Como transferir a sua hospedagem de site

Como transferir a sua hospedagem de site



Após termos visto como transferir o seu domínio para outro host, é importante que saiba também como transferir a sua hospedagem de site, se pretender fazê-lo, quer na mesma altura, quer posteriormente.

Quanto falamos em transferir uma hospedagem de site, referimo-nos naturalmente à transferência do site propriamente dito, de todo o seu conteúdo. As circunstâncias que originam o processo de transferência da hospedagem podem ser diversas, desde a aquisição de melhores condições, como espaço, suporte, preços, entre outros, até à simples conveniência, por já ter outros sites hospedados na mesma conta.

Para transferir a sua conta, geralmente, tem duas opções ao seu dispor. A sua primeira opção, cujos passos iremos descrever abaixo, passa por transferir você mesmo a hospedagem do seu site. Por outro lado, a sua segunda opção passa por solicitar junto do seu novo serviço de hospedagem que trate desse aspeto por si, após se certificar que este faculta essa possibilidade, embora nem todos o façam.

Descubra como transferir a sua hospedagem de site

Para migrar o seu site, deve:

Adquirir a sua nova conta de hospedagem

Naturalmente, para poder transferir a sua hospedagem de site, deverá começar por adquirir uma nova conta, junto de outro serviço. Após adquirir a mesma, irá receber todos os dados que necessita para poder aceder e gerir o seu site.

Estes dados, como os de acesso ao site via FTP (File Transfer Protocol), são essenciais para prosseguir com a transferência da conta, no passo seguinte.

Transferir os seus ficheiros via FTP

A forma quiçá mais recomendável para transferir os ficheiros do seu website para a nova conta de hospedagem é através de uma conta FTP.

Para o efeito, existem vários softwares, gratuitos, que o podem ajudar. É o caso, por exemplo, do FileZilla. Através do sofware, você pode ligar-se à sua outra conta de hospedagem, descarregar os ficheiros e, depois, carregar os mesmos novamente para a sua nova conta, nomeadamente para a pasta principal. Esta pasta, normalmente, tem o nome de public_html.

Criar uma nova base de dados

Se o seu site usa bases de dados, então terá de criar uma nova. A transferência das bases de dados, normalmente, é um processo mais complicado. Isto acontece porque você tem de exportar toda a informação que consta das mesmas e, posteriormente, criar as novas bases de dados na sua conta recém-adquirida e importar toda a informação para as mesmas.

Configurar o seu site

Após efetuar os passos referidos acima, deverá configurar o seu site, para que o mesmo funcione adequadamente. Para garantir esse funcionamento a partir de uma nova localização, deverá verificar o método a colocar em prática, uma vez que o mesmo está dependente do aplicativo que usa.

Na Internet, poderá encontrar facilmente tutoriais que explicam tudo o que necessita para reconfigurar o seu aplicativo, independentemente do mesmo, quer  se trate do Joomla, Drupal ou outro. O WordPress, por exemplo, o CMS mais utilizado, requer que edite um ficheiro em concreto, isto é o wp-config.php, e modifique as definições MySQL, para atualizar todas as informações necessárias.

Atualizar o nome dos servidores

Após ter efetuado os passos supracitados, deve agora atualizar o nome dos servidores, para que o seu domínio passe a apontar não para os servidores onde outrora o site estava hospedado, mas sim para os novos servidores.

Normalmente, quando adquire uma conta de hospedagem de site, é-lhe facultado os nomes dos servidores para os quais o seu domínio deve apontar. Quanto tem o seu domínio na mesma empresa, o processo de associação deverá ser automático, contudo, nos casos em que o domínio está registado junto de outra empresa e não o pretende transferir, deverá atualizar os seus registos DNS.

Cancelar a sua antiga conta de hospedagem

Após se certificar que transferiu adequadamente todo o conteúdo do seu site para a nova hospedagem e constatar que o site está a funcionar na sua plenitude, deve passar ao passo final. Nesse sentido, deve entrar novamente na sua futura antiga conta de hospedagem e solicitar o seu cancelamento. Partindo do pressuposto que tem tudo em ordem com a empresa em questão, a sua conta será rapidamente cancelada.

Aspetos a ter em conta antes de transferir a sua hospedagem de site

Antes de transferir a sua hospedagem de site para os servidores de outra empresa, é importante que tenha em consideração alguns aspetos, além de outros que julgar pertinentes, como:

  • Certificar-se que transfere tudo o que necessita da sua antiga conta para a nova, antes de solicitar o cancelamento da mesma;
  • Confirmar que a nova conta disponibiliza um painel de administrador como o cPanel, para que possa gerir todos os aspetos do seu site;
  • Verificar que espaço em disco o seu site ocupa, para garantir que adquire uma conta de hospedagem com espaço suficiente para o mesmo;
  • Saber se a empresa em causa tem um bom serviço de suporte ao cliente, para que possa obter ajuda sempre que se justifique, como no próprio procedimento de transferência do site.

A transferência de um site é um processo um pouco mais complicado do que a transferência de um domínio, razão pelo qual o processo geralmente dá azo a mais dúvidas e a problemas que invariavelmente interferem num processo que ser fluído.

De forma a evitar quaisquer problemas nesse processo, normalmente, os serviços de hospedagem de sites, como o Site Fácil, disponibilizam aos seus clientes a possibilidade de transferirem os seus sites por eles, mediante somente o fornecimento de alguns dados de acesso à conta de hospedagem atual dos mesmos.

Nessa ótica, se gostaria de transferir a sua hospedagem de site, neste caso para o Site Fácil, mas gostaria de delegar o trabalho de transferência do mesmo nos nossos serviços, não se preocupe, pois tratamos de tudo por si. Então, fale já connosco para dar início ao processo de transferência do seu site para os nossos servidores.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.