Como divulgar meu blog

Como divulgar meu blog

Como divulgar o meu blog? Esta é uma questão recorrente em inúmeros blogueiros que, após criarem o seu blog, não sabem o que fazer para divulgar o mesmo e receber as tão desejadas visitas.

Outrora, bastava criar um blog com alguns posts para começarmos a receber algumas visitas. Contudo, com o aumento exponencial do número de blogs e sites nos últimos anos, a concorrência também aumentou, o que significa que provavelmente já existe conteúdo na Internet sobre o tema do nosso blog, bem como do post criado. Por isso, é muito importante recorrer a métodos eficazes para esse propósito.

Após termos visto como divulgar o meu site, criamos um guia para quem tem não um site, mas, sim, um blog, com dicas úteis e eficazes, que poderão divulgar adequadamente o seu blog, como, de resto, poderá constatar abaixo.

Como divulgar o meu blog?

Se como divulgar o meu blog é uma questão recorrente para si, saiba que existem diversas estratégias às quais você pode recorrer no sentido de promover o mesmo e aumentar significativamente o seu tráfego. Vejamos abaixo as nossas sugestões para esse efeito.

Atualize o blog com regularidade

Atualizar o seu blog com regularidade e, acima de tudo, com artigos originais e de qualidade, é uma das melhores formas de divulgar o mesmo. Além deste conteúdo ser importante para os motores de busca, como o Google, os quais privilegiam blogs atualizados com regularidade, o conteúdo de qualidade pode permitir que os seus artigos sejam não só lidos por visitantes provenientes destes motores de busca, mas também partilhados por estes nas redes sociais, fomentando o tráfego orgânico, bem como social.

Comente noutros blogs

Embora possa parecer uma estratégia pouco útil, é inegável que os comentários noutros blogs (relacionados com o seu) permitem-lhe criar relações com outros blogueiros e, em simultâneo, ficar em frente de outras audiências. Para retirar partido desta estratégia, deverá certificar-se que só faz comentários pertinentes, de preferência que respondam a uma questão ou problema. Se o fizer de forma frequente, existe uma grande probabilidade das pessoas clicarem no link para o seu próprio blog.

Crie uma lista de e-mails

Para fidelizar os seus leitores, poderá sempre optar por criar uma lista de e-mails, fazendo que as pessoas subscrevam a sua newsletter e recebam os seus artigos sempre que os publicar. Existem serviços online de e-mail marketing, como o MailChimp, que permitem-lhe enviar newsletters gratuitas até a um determinado número de subscritores.  Para isso, basta registar-se junto de uma plataforma do seu agrado e integrar um widget da mesma no seu blog.

Experimente os agregadores de links

As pessoas que fazem a mesma questão que você, sobre como divulgar o meu blog, optam muitas vezes por um caminho fácil, nomeadamente os agregadores de links. Estes permitem-lhe divulgar gratuitamente o link de um determinado post e, se for apelativo, poderá até levar milhares de pessoas num único dia ao seu blog, o que é interessante numa perspetiva de divulgação.

No entanto, apesar das potencialidades dos agregadores de links e dos mesmos serem ótimos para divulgar o seu blog, devem ser usados com cautela. Isto acontece porque, normalmente, os visitantes que chegam ao seu site através dos agregadores veem o artigo em questão e saem do blog, sem verem outros posts, o que aumenta significativamente a sua taxa de rejeição, outra métrica importante para os motores de busca.

Faça guest posts

Uma das melhores técnicas de SEO é a de criação de guest posts em blogs externos. Os guest posts são importantes porque permitem-lhe usufruir de duas vantagens. A primeira vantagem é a de que, normalmente, você pode incluir um ou dois links para o seu blog, o que melhorará os seus propósitos de link building. A segunda vantagem associada a este tipo de posts é que através do mesmos você estará a divulgar o seu próprio blog e o tipo de conteúdos que escreve a outra audiência, que pode resultar não só em tráfego de referidos, mas mesmo em visitantes assíduos.

Naturalmente, para potenciar o efeito de um guest post, é vital que se escolha adequadamente o blog externo onde o mesmo será publicado, certificando-se que é de um nicho relevante ao seu e, concomitantemente, recebe bons níveis de tráfego.

Otimize os seus posts

Se quer divulgar o seu blog, então deverá apostar na otimização dos seus artigos para os motores de busca. Apesar se não serem conhecidos os algoritmos dos motores de busca, nem existam técnicas definitivas de SEO, mesmo assim, existem muitas estratégias reconhecidas como seguras. A otimização dos artigos é uma delas. Nesse sentido, é importante que os seus artigos sejam originais e tenham qualidade, como referimos acima, mas também que tenham outras métricas, desde o número adequado de palavras (deverá ser superior a 300 palavras), densidade de palavras-chave, utilização da estrutura H1, H2 e H3, nos títulos e subtítulos, colocação de texto alternativo na imagem com palavra-chave principal, colocação de links, entre outros.

Partilhe os seus posts

Se costuma questionar-se como divulgar o meu blog e você não partilha o seu conteúdo nas redes sociais, então pode estar a perder uma excelente fonte gratuita de tráfego. Redes sociais como o Facebook, Google+ ou Twitter, permitem-lhe partilhar gratuitamente os seus conteúdos com os seus amigos e seguidores. Além disso, sempre que desejar, em redes como o Facebook pode alavancar o alcance dos seus posts recorrendo a funcionalidades pagas existentes para o efeito.

Utilize o Yahoo Respostas

O Yahoo Respostas tem uma enorme comunidade de usuários de língua portuguesa. O site baseia-se num sistema de perguntas e respostas, sendo que nas respostas os usuários podem colocar um link. Apesar do ser nofollow mesmo assim têm bastante valor ao reencaminhar muitas vezes os leitores do site para o seu blog.

Se antes de ler as dicas supracitadas ainda perguntava-se como divulgar o meu blog, agora decerto que tem uma noção abrangente sobre como divulgar o mesmo e poderá, finalmente, aumentar o seu tráfego.

Partilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.