Porque Ter um Site para a Sua Empresa

Porque Ter um Site para a Sua Empresa



Tem um negócio e ainda não criou um site para o mesmo? Então, você pode estar a perder uma grande oportunidade de fomentar as suas vendas e, por conseguinte, o crescimento da sua empresa. É indubitável que muitas pessoas não sabem bem porque ter um site para a sua empresa é importante, mas tal não invalida que procurem efetivamente conhecer as vantagens que um site pode acarretar para o presente e futuro da mesma, independentemente do seu tamanho.

10 razões porque ter um site para a sua empresa é importante

Como sugerimos acima, a presença online é importante, porque ter um site, quer o seu negócio seja pequeno, quer seja grande, permite que usufrua de benefícios como:

Acesso a mais clientes

Através de um site, você pode conseguir com que o seu negócio chegue a um público-alvo muito mais abrangente, não só em termos de clientes nacionais, mas, inclusive, internacionais, o que terá naturalmente repercussões extremamente positivas sobre as suas vendas. Este acesso a outros clientes e mercados é facilitado pelas plataformas de publicidade online, cujos exemplos poderá ver mais abaixo.

Aumento das vendas

A principal razão para muitas empresas criarem um site é, sem dúvida, porque pode significar um incremento significativo das suas vendas, quer de produtos, quer de serviços. Isto porque o seu público-alvo aumenta drasticamente, deixando de estar dependente das pessoas que visitam fisicamente a sua empresa ou das que lhe contactam pelas vias tradicionais para usufruir do que o seu negócio tem para lhes oferecer. Claro que terá sempre de divulgar o seu site ou, em alternativa, trabalhar na otimização do mesmo para os motores de busca, contudo, é inegável que, quer de uma forma, quer de outra, as suas vendas irão subir.

Complemento a espaço físico

O espaço físico da sua empresa, quer seja um escritório onde presta serviços, quer seja a sua loja, pode não ser suficiente para gerar lucro e contribuir para a viabilidade da sua empresa a longo prazo. Nesse sentido, um site pode ser o complemento ideal ao espaço físico, permitindo chegar a clientes que de outra forma nunca conseguiria chegar.

Conveniente para os clientes

Sejamos honestos, o que é mais conveniente e permite-lhe otimizar o seu tempo, percorrer várias lojas na sua cidade à procura do item ou serviço que procura ou, pelo contrário, visitar sites corporativos ou lojas virtuais? Naturalmente, trata-se da última hipótese. Os negócios que efetivamente preocupam-se com o seu crescimento percebem isso, pelo que tratam de fazer um site que mostre os seus produtos e serviços, para que potenciais clientes possam navegar pelos mesmos e adquirir os que quiserem.

Disponível durante 24 horas

Ao contrário do que acontece com um espaço físico, um site funciona 24 horas por dia, mesmo que não tenha qualquer webmaster a controlar o site à noite. Por isso, a qualquer hora um potencial cliente pode visitar o seu site, de forma a saber mais informações sobre o seu negócio, produtos ou serviços. Além disso, por uma questão de conveniência, como sugerimos acima, muitos clientes preferem visitar uma loja online, em detrimento da loja física, e podem comprar produtos na loja online de forma automatizada, gerando vendas sem que tenha de pagar a um funcionário.

Facilita esforços de marketing

Nem sempre é fácil publicitar um negócio local, quando se tem apenas um espaço físico, pois os canais de divulgação são limitados. Contudo, tendo um site, a par de uma estratégia de marketing online, você pode publicitar facilmente o seu negócio na Internet. Existem várias formas de levar tráfego ao seu site, dependendo do nicho do seu site. Contudo, independentemente da indústria do seu negócio, pode sempre recorrer ao Google AdWords, bem como ao Facebook Ads para fomentar o seu tráfego, enquanto trabalha em formas de levar tráfego orgânico para o seu site, ou seja, tráfego totalmente gratuito.

Maior credibilidade

Um site pode conferir maior credibilidade à sua empresa. Se analisar a sua concorrência, decerto poderá constatar que a maior parte das empresas que operam na mesma indústria que a sua tem um site. Nesse âmbito, se os clientes notarem que, ao contrário da sua concorrência, a sua empresa não tem um site, poderão pensar que a mesma é menos credível, o que é uma situação de todo evitável, até pelo reduzido investimento que um site implica.

Mantém os clientes informados

Um site pode funcionar como um verdadeiro catálogo dos seus produtos e serviços, para que os clientes possam conhecê-los e, num cenário ideal, encomendar os mesmos. Além disso, através de um site é muito mais fácil editar e atualizar qualquer informação que tenha constante no mesmo do que se tivesse de o fazer em material impresso. Depois, pode sempre usar o site, em especial através do e-mail marketing, para informar os seus clientes de eventos especiais, promoções, novos produtos e serviços, entre outras novidades.

Otimização dos recursos humanos

Quando precisa incrementar as suas vendas e, em simultâneo, não consegue aumentar a sua força laboral por questões orçamentais, então precisa de otimizar os seus recursos e, para esse efeito, nada como recorrer a um site. Isto porque ter um site para a sua empresa faz com que tenha um canal de vendas adicional, mas que, ao contrário do espaço físico, permite que tenha algum tempo para controlar e gerir as suas encomendas, alocando os funcionários para tratarem das mesmas nas horas “mortas” do espaço físico.

Retorno sobre investimento

Quando se investe num site, normalmente, temos uma noção exata do quanto o mesmo vai custar e quais são os custos recorrentes, nomeadamente a subscrição anual associada tanto ao seu domínio, como à sua conta de hospedagem. Além de atualmente ser possível construir um site por um preço irrisório para uma empresa, o retorno sobre o investimento que obterá, quer com maior divulgação do seu negócio, quer com vendas, faz com que um site seja crucial para a competitividade do seu negócio.

Agora que está familiarizado porque ter um site para a sua empresa é importante, aproveite e crie já o seu projeto aqui no Site Fácil.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.