Técnicas de SEO para WordPress – Otimize o seu blog

Técnicas de SEO para WordPress – Otimize o seu blog



As técnicas de SEO para WordPress permitem alavancar o tráfego do seu blog, sendo, por isso, muito importante que as procure implementar no mesmo.

Todos os dias nascem novos blogs em WordPress, enquanto outros acabam, por não terem atingido o sucesso esperado. Ora, devido à imensa concorrência que existe na Internet, sem recorrer a técnicas de otimização para WordPress, os blogs criados neste CMS (content management system) dificilmente alcançarão resultados satisfatórios em termos de tráfego orgânico, isto é, o tráfego proveniente dos motores de busca.

A pensar em todas as pessoas que precisam de dicas para otimizarem o seu blog em WordPress, criamos um guia básico que decerto permitirá que obtenha melhores resultados com o seu blog a todos os níveis.

Apesar de qualquer trabalho de otimização requerer algum tempo para se notar os resultados, é inegável que as técnicas de SEO para WordPress que verá abaixo podem produzir excelentes resultados a longo termo.

Conheça as principais técnicas de SEO para WordPress

Se já montou o seu blog mas ainda não está propriamente familiarizado com as técnicas de SEO para WordPress, saiba que existem diversas técnicas às quais pode recorrer para esse efeito. Vejamos abaixo algumas sugestões:

Escreva conteúdo de qualidade e original

O conteúdo é rei e é sempre a base de qualquer plano de otimização. Naturalmente, referimo-nos a conteúdo de grande qualidade e único. Num cenário ideal, o conteúdo deverá estar bem estruturado, ser informativo, mas também integrar técnicas como a utilização de subtítulos, boa densidade de palavras-chave, utilização de negritos, entre outras. Lembre-se contudo de escrever sempre para o leitor e não para os motores de busca, com textos coerentes e, claro, com regularidade, para manter o seu blog atualizado. Além disso, os títulos dos seus artigos, bem como as respetivas meta-descrições, são também importantes para o SEO. Plugins como o Yoast SEO poder-lhe-ão ajudar a otimizar vários aspetos do conteúdo do blog.

Mude a estrutura dos permalinks

Quando estiver otimizando o seu blog, não se esqueça de verificar a estrutura dos permalinks (ligações permanentes). Prefira permalinks curtos, que integrem as suas palavras-chave e sejam compreensíveis, quer pelos seus visitantes, quer pelos motores de busca. Lembre-se que as primeiras palavras são as mais relevantes, por isso tente incluir as suas palavras-chave no início dos links. Em caso de dúvida, no seu painel de administrador do WordPress, basta clicar em Opções > Ligações Permanentes > Nome do Artigo e, por fim, clicar em guardar.

Crie links internos e externos

Quando criar o seu conteúdo, aproveite para criar também hiperligações nos mesmos para outras páginas internas do seu blog, de forma a melhorar a navegação interna e, em simultâneo, criar um mecanismo que permitir-lhe-á reduzir significativamente a taxa de rejeição. Além disso, tente angariar links em sites ou blogs externos, de tópicos relevantes, que apontem para o seu site, de preferência dofollow, para retirar mais valor dos mesmos e ajudar o seu pagerank. Tenha, contudo, cuidado com a proveniência dos links, pois quanto mais autoritários os projetos que apontarem para o seu blog forem melhor.

Otimize também as imagens

Naturalmente, deve otimizar não só os seus textos, mas também as suas imagens. Não use imagens demasiado pesadas e, além disso, certifique-se de usar as suas palavras-chave no texto alternativo das imagens. Existem também plugins que o podem ajudar a otimizar as imagens no WordPress gratuitamente. É o caso, por exemplo, do WP Smush.

Escolha um template rápido

É importante que use templates para blogs em WordPress devidamente otimizados para os motores de busca. Isto acontece porque alguns temas usam demasiado código na criação do layout e design dos templates, fazendo com que os mesmos sejam demasiado pesados. Por isso, é importante que encontre templates que carreguem rapidamente, uma vez que a velocidade do blog é muito importante e um dos fatores que os algoritmos do Google têm em consideração na classificação dos projetos nos resultados de pesquisa. Verifique sempre as críticas aos templates e certifique-se também de descarregar os mesmos somente de plataformas idóneas, como o Theme Forest ou o Elegant Themes.

Submeta um mapa do seu site no Webmaster Tools

O Webmaster Tools é uma plataforma do Google para webmasters que permite-lhe analisar diversos dados do seu site para obter mais tráfego deste motor de busca. Contudo, esta plataforma também lhe permite submeter um mapa do seu site em formato XML, para facilitar a indexação de todas as páginas e posts do seu blog. Existem vários plugins que lhe podem ajudar a criar um mapa do seu site, como o Google XML Sitemaps.

Divulgue o seu blog nas redes sociais

Atualmente, é muito importante que divulgue o seu blog nas redes sociais, até como estratégia de não depender exclusivamente do tráfego orgânico e usufruir também de tráfego social. A partilha dos seus posts em redes sociais como o Facebook, Google+ ou Twitter, apesar de não ser uma matéria que ainda gere consenso, é importante, porque julga-se que os motores de busca têm em consideração os sinais sociais provenientes destas redes.

Apesar de muitas técnicas de SEO para WordPress serem fáceis de implementar, muitas pessoas descuram as mesmas e acabam por nunca terem resultados de acordo com as suas expectativas.

O que não fazer quando otimizar o seu blog em WordPress

As técnicas de SEO para WordPress que referimos acima são todas válidas e úteis na otimização do seu blog e, acima de tudo, são técnicas white hat, ou seja, técnicas naturais que não irão prejudicar o seu blog.

Não adote, por isso, técnicas black hat, que são técnicas de SEO agressivas, que se focam essencialmente nos motores de busca, em detrimento de nas pessoas, embora não sigam as diretrizes dos primeiros. Alguns exemplos destas técnicas incluem o “keyword stuffing”, que significa o despejar de palavras-chave nos artigos, sem preocupação com a coerência, nem com outros aspetos importantes de um texto; texto invisível; mudança da página completamente após ser indexada e classificada pelos motores de busca, entre várias outras.

Estas técnicas, contudo, são efémeras. Embora possam produzir resultados imediatos rápidos, irão decerto levar mais tarde a uma penalização, fazendo com o que o seu blog caie irremediavelmente nos resultados de pesquisa.

No Site Fácil, disponibilizamos-lhe o acesso a um leque abrangente de ferramentas de SEO, que permitem-lhe analisar diversos aspetos do seu blog e fomentar ainda mais a sua otimização, mas de uma forma totalmente transparente, para colocar-lhe num patamar acima da sua concorrência.

Embora muitas das técnicas de SEO para WordPress que referimos sejam relativamente fáceis de colocar em prática, se necessitar de ajuda profissional para o efeito, poderá sempre optar por nos contactar. Decerto teremos uma solução passível de lhe agradar.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.