Como montar um blog – Guia passo a passo

Como montar um blog – Guia passo a passo



Como montar um blog? Esta é uma questão recorrente, devido às potencialidades amplamente associadas ao mesmo. Nessa ótica, são cada vez mais os empresários que reconhecem a importância de um blog para os seus negócios, a par de inúmeros blogueiros e webmasters que veem um blog como uma excelente forma de gerar rendimentos passivos na Internet.

Sabemos que a criação de um blog pode suscitar muitas dúvidas, mas, para o ajudar nesse propósito, criamos um guia passo a passo que explicar-lhe-á tudo o que precisa de saber sobre como montar um blog.

Através do nosso guia, poderá familiarizar-se não só com o conceito e vantagens de um blog, mas também com as formas de que dispõe para montar um blog, mesmo sem qualquer conhecimento técnico. Mas, comecemos do início.

O que é um blog?

Provavelmente, já ouviu a palavra blog vezes sem conta nos meios de comunicação social, nas redes sociais, bem como em diversos outros locais, mas ainda não se encontra totalmente familiarizado com o termo, nem mesmo com as suas diferenças para um site.

Apesar de terem traços comuns, ao contrário do que acontece com um site, geralmente estático, um blog é dinâmico. Trata-se de um diário pessoal (ou não) atualizado com frequência, destinado ao consumo de um público abrangente, onde o seu autor (blogger) publica textos (posts) numa página organizada de forma cronológica.

Embora, na sua génese, o blog fosse essencialmente uma forma de expressão pessoal, atualmente, devido às suas potencialidades, cada vez mais empresas optam por inserir esta funcionalidade no âmbito dos seus sites empresariais. Isto acontece de forma a terem uma comunicação mais próxima do seu público-alvo e a fomentar a interação entre empresa e cliente.

Além disso, muitos webmasters privados também optam por criar os seus projetos de nicho, baseados em diversas áreas, recorrendo aos blogs, por estes lhes permitirem atualizar de forma recorrente os mesmos, numa clara evolução da finalidade do blog como outrora o conhecemos.

Quais são as vantagens de um blog?

Quer inserido no âmbito de um site, quer como um blog convencional, montar um blog permite que usufrua de um leque abrangente de vantagens, especialmente quando estiver integrado num projeto empresarial, pois:

  • Aumenta o tráfego (orgânico) proveniente dos motores de busca;
  • Ajuda-lhe a ranquear melhor, recorrendo a palavras-chave ou frases de cauda longa (long tail);
  • Confere-lhe a possibilidade de publicar a mensagem que pretende transmitir;
  • É fácil e rápido de configurar, não necessitando de qualquer conhecimento técnico;
  • Empresta maior visibilidade ao projeto com a publicação de conteúdo “fresco”;
  • Faculta maior autoridade ao seu projeto online;
  • Fomenta os inbound links, bem como os links internos;
  • Melhora a taxa de conversão, recorrendo a técnicas como o call-to-action;
  • Permite que os leitores deixem comentários ao que foi publicado;
  • Propicia os contactos entre o leitor/cliente e o autor/empresa (leads);
  • Suporta iniciativas nas redes sociais, como Facebook, Google+ ou Twitter.

As vantagens supracitadas têm levado, por isso, cada vez mais pessoas e empresas a recorrem às suas potencialidades e a procurarem saber como montar um blog.

Então, como montar um blog?

Atualmente, para montar um blog, você tem diferentes formas de o fazer. Se pretender ter um blog gratuito, pode optar por uma plataforma como o Blogger, WordPress.com, ou mesmo o Tumblr, que são bastante amigas do utilizador, permitindo-lhe criar um blog facilmente sem custos.

Embora possa optar por estas plataformas gratuitas, como as referidas acima, para usufruir das potencialidades de um blog profissional e, em simultâneo, do total controlo sobre o seu projeto, é importante que siga os seguintes passos para montar um blog:

Aquisição de hospedagem

A aquisição de uma conta de hospedagem para o seu blog ou, se preferirmos designar de outra forma, de alojamento, é um passo fundamental para qualquer pessoa que pretenda ter um projeto online profissional.

A hospedagem permite-lhe usufruir de um espaço num servidor profissional, que hospeda todos as pastas e conteúdos do seu projeto, sendo, por isso, a base do mesmo. Naturalmente, é preciso ter alguma atenção com as condições oferecidas pelos diferentes hosts,  não descurando aspetos como o espaço disponibilizado em disco, o painel de controle, o desempenho, o tempo de uptime, entre outros, para certificar-se que obtém o melhor serviço possível.

Os pacotes básicos de hospedagem, geralmente, são indicados para qualquer blog que esteja ainda no início e sem necessidade de usar recursos característicos de pacotes mais avançados.

Compra de domínio

O domínio do seu blog é muito importante, pelo é recomendável que compre um domínio que reflita adequadamente o nome do seu projeto. Para facilitar, pode optar por comprar o seu domínio em simultâneo com o pacote de hospedagem.

Quando se recorre a uma plataforma gratuita, normalmente, temos acesso a um subdomínio, do tipo nomedoseublog.blogspot.com, dependendo da plataforma, porém, ao recorrer a hospedagem própria, você pode ter o seu próprio domínio personalizado.

Ter um domínio personalizado é importante porque, além de conferir maior credibilidade e imagem de profissionalismo ao blog, permite que o seu conteúdo indexe melhor, especialmente quando usar um domínio de topo.

A opção de por um domínio de topo, também designado de TLD (top-level domain), permite que o seu domínio seja também mais fácil de memorizar. Entre os domínios genéricos de nível superior, encontramos extensões como .com, .net ou .org, mas também pode optar por domínios de topo por código de país, como o .pt, ou .com.br.

Instalação de CMS

Para montar um blog adequadamente, e ter o mesmo online, você necessita de um aplicativo, nomeadamente um CMS (content management system) ou sistema de gestão de conteúdos, para que o seu projeto seja acedido através da Internet. Você pode instalar facilmente um CMS através da sua conta de hospedagem, nomeadamente através de um painel de controle como o cPanel, o qual é disponibilizado pelo seu host.

Atualmente, em termos de sistemas de gestão de conteúdos, existem diversas escolhas ao seu dispor, embora a maior parte dos webmasters nacionais recorram a sistemas como o WordPress, Drupal ou Joomla. Estes sistemas são amigos do usuário, permitindo-lhe criar e publicar facilmente o conteúdo que deseja. Após a publicação dos conteúdos, estes podem finalmente ser acedidos por qualquer pessoa que se encontre a navegar na Internet.

Apenas é necessário seguir os três passos veiculados acima para montar um blog e manter total controlo sobre o mesmo, o que dificilmente conseguiria se optasse por criar o mesmo numa plataforma gratuita.

E você? Gostaria de montar um blog?  Através do Site Fácil, você pode montar facilmente o seu blog, comprando a sua hospedagem, domínio e instalando o aplicativo/CMS desejado para criar e publicar o seu conteúdo. Se precisar de apoio ou tiver alguma dúvida, contacte-nos já!


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.