Os Plugins que recomendo para o WordPress

Os Plugins que recomendo para o WordPress



Uma das maiores maravilhas do WordPress pode também ser uma das maiores confusões, principalmente para novos utilizadores desta ferramenta. Os Plugins do WordPress permitem personalizar completamente o site, fazendo com que consigamos ter um site diferente de qualquer outra pessoa no mundo, mesmo que utilizemos os mesmos temas.

Além de existirem Plugins para todos os gostos, ainda há a grande variedade de Plugins que fazem a mesma coisa. Neste post, vou referir aqueles que acho fundamentais para a maior parte dos casos. Estes são os Plugins que precisa de ter no arranque do seu site, porque depois vai descobrindo outros que vão fazer os milagres que nem imagina.

Como já referi, os Plugins é que transformam o WordPress na melhor plataforma de desenvolvimento de sites e blogs, por isso deve começar por visitar a diretoria de Plugins WordPress. Dê uma vista de olhos pelas categorias de Plugins e vai encontrar centenas de opções. O melhor de tudo é que o WordPress permite agora a instalação dos Plugins diretamente da zona de administração.

Procure o seguinte ecrã, que está em Plugins – Adicionar Novo.

Instalar Plugins  Os Plugins que recomendo para o WordPress instalar plugins

Se quiser fazer uma instalação manual, existem duas formas de o fazer. Na primeira é preciso utilizar um programa de FTP para enviar os ficheiros para a diretoria /ext/. Depois, no painel de administração poderá activá-lo normalmente. A segunda forma de carregar Plugins é através do mesmo ecrã, escolhendo a opção Upload. Basta ter o ZIP do Plugin e ele será instalado automaticamente.

Os melhores Plugins iniciais para o WordPress

O Akismet é um dos poucos Plugins que vem instalado por defeito, no entanto está inativo e é preciso ter uma chave para o ativar. A chave é gratuita, apenas precisa de se registar no site deles. Este Plugin deteta spam nos comentários.

O All-in-One SEO é um Plugin mencionado no guia de optimização do WordPress, porque melhora (ainda mais) o WordPress, em termos de SEO. O seu site vai ficar mais amigável do Google e todos os seus concorrentes. Este Plugin permite configurar títulos, palavras-chave, meta-tags e outros atributos do site.

O WP Super Cache é outro Plugin fundamental, porque permite acelerar a entrega das páginas aos seus visitantes. O que ele faz é guardar uma página estática de cada um dos post e depois entrega essa página diretamente no browser do visitante. É mais indicado para sites com muito tráfego, mas não perde nada em tê-lo instalado logo de início.

O WordPress Database Backup é essencial desde o início, a menos que queira escrever novamente os seus posts… quando os perder. Este Plugin permite fazer um backup automatizado. Faz o backup de toda a base de dados do WordPress (onde estão os posts e outras informações importantes) e enviar para um email à sua escolha. Pode fazer backups horários, diários e semanais.

O Feedburner é importante para todos os que querem divulgar o blog e este Plugin permite redirecionar o feed do WordPress para o Feedburner (do Google). A grande vantagem de ter o feed no Feedburner é a possibilidade de analisar algumas estatísticas interessantes.

O ContactForm é o meu formulário de contacto preferido, porque é bastante simples e permite as configurações essenciais, como é o caso das mensagens de erro e de sucesso e de novos campos. Estas configurações são feitas diretamente na página de administração do plugin e não precisa de mexer no código fonte. O que este Plugin permite é o envio de mensagens interno, sem que tenha de disponibilizar o seu contacto por email no site.

O Google Analytics é o melhor software gratuito de análise de estatísticas. Propriedade da Google, pode ser integrado facilmente com o WordPress através deste Plugin. Além de ter várias opções, permite também ter estatísticas sobre o Google AdSense.

O Google XML Sitemaps é outro Plugin que deve utilizar no seu blog, porque permite criar uma página com todos os links para todos os artigos do site. Isto permite que um motor de busca possa encontrar todos os seus posts. Pode ainda submeter o endereço do XML no Google Webmaster Tool.

Estes são os Plugins que mais se utilizam. Mesmo que já tenha um site criado, estes Plugins podem ser bastante úteis. Como já disse, existem muitos mais, para todas as funcionalidades desejadas, mas esta é uma lista essencial para qualquer blog novo.

Se costumam utilizar algum plugin adicional no WordPress, que consideram essencial, indiquem por favor nos comentários.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.