Como escrever para um Blog melhor

Como escrever para um Blog melhor

Se escrever é uma arte, então, blogar é uma forma de usar as palavras como uma arte. Isto é porque as pessoas que fazem blogs são artistas no seu próprio sentido, escolhendo cuidadosamente as palavras que melhor descrevem seus sentimentos, desejos, e tudo mais.

Basicamente, os blogs foram introduzidos pela primeira vez como weblogs que fazem referência a um servidor de arquivos: “log’s”. Foi criado quando o web log chegou ao mercado virtual. Desde a sua criação em meados da década de 1990, web log foi tornando a Internet numa fonte viável de mais informações.

No entanto, para blogar, você ainda precisa de ter um website e domínio, mas com os blogs, você não precisa de nada mais do que uma conta num alojamento. Na maioria dos casos, existem até tipos de blogs que são gratuitos.

Com o surgimento dos blogs, o diário pessoal tinha um terreno para as pessoas que desejam ser conhecida em todo o mundo. No entanto, não literalmente famoso porque este não é um caso de popularidade.

Geralmente, os blogs são criados para uso pessoal. Como um diário, as pessoas podem escrever as suas aventuras diárias, sentimentos, ideias e tudo o que querem expressar on-line.

No entanto, com o advento dos negócios online, os blogs foram ganhando pouco a pouco as luzes da ribalta e proporcionam às empresas uma oportunidade para aumentar a sua produtividade online. O negócio dos blogues tomou o centro das atenções.

Blogs de negócio são, basicamente, criados para anunciar os produtos ou serviços de um determinado site ou negócio on-line, a fim de aumentar as vendas online.

Além disso, as empresas de blogs têm também uma forma de promover para que os outros leitores saibam que existe uma certa empresa online. Com os blogs, os empreendedores são capazes de estabelecer um nome no mercado virtual através de artigos que podem ser muito úteis na vida do cliente.

A partir daí, você pode ganhar dinheiro com blogs, simplesmente ligando-o para o seu site de negócio. Isso pode ser feito através da tecnologia RSS.

Então, se está a pensar em criar um blog, seja para negócios ou por prazer, precisa de saber algumas dicas que poderão ajudá-lo a passar e fazer do seu blog um dos blogs interessantes on-line.

Veja como:

1. Pense numa audiência

Mesmo que o seu blog seja pessoal, ainda assim, deve considerar as mentes dos seus leitores. Você tem que pensar em algo que lhes interessa.

Afinal, a maioria das razões das pessoas que escrevem blogs não são apenas confinados às suas próprias motivações pessoais. A maioria delas gostaria de ser “ouvida” (ou lida) e gostaria de ser conhecida, de alguma forma ou de outra, mesmo que por apenas um minuto. Por isso, é muito importante para vir com uma escrita que todos possam entender, não necessariamente que possam relacionar-se consigo, mas que possam entendê-la.

2. Imagens falam mais que mil palavras

Para fazer o seu blog valer a pena ao esforço de navegação dos seus leitores, seria muito bom colocar algumas fotos. Não significa necessariamente que você tenha de colocar uma foto de si mesmo. Todas as fotografias servem contando que não representem perigo ou insulto a qualquer um que esteja lendo o seu blog.

3. Faça Blogs construtivos e benéficos

Mesmo se você seja livre para escrever qualquer coisa que você queira dizer ao mundo, ainda assim, seria melhor criar alguns artigos benéficos para os seus leitores.

Afinal, a tecnologia de informação que você tem aí deve ser mais inclinada a dar informações ao invés de pura diversão.

4. Evite Blogs multifacetados e complexos

Para se ter blogs interessantes, não tente usar palavras altamente técnicas e pomposas. Afinal, não é um discurso da ciência ou um debate que está fazendo, então é melhor manter os fatos simples e os blogs curtos.

Tenha em mente que a maioria das pessoas que usam a Internet costuma fazer mais exploração do que examinar cada site palavra por palavra. Portanto, seria melhor entrar em blogs que não aborreçam os leitores só porque você tem artigos longos.

5. Faça-o interactivo

Tanto quanto possível, e se a sua capacidade permitir, faça o seu blog interactivo. Pode fazer isso colocando alguns clipes de vídeo ou áudio no seu blog.

Pode até mesmo colocar uma área para comentários ou para alguns feedbacks. Desta forma, pode obter algumas impressões ou reacções de outras pessoas. Quem sabe, poderá até ganhar alguns amigos apenas por fazê-los sentirem-se em casa no seu blog.

Na verdade, os blogs não foram criados apenas para o mero divertimento. Têm também a sua própria finalidade no mundo da Internet.

Portanto, para pessoas que desejam aproveitar as suas capacidades, os blogs são a melhor maneira de fazê-lo.

Como se costuma dizer, o blog é a expressão contemporânea da escrita criativa e comercial.

Partilhe esta publicação

Comentário (1)

  • Thaissa de Souza Ferreira Responder

    queria ter um blog para escrever por favo a minha profesora ta mandando por favor

    29 de agosto de 2010 em 06:03

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.