Como Fazer um Site Otimizado para Dispositivos Móveis

Como Fazer um Site Otimizado para Dispositivos Móveis

Ano após ano, cada vez mais pessoas recorrem aos seus dispositivos móveis, em particular os smartphones, para acederem à Internet e navegarem pelos seus sites preferidos. Essa tendência crescente levou a que os webmasters levassem a otimização dos seus sites ainda mais longe, para assegurar que o utilizador tem uma boa experiência de navegação, independentemente dos dispositivos utilizados, quer os tradicionais desktops, quer os dispositivos móveis. Mas, e como fazer um site otimizado para dispositivos móveis?

Na verdade, ao contrário do que possa pensar, não necessita de ter qualquer tipo de conhecimento técnico para criar um site otimizado para mobile. O procedimento de criação de um site desta natureza é análogo a de um site convencional, apenas precisa de fazer algumas alterações e ajustar as configurações do seu site, para que este fique devidamente otimizado.

De qualquer modo, se tem dúvidas, a pensar em si, criamos um guia que decerto ajudar-lhe-á a otimizar o seu site ou blog para os dispositivos móveis e, assim, colher todos os benefícios daí advenientes. Mas comecemos pelo básico.

Afinal, o que é um site otimizado para dispositivos móveis?

Trata-se de um site que passou por um processo de otimização mobile, que visa assegurar que as pessoas que acedem ao mesmo recorrendo a dispositivos móveis tenham uma boa experiência no site, especialmente no capítulo da navegação, eliminando, por exemplo, a necessidade de fazer zoom nos conteúdos.

É um processo importante porque, como sugerimos acima, as pessoas cada vez mais recorrem aos dispositivos móveis, desde os smartphones aos tablets, para acederem à Internet. E os sites que ainda não adotaram medidas de otimização, descurando aspetos como os templates responsivos, a velocidade de carregamentos dos sites nesses dispositivos, entre outros, podem vir a ser prejudicados.

Isto porque estes sites tendem a ter uma taxa de rejeição superior, uma vez que os usuários atualmente exigem sites otimizados para os seus dispositivos. Depois, há que realçar também que os próprios motores de busca têm em consideração esse aspeto, usando-o como um dos muitos fatores que têm em linha de conta para posicionar um site nas SERP.

Descubra como fazer um site otimizado para dispositivos móveis

Para garantir que você cria um site que satisfaça tanto os usuários, como os próprios motores de busca, você tem que ter em atenção vários aspetos quando está a criar o seu site. Vejamos passo a passo como pode criar um site otimizado para dispositivos móveis:

Adquirir o seu domínio

Qualquer tipo de projeto online tem de começar invariavelmente pela aquisição de um domínio personalizado. O domínio é o que permite identificar e localizar o seu site na Internet. Na prática, será o seu endereço. Deverá escolher um domínio que reflita adequadamente o nome do seu site, optando também por adquirir uma terminação de topo, quer nacional, quer internacional. Veja aqui os preços dos domínios.

Comprar hospedagem

O passo seguinte implica que compre um plano de hospedagem de sites para associar ao domínio. Será esse plano ou, se quisermos designar de outra forma, conta de hospedagem que permitirá você hospedar todas as pastas e ficheiros do seu site num servidor, o qual, posteriormente, servirá de ponte entre o usuário e o seu site. Existem diferentes planos de hospedagem de sites ao seu dispor, podendo optar por um plano básico ou por um mais avançado, para usufruir de características adicionais.

Escolher um aplicativo

Através da sua conta de hospedagem, você tem acesso a um construtor de sites profissional, contudo, mesmo assim, pode optar por instalar um aplicativo à sua escolha, como o WordPress, Joomla ou outro. Recorrendo ao cPanel, o painel de administrador da sua conta de hospedagem, em particular a um instalador de aplicativos como o Softaculous ou o Fantastico, poderá instalar um aplicativo da sua preferência em poucos cliques.

Instalar um template responsivo

Após os passos supracitados, já pode começar a otimizar o seu site para os dispositivos móveis. Para o efeito, deverá instalar um template responsivo, que irá assegurar que o seu site seja visualizado de uma forma semelhante independentemente do dispositivo utilizado, salvaguardando a experiência do usuário. Existem templates responsivos gratuitos pelos quais pode optar, mas também existem templates premium que pode adquirir em plataformas como o ThemeForest ou outras.

Impedir bloqueio de CSS, JavaScript ou imagens

Outrora, havia dispositivos móveis que não suportam adequadamente elementos como CSS ou JavaScript, razão pela qual muitas pessoas optavam por bloquear os mesmos. Todavia, atualmente, isto já não acontece e, nesse sentido, deverá impedir o bloqueio dos mesmos. Isto permite também que os motores de busca, como o Google, percebam também melhor o seu conteúdo e, em simultâneo, qual a solução que utiliza para ter um site otimizado.

Melhorar a velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento do seu site é muito importante, quer nos computadores tradicionais, quer nos dispositivos móveis. Nesse sentido, é importante que você otimize também outros aspetos do site, como as imagens, o código, a cache, entre outros. Dependendo do aplicativo que instalou, poderão existir plugins ou módulos que ajudam a melhorar esses aspetos. No WordPress, por exemplo, plugins como o WP Smush ou o W3 Total Cache poderão ser bastante úteis nos seus esforços de otimização. Em todo o caso, ferramentas online como o PageSpeed Insights, do próprio Google, ou o GTmetrix permitem que você aceda a relatórios sobre a velocidade de carregamento do site em diferentes dispositivos e, em simultâneo, a dicas adicionais para conseguir ter um site otimizado e preparado tanto para os desktops como para os dispositivos móveis.

Otimizar títulos e meta-descrições

Já aqui vimos anteriormente que é importante otimizar os títulos e meta-descrições dos seus posts e páginas, mas, além da utilização das palavras-chave, deverá ter em atenção o espaço. Isto porque em dispositivos móveis existe menos espaço disponível nos ecrãs dos usuários. É importante que tenha em atenção os caracteres dos seus títulos e meta-descrições, mas sem descurar a qualidade da informação que pretende transmitir.

Ao seguir estas dicas, você poderá fazer um site otimizado para dispositivos móveis. Mesmo assim, se quiser levar a otimização do seu site a outro patamar, lembramos-lhe que dispomos de várias ferramentas de SEO no Site Fácil, que poderão facilitar a sua tarefa.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.