Descubra Como Criar um Diretório de Sites

Descubra Como Criar um Diretório de Sites



Os diretórios de sites são uma das ferramentas mais utilizadas pelos webmasters quando chega à hora de trabalharem adequadamente no link building de um determinado projeto. Porém, também são bastante populares junto dos usuários normais, que veem esses diretórios como uma forma fácil de encontrarem sites relevantes sobre uma determinada temática. Mesmo assim, também podem ter vantagens para quem os cria, especialmente se criarem um projeto de grande qualidade, como poderemos constatar mais abaixo. Se não sabe como criar um diretório de sites, não se preocupe, vamos mostrar-lhe os passos básicos para criar o seu.

O que é um diretório de sites?

Um diretório web ou de sites, é um site que contém listas de hiperligações para outros sites, permitindo aos usuários pesquisar por um site relacionado com um determinado tópico em que possam estar interessados.

Existem diretórios não só generalistas, mas também especializados, isto é, diretórios que contêm hiperligações para sites que lidam com um tema em específico. Além destes, podemos ainda encontrar diretórios geográficos, ou seja, diretórios que listam sites localizados num determinado país ou região.

Na Internet, existem inúmeros diretórios, tanto em português, como noutras línguas, essencialmente devido à sua popularidade junto de webmasters, que tentam submeter os seus sites em diretórios relacionados com o seu nicho, de forma a melhorarem o seu posicionamento nos motores de busca.

Vantagens de um diretório de sites

Muitas pessoas procuram saber como criar um diretório, quer de sites, quer de outro tipo, porque o mesmo acarreta algumas vantagens para os webmasters e pode mesmo ser transformado numa forma de negócio.

Como sugerimos acima, um diretório deste tipo permite que qualquer pessoa encontre rapidamente um site ou mesmo um conjunto de sites ou blogs de um determinado nicho ou categoria, independentemente dos seus objetivos. Para o webmaster comum, é também uma forma de conseguirem criar mais um link para os seus sites, embora o valor do link dependa sempre da qualidade do diretório, não só devido ao seu PR (pagerank), mas também devido a outras métricas, como o DA (domain authority) e o PA (page authority). Estes links, como sabemos, funcionam como votos, os quais poderão ser decisivos para melhorarem a classificação dos sites nos resultados de pesquisa dos motores de busca.

Para o criador do diretório, esta pode ser uma ótima oportunidade de criar um pequeno negócio também. Existem diversos diretórios na Internet, cujas listagens são pagas, por isso, desde que crie um projeto de grande qualidade, com boas métricas ao nível das supracitadas, o diretório poderá ser vantajoso para todas as partes.

Como criar um diretório de sites

Os primeiros passos para criar um diretório, quer de sites, quer de blogs, não são diferentes dos associados à criação de um outro tipo de site. Vejamos abaixo como criar um diretório de sites:

Adquirir um domínio

Para começar um projeto profissional na Internet, tem invariavelmente de adquirir o seu próprio domínio. Este será o endereço do seu diretório, o qual as pessoas podem colocar nos seus navegadores para visitarem o mesmo. É de todo conveniente que escolha um domínio de topo, até pela sua capacidade de indexação, nomeadamente domínios cujas extensões sejam .com, .net ou .org, que são os domínios de topo internacionais. Pode também escolher domínios de topo nacionais, como é o caso do .pt ou do .com.br.

Comprar um plano de hospedagem

Após adquirir o seu domínio, deverá naturalmente associar um plano de hospedagem adequado ao mesmo. A hospedagem é essencial, pois este é o serviço que irá armazenar todas as pastas e ficheiros do seu diretório num servidor, sem o qual o seu site não poderá ser visitado online. Existem vários planos de hospedagem que pode comprar, embora, numa fase inicial, deva começar por um plano básico. Consoante o crescimento do diretório e aumento do consumo de recursos, poderá sempre optar por um plano superior.

Instalar o seu aplicativo pretendido

Depois de já ter adquirido quer o domínio, quer a hospedagem para o seu projeto, deverá naturalmente instalar o aplicativo pretendido ou construtor de sites profissional, para começar a trabalhar no mesmo. Existem inúmeros aplicativos que pode utilizar e instalar através do painel de administrador da sua conta de hospedagem, o cPanel, como os CMS (content management systems), os quais são amigos do utilizador.

Instalar o seu template / diretório

O último passo necessário para criar o seu diretório de sites passa naturalmente pela instalação do diretório propriamente dito. Nesse sentido, dependendo do software que instalou para criar o seu site, poderá adquirir um template que lhe permita criar o diretório que pretende ou, em alternativa, recrutar os serviços de um profissional para lhe criar um template de raiz e assim ter um diretório personalizado.

Estes são, em suma, os principais passos necessários para criar o seu projeto online e podem aplicar-se quer à criação de um diretório de sites, quer à criação de qualquer outro tipo de diretório.

O que fazer depois de criar o seu diretório

Como poderá calcular, um diretório sem listas, sejam elas de que tipo forem, não serve a ninguém. Por isso, é importante que você mesmo comece a criar listas básicas, mesmo que pretenda no futuro cobrar pelo serviço em questão, pois, caso contrário, não conseguirá atrair pessoas para o seu projeto.

Depois, você pode criar conteúdo devidamente otimizado para os motores de busca e que, em simultâneo, seja relevante para o seu projeto. Isto ajudar-lhe-á a posicionar melhor o seu site nas SERP (search engines results pages). Depois, para alavancar ainda mais a promoção do seu diretório, poderá criar contas ou páginas associadas ao mesmo nas redes sociais, para divulgar o projeto ao máximo,

Dito isto, agora que tem uma ideia concreta de como criar um diretório e sobre o que fazer depois, poderá também criar o seu. No Site Fácil, você pode criar e hospedar qualquer tipo de site. Em caso de dúvida, não hesite e contacte-nos de imediato, teremos todo o gosto em lhe ajudar.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.