Quais os posts que geram mais engajamento no Facebook

Quais os posts que geram mais engajamento no Facebook

Com o alcance dos posts a ser restringido pela rede social, em particular das ligações externas, com o intuito de manter os usuários da rede mais tempo na mesma, urge encontrar formas de melhorar paulatinamente o mesmo. Isto pode ser efetuado criando posts mais engajantes. Mas, será que sabe quais os posts que geram mais engajamento no Facebook?

Quando nos referimos a engajamento, referimo-nos naturalmente a qualquer ação desenvolvida pelo usuário em relação ao post publicado por você, independentemente de este ser um “gosto”, um comentário ou mesmo uma partilha. Se quisermos, podemos também considerar o clique (num link) para este conjunto de ações, pois, muitas vezes, na verdade, é a ação mais desejada, em particular quando se pretende divulgar os conteúdos de um determinado site.

Ora, como poderá constatar, os posts somente com texto são pouco engajantes, razão pela qual é preciso recorrer a uma série de estratégias para promover o engajamento e, por conseguinte, a ação que desejamos que o usuário efetue.

Descubra quais os posts que geram mais engajamento no Facebook

Se não está familiarizado com as estratégias que pode adotar na sua conta ou página nesta rede social para promover o engajamento, abaixo, dar-lhe-emos algumas dicas:

Crie posts com citações

Decerto já reparou que muitas páginas publicam citações, as quais despoletam um nível de engajamento muito interessante junto da sua audiência. Isto acontece porque as pessoas interessam-se por esse tipo de publicações, especialmente quando as mesmas são motivadoras ou inspiradoras. Você pode também fazer isso nas suas páginas, quer com texto, quer com imagens. Existem sites que são autênticas bibliotecas de citações a que pode recorrer para fazer as suas postagens, não se esqueça é de fazer referência a quem pertence a citação.

Faça perguntas aos seguidores

Para promover os comentários a um post, nada como fazer uma pergunta aos seguidores da página. É também uma forma de aferir a opinião dos seus seguidores sobre uma determinada matéria e, ainda, de fomentar uma maior interação entre as partes. Não nos referimos, naturalmente, a questões complexas, mas sim a questões relevantes sobre o nicho da página e de acordo com os interesses dos seus seguidores. Perguntas que permitem respostas simples e rápidas são as mais engajantes.

Insira um call to action nos seus posts

O call to action (chamada para ação) é um mecanismo muitas vezes usado para levar os usuários a fazerem uma determinada ação, quer seja num site, quer seja numa página de uma rede social. A verdade é que os usuários mais facilmente fazem uma ação quando lhes é apresentada uma sugestão para a fazerem. Frases como: “Partilhe com os seus amigos”, “Faça um gosto se concordar” ou “Clique para saber mais” são formas de promover a ação junto da sua audiência. Faça-o, contudo, de uma forma moderada, para se certificar que não satura os seus seguidores.

Experimente vídeos

O vídeo é uma excelente ferramenta de marketing e, além disso, é muito popular junto dos usuários. Depois, existem estudos que sugerem que os vídeos têm um alcance orgânico muito superior aos posts com imagens que, por si só, já tem um alcance considerável em relação a posts com links, por exemplo. Naturalmente, você não tem de ser um profissional nem comprar um dispositivo próprio para esse efeito, podendo usar o seu próprio smartphone. O vídeo é uma forma de aproximar você da sua própria audiência e, assim, promover o engajamento.

Integre imagens nos seus posts

Como sugerimos acima, nas redes sociais existe uma grande ênfase na imagem e, naturalmente, o Facebook não é exceção. Por isso, sempre que fizer uma publicação, tente colocar uma ou mais imagens alusivas ao seu post. Tente manter uma média de 10% de texto e 90% de imagens para obter os melhores resultados. Além disso, tenha em atenção a qualidade e tamanho das suas imagens. Existem bancos de imagens gratuitos que lhe podem ajudar nesse sentido. Conheça aqui os 10 melhores bancos de imagens gratuitos.

Opte por posts com dicas

Dependendo do nicho da sua página, por exemplo, numa página sobre viagens, pode também fazer posts com dicas. Isto porque, para além de as mesmas poderem ser muito úteis, em última análise, as pessoas gostam de aprender. Por isso, publicar dicas na sua página de Facebook pode ser uma boa forma não só de educar os seus seguidores, mas também de adicionar valor às suas publicações. A longo prazo, tal estratégia pode mesmo resultar no aumento do número de seguidores da sua página.

Publique links sempre com imagem

Os links como reencaminham os usuários para fora do Facebook, normalmente, são os posts que têm menos exposição e podem ser menos engajantes do que outro tipo de posts. Mas uma estratégia que pode usar para promover os cliques neste tipo de publicações é escrever algum texto apelativo sobre o conteúdo, que suscite curiosidade no usuário, e, em simultâneo, publicar também uma imagem relevante.

Teste o conhecimento dos seguidores

Em alguns nichos, pode ser extremamente divertido testar o conhecimento dos seguidores, além de ser uma forma de fazer com que os mesmos façam uma ação, de preferência um comentário. Por exemplo, para quem tem uma página sobre cinema, é bastante fácil fazer esse tipo de testes, publicando frases populares de filmes para ver quem acerta no título do filme ou fundindo imagens de atores para descobrir se os seguidores conseguem adivinhar a que atores as imagens pertencem. Enfim, existem diversas possibilidades, que poderão variar de acordo com a temática da página.

Estes são exemplos dos posts que geram mais engajamento no Facebook, mas não deverá descurar também outros tipos de posts. Posts só com texto ou com links, apesar de não terem o alcance pretendido, podem ser usados também, devendo apenas ajustar o seu uso e certificar-se, acima de tudo, que emprega uma estratégia de publicação de conteúdos diversificada.

Agora que está a par das estratégias que pode pôr em prática e quais os posts que geram mais engajamento no Facebook, pode começar a aplicá-las na sua conta ou páginas e, assim, começar a otimizar os resultados dos seus esforços.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.