Ferramentas SEO importantes para o seu site

Ferramentas SEO importantes para o seu site

Devido à importância da otimização dos seus sites para obterem os níveis de tráfego pretendidos, cada vez mais os webmasters recorrem a ferramentas SEO. Estas ferramentas são importantes porque permitem que os webmasters acedam a uma série de informações sobre os sites e analisem as mesmas, para agirem em conformidade. Isto significa, normalmente, operar algumas pequenas mudanças no sentido de otimizar ainda mais o site para os mecanismos de busca. Afinal, o tráfego orgânico proveniente dos mesmos tem um ótimo índice de conversão e, além disso, é grátis.

Naturalmente, existem inúmeras ferramentas de SEO, sendo que muitas são mesmo específicas de determinados CMS (content management systems). Porém, mesmo assim, existem ferramentas de otimização de sites que são muitos úteis independentemente do construtor de sites que usa.

É sempre importante realçar que o conteúdo é rei e que, antes de concretizar os seus esforços de otimização, deve dar primazia ao conteúdo do seu site, até porque os textos e imagens otimizadas são parte integrante de qualquer guia abrangente de otimização de sites.

Ferramentas SEO online

Na Internet, é possível ter acesso a várias ferramentas SEO, sendo que algumas são totalmente gratuitas, enquanto outras têm uma versão gratuita limitada e é necessário recorrer a uma versão paga para usufruir de todas as potencialidades da ferramenta em questão. Vejamos abaixo algumas das nossas sugestões:

Ahrefs

Trata-se de uma das melhores ferramentas que encontrará para analisar backlinks. Através da mesma, você poderá, por exemplo, saber quandos domínios têm links a apontar para o seu site, quantos links vêm de sites com terminações .gov ou .edu, o ritmo de crescimento dos links, para determinar se é natural ou não, bem como outras informações.

GTmetrix

A par do PageSpeed Insights, é a melhor ferramenta que tem ao seu dispor para analisar a velocidade do seu site. Além disso, após submeter o seu URL para análise, tem acesso a um relatório que lhe permite saber que aspetos deve melhorar no seu site.

Open Site Explorer

Esta ferramenta do Moz permite que você analise e otimize os seus propósitos de link building. Para o efeito, através da mesma, poderá verificar informações válidas sobre os seus backlinks, encontrar oportunidades de link building e ainda encontrar links potencialmente prejudiciais.

PageSpeed Insights

Atualmente, a velocidade de um site é uma das métricas que os motores de busca utilizam para classificarem os sites nas suas páginas de resultados de busca. Nessa ótica, nada como recorrer a ferramentas que lhe permitam analisar a velocidade do seu site, quer na versão desktop (computador convencional), quer na versão móvel. O PageSpeed Insights é uma ferramenta do Google que lhe permite analisar esse aspeto.

SEMrush

Trata-se de uma ótima ferramenta para determinar se um site é saudável ou não, bem como se o mesmo foi eventualmente penalizado. Isto é possível determinar quando, por exemplo, se constata que um site tem muitos inbound links e um bom DA (domain authority), mas, mesmo assim, não tem palavras-chave bem classificadas, o que é um sinal que pode ter sido penalizado.

WooRank

Esta ferramenta permite-lhe analisar diversos aspetos do seu site, desde o SEO até ao marketing digital. Através da mesma, você pode ficar a saber quais são os aspetos que estão corretos no seu site, os que deve melhorar, bem como os erros que deve corrigir. Tudo possível através de um relatório que a plataforma gere após inserir o URL do seu site.

Além destes todos, não devemos nos esquecer do tradicional Webmaster Tools do Google, que continua a ser uma das melhores ferramentas SEO que encontra para analisar o seu site.

Outras ferramentas SEO

Naturalmente, existem diversas outras ferramentas na Internet às quais pode aceder, dependendo do que pretende analisar em concreto no seu site. Porém, através do Site Fácil, os nossos clientes têm acesso a várias ferramentas SEO importantes para o seu site. Recorrendo a estas ferramentas poderá analisar aspetos como:

Densidade das palavras-chave

Embora as palavras-chave sejam importantes, é importante que não se exagere. Assim, de forma a assegurar que não pratica keyword stuffing, deverá controlar a densidade das suas palavras-chave, sendo que nos seus artigos a mesma deverá estar situada na ordem dos 1%.

Edu backlinks

Nem todos os links são relevantes e nem todos os links têm qualidade. Nesse sentido, um link edu, bem como um link gov, são links provenientes de entidades credenciadas e governamentais. Um link edu, em particular, é proveniente de uma entidade do campo educativo, passível de passar uma grande autoridade ao seu site. Embora não sejam fáceis de conseguir, poderá verificar através da ferramenta SEO que lhe disponibilizamos se tem realmente algum link edu a apontar para o seu site.

Nível da concorrência

É sempre importante estarmos familiarizados com a concorrência, para que possamos ser competitivos e criarmos um site ainda melhor. Nesse sentido, se submeter uma determinada palavra-chave na ferramenta que dispomos para esse efeito, poderá determinar quantos sites estão a concorrer pela mesma.

Posição do seu site nas SERP

Sempre sentiu curiosidade em saber qual era a posição do seu site nas SERP (search engine results pages)? Ora, clicando aqui, você tem acesso a uma ferramenta que lhe permite saber a posição que o seu site ocupa, bastando para o efeito submeter o URL do seu site, bem como a palavra-chave que deseja verificar.

Responsividade do seu site

Atualmente, a responsividade é uma das métricas mais importante para o SEO do seu site. Nesse sentido deverá certificar-se que o seu site é responsivo, isto é, que se adapta a diferentes dispositivos móveis, como é o caso do smartphone ou do tablet. A ferramenta que lhe disponibilizamos permite-lhe analisar a responsividade do seu site em vários dispositivos e marcas.

Estas são, em suma, algumas das melhores ferramentas SEO que tem ao seu dispor para analisar e otimizar o seu site. Se gostaria de obter assistência profissional para otimizar o mesmo para os mecanismos de busca, poderá sempre entrar em contacto connosco. Decerto poderemos facultar uma solução que vá de encontro ao que necessita.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.