Como Anunciar na Internet – Alavanque as suas vendas

Como Anunciar na Internet – Alavanque as suas vendas



Para fomentar a viabilidade de um negócio, há que recorrer a todas as ferramentas de publicidade que existem ao seu dispor, apostando fortemente na publicidade online, embora não descurando as formas tradicionais de publicidade, caso representem uma mais-valia para o seu negócio. Mesmo assim, como muitos empresários e empreendedores não sabem como anunciar na Internet, continuam a usar um plano de publicidade antiquado, através do qual dificilmente obterão os resultados que pretendem.

A verdade é que, como teremos oportunidade de constatar mais abaixo, anunciar na Internet, até pelas diferentes formas de anunciar que temos ao nosso dispor, tem várias vantagens, as quais decerto irão refletir-se no seu negócio. Abaixo, você poderá familiarizar-se com este tipo de anúncios, as suas vantagens, bem como quais são as principais formas que existem para divulgar o seu negócio online.

Anúncios online vs. Anúncios convencionais

Longe vão os tempos em que para fazer publicidade as únicas possibilidades que tinha era os anúncios convencionais em meios como a TV, rádio ou imprensa escrita. Atualmente, há novas exigências, mas também novas ferramentas ao seu dispor, especialmente para quem quiser anunciar na Internet, desde links, banners até posts patrocinados, as quais poderão ser mais vantajosas para si, especialmente em termos de ROI (return on investment).

Vantagens de anunciar na Internet

Como sugerimos acima, anunciar na Internet não significa necessariamente que não recorra a formas tradicionais de publicidade, contudo, é inegável que os anúncios online têm uma série de vantagens, pois você pode:

Poupar dinheiro

Anunciar na Internet, em termos de custos, é uma solução menos onerosa do que a publicidade em meios tradicionais. Na Internet, dependendo da plataforma escolhida, o seu anúncio pode ser mostrado durante todo o dia, com um orçamento baixo, ao passo que na televisão ou na rádio iria precisar de investir mais dinheiro para estar presente nesses meios de comunicação, sendo que o seu anúncio nunca estaria ativo durante todo o dia.

Segmentar o público-alvo

Uma das grandes vantagens de optar por anúncios online reside no facto de que você pode segmentar o seu público-alvo, para que o anúncio possa ser mostrado somente a um determinado grupo de pessoas. Isto é particularmente vantajoso quando se tem um orçamento curto para publicidade, uma vez que assim certifica-se que o anúncio chega às pessoas que mais poderão estar interessadas no seu produto ou serviço.

Ter um maior alcance

Um anúncio num jornal, bem como em qualquer outro meio de publicidade convencional, nunca terá o alcance que um anúncio na Internet pode ter. Isto acontece porque, ao anunciar na Internet, o seu anúncio passa a estar disponível para qualquer pessoa, em qualquer país, mesmo que não se dirija particularmente a estes.  Através dos links patrocinados, por exemplo, no AdWords ou no Facebook Ads, você pode selecionar os países em que quer que o anúncio apareça, o que é extremamente útil quando se tem um produto ou serviço passível de ser vendido ou prestado a clientes de outros países.

Está entusiasmado com a possibilidade de tirar partido da Internet para potenciar o seu negócio? Então veja abaixo como você poderá fazê-lo.

Descubra como anunciar na Internet

Se pretende divulgar o seu site, quer se trate de um site direcionado para vendas de produtos, quer se trate de um site de venda de serviços, saiba que existem diferentes formas de o fazer. Na verdade, além de todas as vantagens que referimos acima, deve-se salientar precisamente a diversidade de alternativas que tem ao seu dispor se desejar anunciar na Internet. Vejamos abaixo as principais formas.

Anúncios em blogs / sites relevantes

Algo a que as pessoas muitas vezes não prestam atenção é o potencial existente em blogs ou sites não comerciais relevantes para o seu negócio, isto é blogs ou sites cuja temática ou nicho seja o mesmo do seu.

Imaginemos que tem um loja online sobre bicicletas e quer levar para ao seu site pessoas realmente interessadas em bicicletas. Nesse caso, você pode fazer uma pesquisa cuidada sobre se existem blogs, sites e fóruns, direcionados para esta temática, com bons níveis de tráfego. Se encontrar, pode contactar o webmaster que administra esses projetos e tentar aferir se está interessado em ter publicidade externa nos mesmos e em que moldes. Poderá fazer um teste de um mês, para saber em concreto o potencial do seu anúncio. Normalmente, o teste é feito com banner, quiçá a melhor forma de obter retorno sobre o investimento, embora alguns prefiram os posts patrocinados.

De qualquer modo, a isto chama-se tráfego de referidos e poderá ser uma ótima estratégia não só de anunciar na Internet, mas também de diversificar as fontes de tráfego.

Anúncios nos motores de busca

Trata-se atualmente da melhor forma de publicidade online que tem ao seu dispor. Anunciar nos motores de busca é, pois, a primeira opção da maior parte das empresas para promover os seus negócios. E, com razão, pois é uma forma de levar ao seu site pessoas realmente interessadas nos seus produtos ou serviços e pagar somente pelas visitas que os motores de busca reencaminham para o seu site.

Quando falamos de motores de busca, referimo-nos essencialmente ao Google, uma vez que o mesmo tem uma quota de mercado global na ordem dos 70%, sendo avassaladora em Portugal e em outros países de língua portuguesa, apesar de existirem motores de busca com uma quota de mercado menos expressiva mais ainda assim interessantes, como é o caso do Bing ou do Baidu.

No caso particular do primeiro, você pode anunciar facilmente no Google, através do AdWords, a plataforma de publicidade do Google, e publicando a sua primeira campanha online, que permitir-lhe-á ter um anúncio no motor de busca e em sites parceiros, sempre que alguém efetuar uma pesquisa com base em determinadas palavras-chave.

Anúncios nas redes sociais

As redes sociais são vistas como uma ferramenta importante em qualquer estratégia de marketing online e, em simultâneo, para anunciar na Internet. Naturalmente, existem plataformas que são melhores do que outras para efeitos de publicidade, contudo, mesmo assim, é inegável o potencial que estas redes têm para consciencializar as pessoas, potenciais clientes, sobre o seu negócio.

No que concerne às principais redes, o Facebook, por exemplo, tem aproximadamente 1.23 biliões de usuários, o Twitter conta com 650 milhões de usuários, ao passo que o Google+ conta com 550 milhões. Outras redes, como o LinkedIn, o Pinterest, ou o Instagram estão a crescer paulatinamente e poderão ser também uma boa aposta.

Porém, se tiver um orçamento limitado, anuncie no Facebook, em detrimento de outras redes, por ter mais usuários e ter uma plataforma que lhe permite segmentar e gerir os seus anúncios, definindo aspetos como o público-alvo, orçamento, duração, entre outros, facilmente.

Agora que vimos como anunciar na Internet, você poderá pôr em prática as nossas sugestões. Se necessitar de assistência profissional, poderá também contactar-nos para esse efeito, pois, além de toda a experiência que temos em marketing online, somos um parceiro certificado Google.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.