Como transferir um domínio para outro host

Como transferir um domínio para outro host



Sabe como transferir um domínio para outro host? Por vezes, registamos um domínio num host e, devido a várias circunstâncias, pode ser necessário saber como transferir o mesmo para outro.

A compra de um site, por exemplo, é uma das razões que mais levam os webmasters a quererem transferir um domínio para um serviço da sua confiança. Mas, por outro lado, as condições encontradas noutro serviço de hospedagem de sites e de registo de domínios é também uma razão recorrente.

Independentemente das razões, mesmo que não esteja familiarizado sobre como transferir um domínio, preparamos para você um guia que explicar-lhe-á passo a passo como transferir o mesmo.

Antes de nos debruçarmos sobre os passos que deve seguir, devemos referir que, mesmo que tenha a hospedagem do site associada ao domínio em questão noutro host, não tem necessariamente de transferir o domínio. Se preferir, poderá simplesmente atualizar os DNS (Domain Name Servers) do domínio, para que apontem para os servidores que hospedam o site.

Como transferir um domínio facilmente

De qualquer das forma, se você tem um domínio registado num host e gostaria de saber como transferir um domínio para outro, poderá fazê-lo facilmente recorrendo às dicas abaixo. Nesse sentido, deve:

Desbloquear o domínio para transferência

O primeiro passo para transferir um domínio passa por desbloquear o domínio, junto do serviço de registo onde o mesmo ainda está registado. Sem o desbloquear, não conseguirá transferir o domínio, pelo que este é um passo essencial.

Para conseguir desbloquear o seu domínio, normalmente, tem ao seu dispor duas opções distintas. A primeira opção passa por entrar no seu painel de administrador no site do serviço em questão, através da sua conta. Aí, geralmente, no campo da gestão do domínio, existe a opção de desbloquear o mesmo para transferência. Nos casos em que esta opção não esteja disponível, pode optar por contactar diretamente o serviço de registo do domínio e solicitar junto do mesmo que este seja desbloqueado.

Seja qual for a forma que utilizar para solicitar o desbloqueio do domínio, deve certificar-se que obtém também uma informação importante, sobre qual é o EPP ou código de autorização. É através deste  código que o novo host poderá transferir o domínio.

Certificar-se que os dados do Whois estão corretos

Após desbloquear o seu domínio e obter o seu código de autorização, deverá confirmar que os seus dados junto do Whois estão corretos.

Este passo é importante porque, antes de o processo de transferência ser iniciado, será enviado para o e-mail associado à conta um código de confirmação. Somente após você clicar no link presente no mesmo, confirmando que autoriza a transferência, é que o domínio é realmente transferido.

Naturalmente, se tiver ativado antes a opção da privacidade do domínio, não conseguirá ver essa informação no Whois. De qualquer forma, se não atualizou os seus dados, trata-se dos mesmos que inseriu aquando do registo do domínio.

Atualizar os nomes dos servidores

O passo seguinte para transferir um domínio assenta na atualização dos nomes dos servidores no seu atual host. Como sugerimos acima, deverá apontar os nomes dos servidores para o novo host, após saber essa informação junto do mesmo.

Como transferir um domínio é um processo que pode levar entre 3 a 10 dias, deve certificar-se que trata desse aspeto para o site (caso já tenha naturalmente um site associado ao domínio) não ficar momentaneamente offline.

De qualquer forma, se apontar o nome dos servidores para outro host antes de começar a transferência, o seu domínio só será apontado ao mesmo durante o próprio processo de transferência. Quando a informação estiver propagada, será então mostrado o que se encontra nos servidores do novo host.

Solicitar a transferência no novo host

Após seguir os passos supracitados, pode iniciar então o processo de transferência junto do seu novo host.

Normalmente, no site associado ao serviço tem uma página através da qual pode solicitar a transferência de um determinado domínio e indicar o código de transferência do mesmo para que seja iniciada. Nessa altura ser-lhe-á enviado o e-mail que referimos acima, para que possa autorizar a transferência. Deve clicar, portanto, no link do e-mail em questão para continuar o processo.

Quanto o processo estiver finalizado e o domínio tiver sido efetivamente transferido, receberá um novo e-mail ou ticket interno referindo isso mesmo.

Estes são os principais passos inerentes à transferência de um domínio. Se desejar, poderá também transferir um domínio para o Site Fácil facilmente. Clicando no link anterior, será reencaminhado para a nossa página referente à transferência de domínios, através da qual poderá confirmar se o domínio pode ser transferido e dar seguimento ao processo de transferência do mesmo.

Aspetos a ter em consideração quando for transferir um domínio

Agora que sabe como transferir um domínio, é importante também que tenha em consideração alguns outros aspetos, como:

  • Devido às normas do ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), não é possível transferir um domínio menos de 60 dias após o seu registo ou renovação;
  • O processo pode durar até 3 a 10 dias após ser iniciado. Naturalmente, deverá certificar-se que o domínio não irá expirar durante essa altura, para evitar quaisquer potenciais problemas nessa altura;
  • Quando transfere um domínio, o ICANN requer que subscreva o domínio por mais um ano. Ou seja, é adicionado mais um ano à data de expiração atual do domínio;
  • Quando o processo de transferência é iniciado, não é possível fazer qualquer alteração ao DNS, até este ser efetivamente terminado.

Em caso de dúvida sobre a transferência do seu domínio para o Site Fácil, poderá entrar em contacto connosco, para que o possamos ajudar e garantir que o processo decorre sem quaisquer problemas.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.