Descubra como Criar um Site Grátis

Descubra como Criar um Site Grátis



Se pretende criar um site pessoal, não tem obrigatoriamente de o fazer pagando, pois, atualmente, tem diversas opções ao seu dispor que o ajudam a criar um site grátis, isto é, sem despender qualquer dinheiro pela sua hospedagem, nem pelo seu (sub)domínio.

Pelo contrário, quando criamos um site para um projeto profissional é muito importante que tenhamos controlo total sobre o mesmo. Isto só é possível quando hospedamos o site em causa numa empresa de hospedagem credível e reputada e, em simultâneo, pagamos por essa hospedagem, a par do domínio personalizado.

Por isso, quando for criar um site, é importante que a natureza do projeto seja tida em consideração, mas também que pese atempadamente quais são as vantagens, bem como as desvantagens de um site grátis.

Vantagens e desvantagens de um site grátis

Optar por um site grátis tem algumas vantagens, mas também tem algumas desvantagens, nomeadamente:

Vantagens

  • É gratuito, portanto, não é necessário efetuar qualquer tipo de pagamento pelo seu subdomínio e espaço em servidor;
  • As plataformas geralmente são amigáveis do ponto de visita do usuário, permitindo que crie o seu site facilmente;
  • Normalmente, pode fazer a atualização de um site gratuito para um site premium (com mais funcionalidades) sem problemas.

Desvantagens

  • Os serviços gratuitos de hospedagem apenas disponibilizam uma quantidade limitada de espaço em servidor. Isto significa que tanto o espaço em disco como a largura de banda podem não ser suficientes para outro tipo de projetos que não os pessoais.
  • Alguns serviços de criação de sites gratuitos poderão apresentar publicidade nos sites que você criar, que são alheios a você e sobre os quais você não tem controle, exceto se criar uma conta paga.
  • Num site grátis você tem é um subdomínio e não um domínio, embora muitos serviços de hospedagem permitam que adquire um domínio personalizado e mantenha a hospedam gratuita.
  • Você está limitado em termos de opções, como o design do seu site, sendo que para atualizar a imagem do seu site, em muitos casos, tem de atualizar para uma conta paga.

De qualquer dos modos, se está indeciso entre criar um site grátis ou um site pago, saiba que, desde que escolha uma plataforma segura, não precisará se preocupar em perder o seu site, além de que poderá sempre no futuro fazer um upgrade, subscrevendo serviços adicionais pagos, através da compra de domínio personalizado e aquisição de mais espaço em servidor para o seu site. Dito isto, vejamos abaixo, como pode criar o seu site totalmente gratuito.

Como criar um site grátis

Os passos para criar um site, neste caso gratuito, não são muito distintos dos passos necessários para criar um site profissional. Nesse sentido, os passos necessários normalmente englobam:

Aceder a uma plataforma de criação de sites

Para poder criar um site de forma gratuita tem de invariavelmente aceder e registar-se numa plataforma online de criação de sites, sendo que existem atualmente várias plataformas específicas para esse efeito. Se preferir, poderá naturalmente criar um site grátis com o Site Fácil, clicando aqui.

Escolher o seu subdomínio

Após entrar na plataforma pretendida e registar-se na mesma, poderá dar início à criação do seu site gratuito, escolhendo um subdomínio. O subdomínio será na prática o endereço do seu projeto, ficando, por exemplo, www.osmelhorescarros.sitefacil.com. A qualquer altura, contudo, se pretender profissionalizar o projeto poderá atualizar para um domínio personalizado.

Criar o seu site gratuito

Embora possa variar de plataforma para plataforma, após escolher o endereço do seu site, tem acesso a um criador de sites, fácil de utilizar, mesmo que não tenha qualquer experiência prévia em criar sites, a partir do qual poderá começar a configurar o site. Isto inclui, naturalmente, aspetos como a imagem do site, páginas, artigos, vídeos, entre outros.

Publicar o seu site

Após criar todo o conteúdo do seu site, poderá então publicar o mesmo, para que possa começar a receber as suas primeiras visitas. Poderá então aproveitar para visualizar o seu próprio site e verificar se o mesmo tem algum problema ao nível do conteúdo ou da sua imagem, garantindo também que o mesmo está otimizado para os vários dispositivos.

Se optar por criar um site gratuito, deve-se salientar a importância de fazer uma pesquisa cuidada sobre as suas opções, e comparar as mesmas, de forma a certificar-se que faz a escolha mais acertada. É crucial que crie o seu projeto num serviço que possa mais tarde atualizar para um plano superior, caso se justifique. Com o Site Fácil, não terá qualquer tipo de problema, podendo criar o seu projeto gratuito inicialmente e, quando quiser, optar por um plano superior, pago.

Criando o seu projeto gratuitamente com o Site Fácil

Embora possa criar o seu site profissional connosco, também pode criar um site totalmente gratuito, uma vez que é uma opção que se encontra abrangida pelos nossos serviços.

Para criar o seu site, você apenas necessita de aceder à área existente na nossa plataforma para esse efeito, como indicamos acima, onde deverá inserir qual o subdomínio que deseja para o seu site e indicar o seu e-mail, clicando posteriormente no botão “Criar Site”.

Na página seguinte, terá a oportunidade de confirmar se o nome pretendido encontra-se disponível ou se, pelo contrário, terá de alterar o mesmo, para finalizar o primeiro passo. No segundo passo do processo de instalação do seu site, você poderá indicar o tipo de site, selecionando a categoria mais indicada para o mesmo, podendo ainda verificar a caixa “Preencher o meu site com conteúdos genéricos de exemplo”, de forma a preencher o site com conteúdo genérico, simplificando o seu trabalho mais tarde.

Após esse passo, a sua instalação está completa e pode agora começar a editar e a modificar o seu site, através do seu painel de administrador, assim que configurar o seu nome de utilizador e sua respetiva senha. Sempre que desejar, pode voltar ao seu site, através da área de “Administrar Site” no Site Fácil, ou inserindo diretamente o endereço do painel de administrador no seu navegador.

Em caso de dúvidas sobre como criar um site grátis ou profissional com o Site Fácil, não hesite e contacte-nos já para que possamos lhe ajudar a ter o seu site online em pouco tempo.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.