicar no botão “promover”, localizado na sua barra lateral esquerda. O anúncio é criado de forma automática, recorrendo a imagens e texto constantes na sua página. Para alterar as mesmas, deverá editar primeiro a sua página. Ser-lhe-á apresentado um quadro com diferentes opções, devendo clicar em “promover a tua página”.

Etapa 2

Como Divulgar uma Página no Facebook Etapa 2 300x263

Passa por selecionar o seu público-alvo. Após a etapa supracitada, você terá de escolher o público ao qual pretende direcionar o seu anúncio. Nesta etapa, também, você poderá especificar alguns campos, desde o local, género e idade até aos interesses. Este último campo é preenchido automaticamente, de acordo com o que o sistema acha melhor para o anúncio, porém, você pode modificar os interesses e inserir outros, se assim pretender e achar pertinente.

Etapa 3

Como Divulgar uma Página no Facebook Etapa 3 300x258

Por fim, antes de submeter o seu anúncio, deverá definir o seu orçamento diário. Nessa etapa, também, terá a oportunidade de configurar a duração do seu anúncio. Por exemplo, poderá configurar o anúncio para que o mesmo seja mostrado durante uma semana ou, se preferir, configurar o mesmo para que seja mostrado de forma ininterrupta, ou seja, todos os dias, até você próprio colocar um término na campanha. Lembre-se, contudo, de definir um valor de orçamento diário razoável, que lhe possa dar algum retorno e não gaste mais do que aquilo que pode efetivamente gastar. De resto, somente quando o seu anúncio for exibido nesta rede social é que o seu orçamento começará a ser gasto.

Para completar o processo, apenas precisa de clicar novamente no botão “promover”, o qual, desta vez, está localizado no canto inferior direito.

Promover uma publicação

Promover publicação  Como Divulgar uma Página no Facebook Promover publica    o 300x71

Uma forma indireta de divulgar a sua página é através de uma ferramenta muito útil que o Facebook coloca ao seu dispor sempre que partilha uma publicação na página, que é a possibilidade de promover essa mesma publicação. Isto permite divulgar quer a publicação, quer a página, na medida em que o público-alvo terá também a oportunidade de seguir a página em questão.

Como poderá constatar, sempre que publica algo na página, existe um botão que lhe permite promover o que publicou, com o texto “promover publicação”, que está mesmo ao lado da indicação das pessoas que a publicação alcançou. Ora, esta ferramenta, acima de tudo, serve para promover a publicação e melhorar exponencialmente o alcance (dependendo do orçamento que gastar), mas, além disso, também serve para divulgar a página, pois terá a possibilidade de fazer chegar a sua publicação quer a fãs que já seguem a mesma, quer a pessoas que ainda não seguem a página, promovendo assim a mesma junto delas.

Quando clicar no botão sugerido, irá reparar que as opções apresentadas são em tudo idênticas às da promoção da página. Por isso, apenas tem de especificar o seu público-alvo, por exemplo, escolhendo os fãs que seguem a sua página e seus amigos, orçamento e duração dessa campanha. Para completar o processo, novamente, apenas tem de clicar no botão “promover”.

O Facebook coloca à sua disposição outras formas de promoção, por exemplo, para levar pessoas ao seu site. Porém, no âmbito deste artigo, faremos referência apenas às formas de divulgação associadas às páginas.

Como divulgar uma página no Facebook gratuitamente

Independentemente de ter um orçamento ou não para gastar, você pode também divulgar a sua página gratuitamente. Se não está familiarizado sobre como divulgar uma página no Facebook sem despender dinheiro, abaixo, dar-lhe-emos algumas dicas para esse efeito:

Convidar os seus amigos para fazer um “gosto”

Naturalmente, não podíamos deixar de começar pela estratégia mais comum e fácil, que passa por convidar os seus próprios amigos a gostarem da página que pretende divulgar. É certo que nem todas as pessoas vão realmente seguir a páginas, mas, mesmo assim, é uma boa forma de alavancar a mesma, especialmente numa fase inicial.

Contactar com páginas relevantes

Uma opção que tem ao seu dispor, especialmente se não for nenhum projeto comercial, é pesquisar páginas relevantes, isto é, com um tema próximo do seu, e de preferência com muitos seguidores. Depois, poderá enviar uma mensagem aos administradores das páginas a perguntar se podem divulgar a sua página junto dos seus seguidores. É uma estratégia válida, especialmente se tiver algo para oferecer, como uma troca de divulgação noutras páginas que você possa eventualmente ter.

Divulgar noutras redes sociais

Se você tiver contas noutras redes sociais, como, por exemplo, no Twitter, pode optar por colocar o URL da página que pretende divulgar nos campos existentes para esse efeito nessa rede social. No YouTube, também, se publicar vídeos nesta rede social no âmbito da sua estratégia de marketing, pode também incluir um link para a sua página de Facebook quando terminar os mesmos.

Incluir uma like box / page plugin no seu site / blog

Uma estratégia válida e empregue há vários anos é a inclusão de uma ferramenta do Facebook no seu próprio site ou blog. Outrora designada de like box (agora chama-se page plugin), esta ferramenta permite que você incorpore facilmente no seu projeto qualquer página do Facebook. Através desta ferramenta, as pessoas podem fazer um “gosto” ou partilhar a sua página sem sequer saírem do seu site.

Publicar conteúdo “partilhável”

Outra estratégia à qual pode e deve optar é fazer publicações com conteúdo e imagens de qualidade. Isto é importante numa ótica de engajamento com os seguidores que você já tem, mas também para levar os mesmos a partilharem as suas publicações nas suas contas pessoais e aumentar substancialmente, assim, o alcance das mesmas. Naturalmente, você pode também seguir esse objetivo e partilhar o que publica na página com os seus próprios amigos.

Estas são as estratégias mais comuns para divulgar a sua página no Facebook, porém, no seu quotidiano, pode otimizar ainda mais os seus esforços de divulgação, incluindo, por exemplo, o URL da sua página na sua assinatura de e-mails, fóruns, ou em cartões de visita (novamente, em projetos empresariais).

Todas estas dicas sobre como divulgar uma página no Facebook são válidas. Por isso, se o seu orçamento permitir, opte por conciliar as mesmas, para otimizar os seus esforços e, por conseguinte, os resultados obtidos.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.