WebNode: Como criar um site grátis

WebNode: Como criar um site grátis

Já aqui vimos anteriormente onde criar um site profissional, com alojamento pago, bem como com domínio personalizado. Por isso mesmo, vamos ver agora como criar um site grátis, recorrendo a uma das melhores plataformas online que tem ao seu dispor para esse efeito, isto é, o WebNode.

Se não está familiarizado com esta plataforma, abaixo, procuraremos explicar-lhe o que é o WebNode, quais são as suas vantagens e como você pode, passo a passo, criar um site gratuito na mesma com aparência profissional.

O que é o WebNode

Trata-se de um construtor de sites online, que lhe permite criar facilmente um site profissional, quer seja um site pessoal, quer seja um site de e-commerce, mesmo que nunca tenha criado anteriormente um projeto desta natureza.

Na verdade, virtualmente qualquer pessoa pode criar um site nesta plataforma. Não precisa de recorrer a um programador ou a um designer para fazê-lo por si, pois a mesma disponibiliza aos seus usuários uma série de templates, passíveis de serem enquadrados em vários nichos de mercado, que você mesmo pode personalizar.

Vantagens de usar o WebNode

Se quisermos, podemos identificar várias vantagens associadas à utilização do WebNode em detrimento de outra plataforma gratuita. Vejamos as principais:

Amigável ao usuário

Especialmente para quem é iniciante, sem qualquer conhecimento técnico, muito menos de código, urge encontrar formas de se criar sites facilmente, em poucos cliques. É precisamente isso que esta plataforma lhe proporciona. Uma forma de criar sites simples, em poucos cliques, que lhe permite usufruir de um sistema amigável do utilizador, para facilitar a criação, edição e gestão do seu site.

Disponível em português

Uma das vantagens desta plataforma é que a mesma está disponível em várias línguas, inclusive em português. Isto permite que os usuários percebam facilmente como aceder e utilizar a plataforma e, por conseguinte, criar um site de acordo com o que é pretendido.

Gratuito em sites pessoais

Naturalmente, no âmbito das vantagens, não poderíamos deixar de fazer referência a uma das principais, isto é, o facto de ser uma plataforma gratuita. Isto significa que você pode criar um site ou blog pessoal, sem gastar dinheiro, embora possa sempre fazer um upgrade em qualquer altura, gastando algum dinheiro, adquirindo uma conta de alojamento com mais espaço para o seu site, bem como um domínio em vez de um subdomínio

Site responsivo

Assim que cria um site no WebNode, cria também uma versão móvel do mesmo, permitindo que o mesmo possa ser acedido a partir de qualquer dispositivo móvel e estar adaptado para telemóveis, smartphones e tablets. Isto é particularmente importante numa altura em que cada vez mais pessoas recorrem a esse tipo de dispositivos para acederem a sites e navegarem na Internet.

Uso do HTML5

Os sites criados nesta plataforma têm como base uma linguagem específica, nomeadamente o HTML5. Para quem não está familiarizado com o HTML5, trata-se de uma linguagem que é amigável dos motores de busca, o que é ótimo, quando se pretende otimizar o tráfego orgânico, ou seja, o tráfego proveniente de tais motores, e subir nas SERP (seach engine results pages).

Como criar um site grátis no WebNode

Se não sabe como criar um site grátis no WebNode, apenas tem de seguir os passos que lhe indicamos abaixo. Para iniciar, deverá naturalmente aceder ao site oficial e clicar no botão “comece já”, opção que está no topo da página inicial.

Webnode 1  WebNode: Como criar um site grátis Webnode 1

Ser-lhe-á apresentado um formulário, devendo preencher os campos relativos: a “nome do site”, que é o nome que pretende que o seu projeto tenha; “endereço eletrónico”, neste caso o seu e-mail, para que possa receber o e-mail de confirmação de registo; e, por último, a palavra-passe que pretende utilizar na sua conta. Quando finalizar, clique em “registe e crie”.

Webnode 2  WebNode: Como criar um site grátis Webnode 2

A seguir, deverá selecionar o tipo de site que necessita. Por padrão, o WebNode disponibiliza-lhe três opções, a saber: site pessoal, site de negócios e ainda loja virtual. Para este exemplo, vamos selecionar a opção do site pessoal. Até porque é a única que lhe permite criar um site totalmente livre de custos.

Webnode 3  WebNode: Como criar um site grátis Webnode 3

No passo seguinte, poderá selecionar o modelo do seu site, isto é, o template do mesmo. Existe um leque abrangente de modelos por onde escolher, em todo o caso, quando identificar um modelo passível de se enquadrar no seu projeto, poderá clicar em “pré-visualizar” ou, em alternativa, para prosseguir, em “escolha”.

Após este passo, ser-lhe-á apresentado o seu site, com o modelo que escolheu, tendo agora apenas de editar o mesmo, criando as páginas, textos, editando imagens, entre outras opções, com base nas que lhe forem disponibilizadas por este construtor de sites online.

O plano pago do WebNode

O plano gratuito desta plataforma de criação de sites, naturalmente, é limitado, sendo que através do mesmo apenas tem acesso a 100 MB de armazenamento e a 1 GB de tráfego mensal, além de a um subdomínio. Isto não invalida, naturalmente, que possa continuar com um site gratuito, se assim desejar e o site não consumir recursos que exijam que faça um upgrade ao mesmo.

Todavia, para desfrutar de funcionalidades adicionais, existem serviços premium pelos quais pode optar, embora tenha de pagar pelos mesmos. São quatro os planos que tem à sua disposição, nomeadamente o Limited, Mini, Standard e Profissional, sendo este último o plano mais completo. No que concerne aos preços, os mesmos podem variar significativamente, consoante o plano, começando desde €2,95 por mês no plano Limited até a €16,95 por mês no plano Profissional.

Agora que está familiarizado com como criar um site grátis no WebNode, pode aceder à plataforma em questão e criar o seu próprio site. Em alternativa, claro, se quiser criar um site com hospedagem própria, a par de um domínio, poderá optar por criar o mesmo justamente aqui, no Site Fácil.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.