Como aparecer no Google

Como aparecer no Google

Como aparecer no Google? Sempre que criamos um site e o mesmo tarda a aparecer nos resultados de pesquisa neste motor de busca, pensamos nessa questão. Muitas pessoas pensam, de forma errada, que basta criar um site e adicionar algum conteúdo para o mesmo aparecer no Google, quando, na realidade, existem passos que devem ser invariavelmente dados para incrementar as probabilidades de se aparecer no Google.

Aparecer no Google deve ser, aliás, uma meta de qualquer plano de divulgação de sites, pois dessa circunstância pode depender o sucesso ou insucesso do seu site, bem como de todo o seu projeto.

Sempre que rastreia a web, o Google adiciona sites novos ao seu índice e, em simultâneo, atualiza os sites já existentes.  Contudo, segundo o próprio motor de busca, ele não indexa todos os sites, razão pela qual, para se certificar que o seu site aparece no Google, pode e deve recorrer a métodos eficazes para esse efeito.

Mesmo que não esteja familiarizado sobre como aparecer no Google, saiba que existem duas formas de o conseguir, isto é, a forma direta, bem como a forma indireta. Iremos ver ambas de forma mais pormenorizada abaixo.

Como aparecer no Google com métodos diretos

Se o seu site ou  blog tem qualidade, decerto que mais cedo ou mais tarde o mesmo será indexado pelo Google. De qualquer das formas, isto não invalida que você não possa contribuir para que essa indexação decorra com maior rapidez. Para fazê-lo de forma direta, como veremos abaixo, existem ao seu dispor algumas possibilidades. Vejamos quais são:

Submeter o seu URL

Se acabou de criar o seu site e pretende acelerar o processo de indexação do mesmo, poderá submeter diretamente o seu URL no Google. Através do Webmaster Tools, você tem uma página que lhe permite submeter o URL do seu site.

Clicando aqui, você será reencaminhado para a “search console”, onde você pode efetivamente inserir o seu novo URL. Embora o Google refira que nem todos os URLs enviados sejam efetivamente adicionados ao seu índice ou possam prever ou garantir quando é que os mesmos irão aparecer no índice, mesmo assim, não deixa de ser importante fazê-lo.

Submeter um mapa do seu site/blog

A par de submeter o seu URL, deve optar por submeter também uma mapa do seu site no Google Webmaster Tools. Este passo pode ser bastante importante na sua estratégia de SEO para o seu site de e-commerce ou outro.

Submeter um mapa do seu site é uma forma de dar a conhecer ao Google todo o conteúdo do mesmo para além da sua página inicial. Em teoria, possibilita que as páginas que compõem o seu site sejam visitadas pelos crawlers do Google, bem como posteriormente indexadas, permitindo com que possam aparecer nos motores de busca.

Recorrer ao Google AdWords

Os métodos acima permitem que o seu site comece a aparecer no Google para determinadas pesquisas. É o chamado tráfego orgânico, o qual você consegue obter através de métodos naturais.

O único problema é que os resultados orgânicos demoram a conseguir e, nesse sentido, especialmente se você tiver um site corporativo ou uma loja virtual, de forma a conseguir, desde logo, tráfego de qualidade através do Google, pode ser necessário recorrer a outra estratégia.

Se pretender, enquanto os resultados orgânicos não surgem, pode recorrer ao Google AdWords. Trata-se da plataforma de publicidade interna do Google, paga, a qual permite-lhe exibir anúncios através do mesmo, quer no próprio motor de busca, sempre que alguém pesquisa por palavras-chave associadas ao seu projeto, quer em sites externos parceiros do Google, que possibilitam o aumento do tráfego para o seu site.

Como aparecer no Google com métodos indiretos

Como aparecer no Google, bem como nas suas primeiras páginas dos resultados de busca, exige que adote algumas estratégias de SEO (search engine optimization), é preciso que tenha em consideração algumas estratégias de otimização do seu site.

Otimização externa do site

Já aqui falamos na importância dos links para o seu site, quer internos, quer externos, na sua estratégia de link building. Contudo, nunca é demais salientar os seus efeitos positivos para um site. Um link externo funciona como um voto para o seu site e, além de ajudar o pagerank da página para onde aponta, o Google, sempre que encontra um link – dofollow  (o mais relevante) -, segue o mesmo até à página de destino. Isto influencia e aumenta consideravelmente as probabilidades e a rapidez com que essa página será indexada, tal como a posição da página nas SERP (search engine results pages).

Otimização interna do site

Decerto que você já ouvir a expressão “o conteúdo é rei”. Se se pergunta como aparecer no Google, então saiba que uma estratégia de criação de conteúdo original, de qualidade e otimizado para os motores de busca é vital para o conseguir, até para fazer com que outros webmasters criem hiperligações para o seu site.

Porém, não se deve centrar somente no seu conteúdo. Atualmente, um plano de otimização de sites deve ser abrangente, envolvendo ainda fatores como a otimização da estrutura do site, da navegação do mesmo, velocidade do seu site, a otimização das imagens presentes no mesmo, integração de redes sociais, entre diversos outros fatores, como pode constatar, de resto, no nosso guia de otimização de sites.

Agora que sabe como aparecer no Google, é preciso ter também em consideração que, embora este seja o motor de busca mais importante, você não deverá descurar outros motores que lhe possam também trazer mais tráfego e clientes. É o caso de, por exemplo, do Bing, um motor de busca da Microsoft, outrora conhecido como MSN Busca, entre outros nomes, que é uma das melhores alternativas ao seu dispor.

Dito isto, como aparecer no Google é, indubitavelmente, um dos objetivos de qualquer projeto online, deverá seguir os métodos acima para otimizar as suas hipóteses de aparecer no mesmo. Se, porventura, sentir dificuldades a implementar os passos que referimos e, em alternativa, preferir recorrer a um serviço profissional para o efeito, contacte-nos. Teremos todo o gosto em ajudar-lhe a aparecer no Google.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.