Como Hospedar um Site – Um guia para iniciantes

Como Hospedar um Site – Um guia para iniciantes

A criação de um site implica que se siga invariavelmente algumas etapas básicas, nomeadamente escolher um serviço de hospedagem para o site, selecionar um domínio para o mesmo e, por fim, instalar um criador de sites profissional, de forma a criar e editar o seu conteúdo. Como hospedar um site, em particular, levanta algumas dúvidas em usuários iniciantes, criamos um guia que decerto ajudar-lhes-á a saber o que fazer para hospedar um site, quer de forma gratuita, quer de forma paga, bem como a selecionar o melhor serviço.

A escolha de um serviço de hospedagem de sites deverá estar na sua mente desde o início de qualquer projeto online. Afinal, para se ter um site disponível na Internet, é necessário um local onde hospedar o mesmo. Esse local é fornecido pelo seu host, o seu serviço de hospedagem, o qual irá disponibilizar o espaço onde os ficheiros do seu site serão armazenados, bem como outros extras importantes, desde serviços de e-mail, registo do domínio, assistência técnica, entre outros.

Como hospedar um site de forma gratuita ou paga

Se você não está familiarizado sobre como hospedar um site, saiba que, na realidade, existem duas opções ao seu dispor, isto é, uma forma gratuita, bem como uma forma paga. Vejamos ambas abaixo.

Como hospedar um site de forma gratuita

Se vai criar um site grátis, saiba que poderá hospedar o mesmo sem gastar dinheiro para esse efeito. Existem várias plataformas online que lhe possibilitam hospedar um site de forma gratuita e, em simultâneo, usufruir de um subdomínio. Na maior parte das mesmas, pode mais tarde fazer um upgrade ao site, comprando um domínio personalizado, bem como um plano de hospedagem que lhe ofereça mais funcionalidades.

De qualquer dos modos, é importante que se pese sempre os prós e os contras dessa opção, escolhendo a melhor plataforma para esse efeito, uma vez que algumas mostram publicidade nos sites, sem que você tenha qualquer tipo de controle sobre a mesma.

Como hospedar um site de forma paga

Para criar um blog profissional ou um site, a hospedagem paga é, sem dúvida, a melhor opção para esse efeito. Não somente por ser pago, naturalmente, mas porque essa condição permite que usufrua de condições e funcionalidades impossíveis de ter em serviços de hospedagem gratuita. Além disso, normalmente, tem total controlo sobre o seu projeto e impede que seja mostrada qualquer tipo de publicidade alheia no seu site.

Tal como acontece com a opção gratuita, existem diversos serviços nacionais e internacionais que lhe disponibilizam a possibilidade de hospedar o seu site de forma paga e profissional, pelo que basta recorrer a um dos mesmos. Se preferir, poderá naturalmente hospedar o seu site no Site Fácil, uma vez que oferecemos aos nossos clientes um pacote de funcionalidades únicas no mercado.

Hospedar um site em servidor partilhado vs. servidor dedicado

Dentro da hospedagem paga, podemos encontrar ainda duas opções distintas, isto é, a de hospedar o seu site num servidor partilhado ou, pelo contrário, num servidor dedicado.

Servidor partilhado

Se optar por um servidor partilhado, então o seu site será hospedado num servidor que é partilhado com outros usuários. Trata-se de uma opção popular e acessível para quem está a começar um site. O servidor, neste caso, é gerido pelos técnicos da empresa em questão, que são responsáveis por monitorizar a segurança, instalação de software e fazer a manutenção do mesmo.

Os usuários, por sua vez, têm acesso a um painel de controle, como o cPanel ou o Plesk, para gerirem a sua conta. Trata-se de uma solução mais barata, contudo, também é mais instável, podendo fazer com que os sites hospedados nesses servidores fiquem mais lentos.

Servidor dedicado

Pelo contrário, se preferir um servidor dedicado, isso significa que o servidor é dedicado inteiramente a você , não havendo quaisquer outros usuários a consumir espaço e outros recursos do servidor. Esta é a melhor solução para as pessoas que têm grandes volumes de tráfego nos seus sites. Com esta solução, as pessoas têm mais largura de banda e espaço de armazenamento, o que lhes permite lidar adequadamente com picos de tráfego.

Além disso, se souber o que fazer, é uma opção também mais flexível, uma vez que pode instalar os programas que quer. Geralmente, se não estiver à vontade com as suas capacidades técnicas, pode também optar por servidores dedicados e geridos. Apesar de serem mais dispendiosos, permitem que o seu site tenha um excelente desempenho e, concomitantemente, que você não tenha de se preocupar com aspetos relacionados com a sua gestão.

Como escolher um serviço pago para hospedar um site

De forma a escolher adequadamente um serviço que lhe permita hospedar um site sem quaisquer percalços, é importante que tenha em consideração todo um conjunto de aspetos. Estes poderão englobar:

Assistência técnica

Um dos aspetos mais importantes que deve ter em atenção quando estiver a tentar encontrar um serviço de hospedagem de sites, é a assistência técnica. Criar um site nem sempre é um processo linear e podem ocorrer problemas que você não sabe resolver. Nesses casos, é sempre importante ter o seu site hospedado numa empresa que presta assistência técnica de qualidade, para que possa solicitar assistência sempre que necessitar.

Características da hospedagem

Naturalmente, as características de um determinado plano de hospedagem também são muito importantes. Nesse sentido, deverá estar atento a fatores como o desempenho dos servidores, tempo de uptime, disponibilização de um painel de controle amigo do usuário, como o cPanel, frequência de backups, entre outros aspetos que considere pertinentes.

Instalador de aplicativos

Além de ter acesso a um painel de controle como o que referimos acima, é importante que se certifique que ser-lhe-á disponibilizado no mesmo um instalador de aplicativos, como o Softaculous ou o Fantastico, os quais permitem que instale rapidamente software, como, por exemplo, o WordPress, Drupal, Joomla, entre outros aplicativos.

Preço

É preciso ter cuidado com certos serviços gratuitos de hospedagem, uma vez que os mesmos poderão publicar anúncios de terceiros no seu site, o que é de todo evitável. Não escolha um serviço somente por ter o preço baixo, escolha antes um serviço que concilie um preço acessível, com bom suporte e hospedagem com as funcionalidades e características que procura.

Testemunhos

Uma das melhores formas que tem ao seu dispor de avaliar o serviço de uma empresa antes sequer de usar o mesmo é consultar eventuais testemunhos de clientes dessa mesma empresa. No caso particular de empresas de hospedagem de sites, existem fóruns especializados onde é possível verificar o feedback positivo, negativo ou misto das mesmas.

Agora que sabe como hospedar um site, pode finalmente começar a criar o seu projeto online. No Site Fácil, você pode adquirir um plano de hospedagem de sites de grande qualidade, em discos SSD, o que lhe permite otimizar a performance do seu site, ter acesso a um criador de sites PRO, cPanel, instalador de aplicativos e usufruir ainda de várias outras funcionalidades. Em caso de dúvida, contacte-nos de imediato, pois teremos todo o gosto em lhe ajudar.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.