Como Ganhar Seguidores no Twitter

Como Ganhar Seguidores no Twitter



Fundado em 2006, o Twitter é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, com uma comunidade de usuários superior a 300 milhões. e, por isso mesmo, tem um grande potencial para promover projetos, quer pessoais, quer comerciais. Para além de ser uma forma válida de distribuir conteúdo, permite também criar uma maior interação com clientes e potenciais clientes, sem esquecer que pode levar mais pessoas para o site de vendas. Mas, para o efeito, não basta criar uma conta, pois, depois, é preciso ter seguidores. Será que sabe como ganhar seguidores no Twitter?

Idealmente, ganhar seguidores no Twitter seria algo orgânico, em que bastaria a você atualizar a sua conta para pontualmente ir ganhando seguidores interessados nas suas publicações. Contudo, nem sempre é assim ideal. Por isso, criamos um tutorial em que poderá ver diversas dicas sobre como ganhar seguidores no Twitter.

Descubra como ganhar seguidores no Twitter

Adicione hashtags relevantes

Já aqui vimos anteriormente o que é uma hashtag e para que serve, mas nunca é demais lembrar a importância do seu uso. Assim, sempre que fizer uma publicação, adicione à mesma hashtags relevantes, para atrair novos seguidores e promover o engajamento com os mesmos e, ainda, permitir que outras pessoas encontrem mais facilmente o conteúdo que publica com tais etiquetas.

Coloque o seu endereço na assinatura

Se tem um projeto profissional, então, nas suas assinaturas de e-mail não se esqueça de colocar o URL da sua conta no Twitter, para que as pessoas possam encontrar facilmente a sua conta e, se possível, seguirem a mesma. Se usar um cartão de visita, pode, inclusive, adicionar o URL também ao mesmo, a par dos endereços de outras redes sociais em que possa eventualmente estar.

Convide amigos a seguirem a conta

Uma das melhores formas pelas quais pode optar para ganhar mais seguidores no Twitter é vendo quais são os seus amigos que já estão no Twitter e convidando-os a seguir a sua conta. Quem ainda não estiver nesta rede social pode ser seduzido pela ideia de desfrutar de uma rede social diferente, direcionada para o microblogging.

Escreva uma biografia envolvente

Abaixo da sua imagem de perfil, pode ver que existe espaço para escrever uma biografia. É importante que faça uma biografia com o texto devidamente cuidado, aproveitando para dar informações importantes sobre o seu projeto, passíveis de fazer com que quem ler a mesma se torne depois num seguidor.

Esqueça as publicações automatizadas

As ferramentas que permitem com que você automatize as suas publicações são convenientes, contudo, podem não ter os efeitos que você quer, na medida em que os usuários não costumam gostar de receber mensagens automatizadas, podendo mesmo deixar de seguir a sua conta.

Inclua uma imagem no seu tweet

Sabia que um tweet com uma imagem tem muito mais engajamento que um tweet composto só por texto? Está comprovado, por isso, sempre que publicar algo na sua conta, lembre-se de adicionar uma ou mais imagens, para fomentar a interação com os seus seguidores existentes e, ainda, para ganhar mais seguidores.

Insira um botão do Twitter no seu site

Se tiver um site ou blog, poderá optar por incluir um botão do Twitter no mesmo para ganhar mais seguidores. Assim, quando os visitantes do seu site ou blog gostarem do seu conteúdo e quiserem seguir o seu projeto nesta rede social terão a oportunidade de o fazer, clicando no botão. Muitos templates vêm já com a opção integrada para incorporar estes botões, mas existem plugins que poderão ajudá-lo, se usar, por exemplo, o WordPress como sistema de gestão de conteúdo. A par disso, poderá incluir ainda outro botão, junto dos seus artigos, para promover a partilha dos seus conteúdos nesta rede social.

Mencione outros usuários nos seus tweets

É bom ter em linha de conta que o Twitter é uma rede social direcionada não só à distribuição de conteúdo, mas também à partilha do mesmo. Por isso, sempre que tal se justificar, mencione outros usuários ou contas nos seus Tweets. Pode ser uma forma de ganhar em várias vertentes, divulgando outras contas, que podem fazer o mesmo por si, e ainda criando mais valor no seu conteúdo para os seus próprios seguidores.

Promova a sua conta noutras redes sociais

Tem uma conta no Facebook ou no Google+ com muitos seguidores? Então, porque não tirar partido das mesmas? Peça aos fãs das suas contas sociais para seguirem você ou o seu projeto no Twitter. Nem todos terão uma conta nesta rede social, mas decerto que muitos passarão a seguir o seu projeto também no Twitter.

Publique conteúdo com regularidade

Decerto já ouviu falar do lema “conteúdo é rei”. Bem, podemos considerar que o mesmo aplica-se também às próprias redes sociais. Isto porque é deveras importante publicar conteúdo relevante, de qualidade, diversificado (não apenas links), com regularidade, desde 2 a 3 vezes por dia, permitindo manter os seguidores interessados e dissuadi-los de deixarem de seguir a sua conta. Porém, tenha o cuidado para não exagerar, fazendo mais publicações do que o aconselhado, para não saturar os seus seguidores.

Repita os seus tweets

Se tiver um conteúdo importante que gostaria de divulgar, sobre, por exemplo, um evento, pode ser boa ideia repetir os seus tweets, para fomentar o engajamento. Tal poderá ser feito em dias alternados e com resultados distintos. Lembre-se que os seus seguidores não estão permanentemente online.

Siga outros usuários

Não espere ganhar mais seguidores no Twitter sem ter você próprio de seguir ninguém. Nesse sentido, você pode seguir pessoas que têm interesses semelhantes aos seus como estratégia para ganhar mais seguidores, embora tal não seja por si só sinónimo de sucesso.

Use uma foto de perfil única

É importante usar uma foto de perfil única, porque as pessoas gostam de saber com quem estão a falar. Isto se você criar uma conta pessoal. Se criar uma conta para a sua empresa, opte por colocar o logotipo da mesma como imagem de perfil. A par disso, deverá criar uma imagem de capa única, pois é um elemento visual que pode distinguir a sua conta de outras.

Todas essas estratégias são válidas e fáceis de aplicar na realidade. Por isso, se tinha poucas pessoas a seguirem a sua conta precisamente por não saber como ganhar seguidores no Twitter, poderá agora procurar implementar as mesmas e começar a escalar gradualmente quer o número de seguidores, quer o seu próprio projeto.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.