Como fazer gerenciamento e gestão de redes sociais

Como fazer gerenciamento e gestão de redes sociais



Não sabe como fazer gerenciamento e gestão de redes sociais? Na verdade, gerir redes sociais pode ser uma tarefa mais difícil do que pensa, na medida em que é preciso criar e publicar conteúdo com frequência em redes com características diferentes.

Mas, mesmo assim, existem formas de agilizar a gestão das redes sociais, bem como ferramentas que lhe podem ajudar nesse sentido. A automatização, de resto, no que respeita a esta gestão e ao agendamento das publicações pode ser uma ajuda valiosa para qualquer gestor de redes sociais.

Em todo o caso, se procura formas de melhorar a gestão das suas redes sociais e, em simultâneo, de promover o engajamento com a sua audiência, abaixo, fornecer-lhe-emos algumas dicas úteis nesse sentido. Mas, antes, é importante estar também familiarizado com as redes sociais em que deverá estar presente, independentemente da natureza do seu projeto.

As principais redes sociais para melhorar a sua presença online

A presença e exposição online faz-se com recurso não apenas a um site ou blog, mas também com recurso às redes sociais, devido a todas as suas potencialidades, especialmente se você tiver uma empresa. As principais redes sociais em que pode criar uma conta ou página são:

Facebook

O Facebook continua a ser a maior rede social em todo o mundo. Tendo esse aspeto em consideração, a par do seu enorme número de usuários (e potenciais seguidores/clientes), deverá estar presente nesta rede social. As empresas têm oportunidade de criar uma página e, inicialmente, para alavancar os fãs da mesma, recorrer ao próprio serviço de publicidade do Facebook, publicitando a página ou posts junto de pessoas com determinados interesses, isto é, o seu público-alvo.

Google+

Apesar de não ter a popularidade de outras redes sociais, a rede social criada pelo Google pode ser importante numa ótica de diversificação, para não estar dependente de apenas algumas redes, cujo alcance das publicações pode mudar de um dia para o outro. Também é possível usar hashtags no Google+ para chegar ao público potencialmente interessado no seu conteúdo.

Instagram

Esta rede social, que continua em franco crescimento em todo o mundo, foca-se essencialmente em imagens e vídeos, ao contrário de outras redes socias. Nesse sentido, para quem tem lojas virtuais, é uma rede social perfeita para mostrar os produtos aos potenciais clientes. Nesta rede social existe também a possibilidade de os usuários recorrerem a ferramentas de publicidade e segmentar usuários, para realizar campanhas de divulgação mais eficazes.

LinkedIn

Para profissionais, o LinkedIn é uma rede social que tem muitas potencialidades. Mas também pode ter para empresas, especialmente empresas cujo marketing é direcionado a outras empresas, ou seja, marketing B2B. Nesta rede social, existe a possibilidade de criar um perfil de negócios para você, a par de páginas para os seus produtos ou empresa. É uma forma de ganhar maior exposição.

Pinterest

Como é uma rede social com uma forte componente visual, é ideal para lojas online, em que existe grande ênfase no produto. A rede social permite que você publique imagens de alta qualidade dos seus produtos e, posteriormente, classificá-los em categorias, que podem depois ser encontradas por outros usuários através da pesquisa na rede social. A rede social tem uma forte presença feminina, pelo que se a sua empresa vender essencialmente produtos femininos, esta é certamente uma rede social em que quererá estar presente.

Twitter

Esta plataforma de micro-blogging pode ser importante para algumas empresas, especialmente no setor da comunicação, uma vez que é especializada na difusão de mensagens rápidas e pequenas. É ideal para cobrir eventos, promoções e quaisquer notícias sobre a sua marca ou empresa. Usando hashtags é possível fazer chegar o seu conteúdo a uma grande audiência e aumentar o número de seguidores.

Conhecer e estar presente nestas redes sociais é importante, podendo ajustar posteriormente o conteúdo a publicar nas mesmas. Em todo o caso, independentemente das redes sociais em que estará presente, existem dicas de gestão de redes sociais que são transversais às mesmas.

Dicas sobre como fazer gerenciamento e gestão de redes sociais

Para gerir adequadamente as redes sociais em que está presente, é importante que tenha em consideração alguns aspetos que englobam o conteúdo a publicar, para se certificar que obtém os resultados que aspira atingir. Vejamos abaixo algumas dicas:

Planeie o seu conteúdo

Quer você tenha ou não muitas pessoas a seguir uma determinada conta ou página, é importante que despenda algum tempo a planear e a criar o seu conteúdo. Isto porque, se não publicar conteúdo de qualidade, dificilmente conseguirá criar engajamento com a sua audiência e, sem o mesmo, estagnará. É importante que a sua audiência “goste” do seu conteúdo e, se possível, partilhe o mesmo. É a melhor forma de crescer organicamente nas redes sociais. Por isso, publique sempre textos, imagens e vídeos de qualidade e relevantes para a sua audiência.

Agende o seu conteúdo

Há quem se mostre avesso a essa possibilidade no Facebook, porque, alegadamente, pode influenciar o alcance das publicações. Contudo, mesmo assim, para quem precisa de gerir e otimizar o seu tempo, é inegável que a possibilidade de agendar as publicações é uma mais-valia. Ferramentas como a Hootsuite ou Buffer podem-lhe ajudar a agendar o seu conteúdo, mas certifique-se sempre de visitar pontualmente as suas contas/páginas para responder a eventuais comentários ou questões, podendo-o fazer mesmo em movimento, se tiver instalado esses aplicativos no seu smartphone. Por outro lado, é importante que não descure também a hora para a qual agenda a publicação, certificando-se que o conteúdo será publicado somente nas horas de maior afluência das pessoas e, em particular, da sua audiência às redes sociais.

Diversifique ao máximo

Tenha em consideração que não deverá publicar sempre o mesmo tipo de conteúdo. Se estiver a gerir redes sociais para uma empresa, poderá optar pela regra dos terços. Esta inclui, por exemplo, abordar quaisquer eventos sociais ou de caridade em que a empresa esteja presente, conteúdo relevante sobre a empresa direcionado ao público-alvo e, por fim, conteúdo que promova a interação e comunicação com a empresa, como perguntas, testes ou jogos. Descubra quais são os posts que geram maior engajamento no Facebook.

Seja original nas publicações

Como poderá constatar fazendo uma breve busca em redes sociais como o Facebook, existem contas e páginas, especialmente do nicho de humor, que publicam o mesmo conteúdo, copiando conteúdos de umas páginas para as outras. Ora, sem querer ferir suscetibilidades nem atingir quem o faz, tal não é admissível em contas ou páginas empresariais. Nesse sentido, é importante publicar sempre conteúdo original. Afinal, se se limitar a republicar conteúdo de outras contas/páginas, porque é que as pessoas haveriam de seguir a sua?

Teste, avalie e melhore

Tenha em consideração que as necessidades e gostos da sua audiência podem modificar-se com o tempo. Nesse sentido, use as ferramentas disponibilizadas por cada rede social para analisar e avaliar a forma como a sua audiência interage com as suas publicações. Isto permitir-lhe-á, se necessário, a ajustar as suas publicações e ir de encontro ao que as pessoas mais procuram, fomentando, assim, um melhor engajamento com as mesmas.

Ao colocar em prática estas dicas sobre como fazer gerenciamento e gestão de redes sociais, você poderá começar a ver resultados positivos nas suas contas ou páginas, melhorando o engajamento e alargando a sua audiência.


Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.